quarta-feira, 1 de junho de 2016

Viajando no Metrô



Estava eu saindo do trabalho com aquela pressa movida pela vontade de chegar em casa que já é habitual e natural. Vou caminhando até o metrô absorvida mentalmente pela lista de afazeres a serem feitos em casa e assim que eu chego na roleta uma cena me tira da minha distração.

Um pai está segurando um filho pelo braço e querendo que ele passe por baixo da roleta. O menino, que devia ter por volta de oito anos, com uma expressão que na minha interpretação era um misto de vergonha e medo insistia em dizer que não passaria por baixo porque isso não era certo.

A cena chamou a minha atenção, mas não o suficiente para me tirar do automático da pressa e impedir que seguisse os meus passos olhando o desenrolar, mas seguindo adiante e pensando: “Que absurdo! Que pai louco! Coitado do garoto! Que valores esse cara está passando para esse menino?! E nessa hora não chega nenhum segurança do metrô para fazer algo.”. Enquanto eu começava a descer as escadas olhando para trás com vários julgamentos na mente, o tal pai saiu da estação levando o menino pelo braço. Não sei se ele desistiu ou levou o garoto pra fora para convencê-lo de burlar a entrada no metrô.



Já dentro do vagão, sentadinha no meu lugar, continuei a pensar na cena ainda cheia de críticas ao tal pai. E resolvi pensar por outro ponto de vista: “E se o pai estava sem dinheiro e desesperado para levar o filho em algum lugar? E se o tal pai estava precisando ver alguém no hospital, não tinha com quem deixar o filho e não tinha dinheiro suficiente? E se o tal pai se viu sem alternativa e mesmo achando aquele ato incorreto só enxergou aquela alternativa?”.

E o que eu fiz? Continuei na minha pressa, julguei de forma negativa, mentalmente exigi uma atitude de outra pessoa (o segurança do metrô). Cheguei até a pensar que nós brasileiros poderíamos ser um povo educado o suficiente para termos catracas livres para quem está sem dinheiro e precisa se locomover. Enquanto isso, enquanto eu me perdia nos pensamentos, me mantive distante da situação. Não poderia ter feito diferente? O que as minhas críticas em pensamento, as minhas versões imaginadas da situação, as minhas cobranças teóricas ajudaram a mudar a situação? Por que eu não parei, não perguntei se eles precisavam de ajuda, não me ofereci para pagar a entrada do menino? Por medo de levar um fora? Pode até ser. Mas por que um fora, uma grosseria de um desconhecido iria me afetar? Com certeza a satisfação de ter ajudado alguém me afetaria muito mais e de forma positiva.

Bom, agora eu já tinha perdido essa oportunidade, mas segui o meu caminho pensando na situação. Pensando em como é mais fácil julgar negativamente do que positivamente. É como se ao criticar a atitude de outro mostrasse o quanto sou correta. Como é mais fácil cobrar uma atitude de outra pessoa. É como se ao cobrar a atitude de outro eu me colocasse fora do círculo de influência, do tipo se eu tivesse o que fazer, eu faria. Pois é, mas poderia ter feito algo bem simples. Poderia ter julgado menos e agido mais. E é isso que eu espero de mim em outras situações: mais presença, mais atitude e mais generosidade.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

10 comentários:

  1. Chris, que bacana sua reflexão. É natural fazermos um julgamento negativo, mas olha que legal o que vc fez: conseguiu ver a situação por outros lados tentando se colocar no lugar do pai. Nunca vamos saber o motivo real, mas acho que vale a pena tentar se colocar no lugar do outro sempre. Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Verdade Chris. Afinal é mais fácil reclamar e criticar. Adorei o post, bem reflexivo.

    ResponderExcluir
  3. Pois é. ....julgar sem saber exatamente o fato pode nos tornar muito injustos. Acontece com todos nós ,faz parte

    ResponderExcluir
  4. Se colocar no lugar do outro é o que mais nos parece impossível, pois sempre nos sentimos os donos da verdade.
    Porém, sempre fica aquele sentimento de inquietação no coração de quem é bom.
    Adorei refletir contigo.

    ResponderExcluir
  5. Ah....então tbm preciso parar muito p refletir pq daqui já estou imaginando q esse pai quis mesmo é dar o calote !!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Chris é isso que eu acho que está faltando em nós seres humanos devido a essa correria desenfreada menos julgamentos e mais atitudes. Seu post nos leva a essa reflexão, será que estou julgando ou tendo mais atitudes?? Infelizmente no meu caso tenho julgado mais, mas penso que o fato de pararmos e refletirmos um pouco o assunto possa mudar para ter mais atitudes. Fiquei julgando ainda além, e se o pai realmente queria burlar e dar o calote e ainda levou essa criança pra fora pra convencê-lo na força bruta? olha só como nós adultos estragamos a inocência e transformamos uma criança de postura correta em um adulto descrente e fazendo tudo errado... é muita reflexão esse tema, essa discussão dá milhares de posts rsrsrsr. Beijo grande, Lu

    ResponderExcluir
  7. Amiga nessa vida aprendi a não julgar. As vezes é dificil, mas eu sempre procuro refletir assim: eu não sei o que essa pessoa passa ou pelo que passou. Não sei com quais valores foi criada. Não sei o que a leva a fazer tal coisa.
    A principio, assim como você, eu diria: que absurdo! Mas realmente, e se o pai não tinha dinheiro, ou se o dinheiro daria apenas para o pão que comeriam na janta?
    Não somos juizes ou Deus para julgar não é mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, a reflexão, a forma que escreveu.
    Nos faz pensar…
    Parabéns!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Oi Chris,
    Que bela reflexão, essa é um situação bem delicada mesmo. Nós temos a mania de fazer julgamentos sem antes saber da real situação. Acho, que como você, também não saberia como agir nessa situação.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Boa reflexão Chris!
    eu ando de metro bastante e sempre me pego olhando as pessoas e tentando desvendar suas vidas... hehehe
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo