segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Couscous ou cucuz Marroquino com legumes e temperos - Vegano


Nossa, tem tempo que eu não posto uma receita por aqui. Aliás, na verdade, tem tempo que eu não posto nada por aqui. E acabei de pensar que isso pode ser assunto para um post do tipo "Cadê os meus interesses?". 

Mas falando da receita... primeiro eu nunca sei se é couscous ou cuscuz. Sempre tenho que pesquisar antes de começar o post. Os dois estão corretos. Aqui no blog, pelos outros posts que fiz, eu escolhi usar coucous. Mais metido a besta, não?! Mas também menos pesquisado, logo traz menos retorno nos posts. Apenas breves elucubrações iniciais.

 Bom, o segredo dessa receita está no chá em que hidratamos a sêmola. Muitas vezes são usados caldos de carne, frango ou legumes. Eu fiz um chá com cinco folhas de hortelã, dois dentes de alho e uma colher de sopa de açafrão em duas xícaras de água. Aproveitei para dar uma leve fervura nos legumes também em uma água temperada com três folhas de hortelã, três dentes de algo e uma colher de sobremesa rasa de chilli. Esse tempero foi o diferencial. 

receita de cucuz marroquino


O que utilizamos:

- 1 xícara de couscous marroquino (sêmola de trigo);
- 2 xícaras de água;
- 1 cebola picada;
- 1 colher de sopa de manteiga vegana;
- 1 punhado de castanha-de-caju;
- 1 punhado de amêndoas em lascas;
- 1 punhado de semente de abóbora;
- 1 legumes picados e cozidos (usei o que tinha em casa: 1 cenoura, 1/2 brócolis, 1 batata baroa, 1 pedaço de abóbora);
- 10 folhas de hortelã
- 5 dentes de alho
- 1 colher de sobremesa de chilli;
- 1 colher de sopa de açafrão;
- sal e pimenta a gosto (usamos o sal rosa).


receita de cucuz marroquino

Como fizemos:

Fizemos o chá para hidratar a sêmola: fervemos duas xícaras de água com 5 folhas de hortelã, 2 dentes de algo e 1 colher de sopa de açafrão.

Fizemos o chá a cozinhar os legumes: aproximadamente dois copos de água com 3 folhas de hortelã, 3 dentes de alho e 1 colher de sobremesa de chilli. 

Em uma frigideira derretemos a manteiga vegana com um fio de azeite e refogamos a cebola, despejamos a sêmola de trigo (couscous marroquino) e misturamos bem deixando apurar o sabor (do mesmo jeito que a gente faz arroz). Colocamos o chá (2 xícaras de água fervida com 5 folhas de hortelã, 2 dentes de alho e 1 colher de sopa de açafrão), para hidratar o couscous e mexemos até ficar seco (é importante mexer para o couscous ficar soltinho). Desligamos o fogo e acrescentamos os demais itens e temperamos com sal rosa (pode colocar o sal na água) e pimenta. 

Aproveitei para usar algumas peças que trouxe do Marrocos. 

Outras receitas de couscous marroquino aqui no blog.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

20 comentários:

  1. Adoro e faço de vez em quando. Só nunca experimentei usar hortelã, mas vou usar para a próxima vez.
    Bom fim de semana
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu adoro usar hortelã para temperar tudo. O problema é que a minha filha mais nova não gosta muito. Aí eu tenho que pegar leve no hortelã. kkk
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Uma delícia! E ainda mais usando uma louça linda assim! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica, a louça é tudo, né? Afinal, a gente come com os olhos.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. parece uma delícia. as fotos ficaram lindas. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita, eu adoro. Tenho cada vez mais ousado nos temperos e isso faz uma boa diferença.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Chris, deve ter ficado incrível. Eu salivei demais, inclusive, já copiei a receita.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pathy, ficou sim muito bom. kkk. Não vou nem tentar ser modesta. kkk
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Que delícia de receita, quero fazer.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosa receita e muito sugestiva. Obrigada:))
    --
    Tenho sede ...
    -
    Beijo e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Que lindo que ficou esse cuscuz com legumes, me deixou com água na boca.
    Um beijo
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, e ficou bem saboroso. Estou até com vontade de repetir a receita.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Oi Chris! Já tinha ouvido falar, mas resolvi procurar para fazer quando li uma receita aqui no seu blog. Só encontrei na zona cerealista no centro de São Paulo, adorei e estou morrendo de vontade de fazer outras variações, mas ainda não estou com coragem de ir lá, muita gente, aglomeração inevitável, ainda mais com a proximidade do natal...
    Aumentou minha vontade, ainda mais com esta louça maravilhosa!
    Abração, bom final de semana e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dalva, é melhor esperar mesmo. Ir quando isso tiver passado ou procurar em locais mais vazios.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Eu nunca comi o couscous marroquino, mas sou bem curiosa para experimentar. Deve ter ficado uma delícia. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Hanna, vale a pena experimentar e matar a sua curiosidade. Ele permite muitas variações.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo