quarta-feira, 29 de julho de 2020

Livro "A padaria dos finais felizes"

Não estou entrando em lugares fechados ainda. Ou não deveria estar, mas fraquejei. Passei pela calçada onde fica a minha livraria preferida. A porta estava entreaberta, olhei para dentro e vi que estavam se preparando para abrir, limpando e higienizando tudo. Reabriria em apenas dez minutos. Não resisti. Esperei. Entrei. Fui a primeira pessoa a entrar nessa reabertura. Peguei alguns livros que me chamaram a atenção e estavam logo no primeiro balcão. Paguei e voltei feliz com a minha aventura e aquisições.

Entre os livros adquiridos intuitivamente, na pressa, na correria de quem estava fazendo algo errado e precisa terminar logo antes de ser "pega", estava "A padaria dos finas felizes", de Jenny Colgan. Gostei da capa, gosto de padaria e de finais felizes. Somente quando cheguei em casa, observando melhor o livro foi que me dei conta que faz parte da trilogia de outro livro que eu queria ler "A adorável loja de chocolate de Paris".

Comecei a leitura imediatamente. Foi o meu primeiro contato com a escrita de Jenny Colgan" e gostei da narrativa leve e descontraída. 



O chick-lit de Jenny Colgan tem uma história que já pode ter sido vista por aí em livros e filmes, mas é fofa, envolvente, inspiradora.
Polly Waterford, uma mulher na casa dos 30 anos, investiu todo o seu dinheiro e tempo em seu antigo relacionamento a ponto de vida pessoal e profissional se tornarem uma só. Quando o negócio faliu, o relacionamento ruiu. Polly viu sua vida desmoronando em todos os aspectos. Se sentindo em um labirinto, a única saída financeiramente viável que encontra é mudar de cidade alugando um apartamento caindo aos pedaços.

Assim Polly vai morar na ilha de Polbearne, um lugar que em outras condições seria inconcebível habitar, viver, morar. Mas, a princípio, seria uma situação provisória, apenas o tempo suficiente para Polly se reestruturar, encontrar um pouco de paz e equilíbrio, fortalecer.

“Só  aproveitando a sensação agradável de estar centrada no agora, em seu próprio ser, sem ter que se preocupar com o futuro nem sonhar com o passado, sem se distrair com tarefas mundanas: estava presente, existindo e sentindo."

Sozinha nesse lugar cheio de desafios Polly precisa criar novos laços e se autoafirmar. Para isso faz uso do seu hobby, paixão desde sempre: fazer pães.


De repente, Polly sentiu algo. Conforme tacava, empurrava e sovava a massa, era como se a energia ruim estivesse deixando seu corpo.

Pelo cheiro, pelo sabor, pelo calor e aconchego da iguaria ela conquista afetos e também um desafeto: a dona da única padaria da ilha e também sua proprietária. Na improvável ilha Polly finalmente se abre de novo para a felicidade e o amor, mas nem tudo são flores. Polly tem que enfrentar a desavença com a senhora Gillian Manse e a resistência de alguns moradores à presença de uma pessoa de fora, que não cresceu em Mount Polbearne.


De repente, ali, na pequena padaria à beira-mar, começou a sentir que nada era impossível. No fundo do coração.



Mesmo sendo uma escrita fácil e para entretenimento (o livro cumpre bem esse papel), traz pontos interessantes como a crise de certas profissões devido a inclusão digital e a necessidade de readaptação rápida para continuar competitivo no mercado (foi isso que levou o negócio do ex-namorado de Polly à falência). O surgimento de novas profissões e ter o empreendedorismo com uma opção viável, não apenas o mercado de trabalho tradicional. 

Outros aspectos bem positivos e interessantes do livro são: o cenário e os pães.

Eu sou dessas que quando leio um livro gosto de me transportar para o cenário, ouço as músicas citadas (ouvi e dancei com "Praise You"na cena da festa), pesquiso no mapa os lugares citados, faço os trajetos e tal. Então descobri que o cenário fictício de Polbearne é inspirado em uma das atrações mais icônicas da Cornuália: o monte St Michael. Claro que já fiquei sonhando com uma viagem pela região.

E os pães? As narrativas dos momentos em que Polly está fazendo pães e experimentando receitas são literalmente deliciosas. Sério eu sentia o aroma de pão no forno (tive que ir para a cozinha fazer outro pão de canela. Polly faz roscas de canela), senti o sabor e a crocâcia do sourdough (corri na padaria para comprar um e acompanhar a leitura regado com azeite, sal rosa e alecrim), estou desejando até hoje um pão de mel.

Enfim, a trama de "A Padaria dos Finais Felizes" é bem previsível: uma mulher que tem a vida desestruturada justamente na fase que deveria estar estabelecida, muda de cidade em busca de um caminho e se contra consigo mesma e com o amor. Porém é divertido acompanhar as desventuras da mulher corajosa que, entre dúvidas e inseguranças, se supera a cada dia e dá a volta por cima superando adversidades. Mostra que mudar o rumo pode ser muito positivo.  E é uma leitura que nos estimula a saborear e viajar enquanto lemos. Ah, o livro tem várias receitas no final, como a rosca de canela entre outras.

Sinopse: "Um balneário tranquilo, uma loja abandonada, um apartamento pequeno. É isso que espera Polly Waterford quando ela chega à Cornualha, na Inglaterra, fugindo de um relacionamento tóxico.
Para manter os pensamentos longe dos problemas, Polly se dedica a seu passatempo favorito: fazer pão. Enquanto amassa, estica e esmurra a massa, extravasa todas as emoções e prepara fornadas cada vez mais gostosas. Assim, o hobby se transforma em paixão e logo ela começa a operar sua magia usando frutos secos, sementes, chocolate e o mel local, cortesia de um lindo e charmoso apicultor. 
A Padaria dos Finais Felizes é a emocionante e bem-humorada história de uma mulher que aprende que tanto a felicidade quanto um delicioso pão quentinho podem ser encontrados em qualquer lugar.".



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

13 comentários:

  1. Por curiosidade, também já voltei ao lugar do costume e adquiri 3 livros. Estava sem nada para ler pois acabei o último logo no inicio da pandemia. É estranho como sentimos tanta falta destas rotinas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. seems like a lovely book, thank you.for sharing.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece bem gostosinho de ler, hein? E olha que nem sou fã do gênero. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Aii pães são tão bons né?!!
    Hmm ai adorei a história parece interessante e já assisti um filme nessa temática me lembrou esse livro.
    Achei uma graça a capa também.
    Beijos!!

    www.dicasdeblogueira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Pam, eu que sou louca por pães passei o livro inteiro comendo pão. kkk
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Eu acho lindas as capas dessa série. E também sou dessas que viaja dentro dos livros, mês passado li Ninféias Negras, que se passa em Giverny, na França, e pesquisando sobre o lugar, eu aprendi muito, algo que me ajudou com o livro. E agora estou lendo Sem Coração, um livro em que a protagonista é confeitera, e pelo amor de Deus, todo dia eu tenho vontade de fazer um bolo ou uma torta, hahahaha.
    Enfim, eu gostei muito da sua resenha e ela me deixou com vtd de ter essa leitura leve com A Padaria dos Finais Felizes, mesmo que o fim seja prevísivel.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie, já quero ler as Ninféias Negras. Vou lá no seu blog ver se tem post.
      beijos
      CHris

      Excluir
  6. Sou doida para ler esse livro, mesmo sabendo que é um tanto previsível, por ser clichê... rs Acho que ficaria que nem você, querendo comer um pãozinho enquanto leio. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna, é clichezinho sim, mas gostosinho de ler. Tanto que li o segundo da autora e vou ler o terceiro. kkk. Mas aconselho ler acompanhada de uns pãezinhos sim para não passar desejo.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo