quinta-feira, 8 de abril de 2021

Filme “O Protocolo de Auschwitz”, indicado ao Oscar 2021 de melhor Filme Internacional


"O Protocolo de Auschwitz" é representante eslovaco ao Oscar 2021 de melhor filme estrangeiro. Com distribuição da A2 Filmes está estreando hoje nas principais plataformas digitais. 

Pra mim é um daqueles filmes que devemos incluir na nossa lista de filmes imperdíveis sobre o Holocausto. 


Tá certo que já temos muitos filmes que abordam o tema, mas os terrores foram tantos que, por mais que o assunto pareça mais do que explorado, sempre tem uma nova história a ser contada. E história real.

"O Protocolo de Auschwitz" é uma dessas que devem ser contada e recontadas. 

O drama mostra o heroísmo de duas pessoas comuns. Dois homens que por mais castigados e sofridos que estivessem, pensaram no próximo. 

Wetzler e Vrba arriscam os seus dias já muito difíceis no campo de concentração para coletar provas e registros da matança ali realizada pelos nazistas. Elaboram um plano de fuga  não apenas como uma tentativa de salvar suas próprias vidas, mas com uma missão destinada a expor o massacre industrial planejado em curso em Auschwitz. 

É impressionante ver a união dos judeus. Os homens do barracão 9, onde ficavam os fugitivos, são levados ao limite para entregarem seus companheiros. Esses homes são expostos ao frio congelante, a fome, em pé, sob torturas psicológicas e mantêm firmes. Eu tremi ao vê-los tremendo de frio com o vapor subindo de suas bocas para formar uma nuvem coletiva no alto.

É impressionante ver a força, a garra, a determinação, a superação dos limites do corpo nas cenas que se concentram no esforço de fuga dos dois homens, reduzidos a literalmente rastejar por bosques nevados, enlameados, sem comida e com pouca água, enquanto tentam reunir a força para completar sua jornada. 

É reconfortante ver que existem pessoas que se arriscam para ajudar. 

É revoltante ver todo o sofrimento que os judeus foram submetidos, o envolvimento, ou melhor, o não envolvimento de outros governos dispostos a "se deixarem enganar" pelas propagandas e argumentos nazistas e escolherem não acreditar que o massacre ocorria. 

Mas é de certa forma reconfortante saber que o esforço e sofrimento dos dois fugitivos em seu ato heroico acabou ajudando a salvar a vida de 120.000 judeus húngaros que, de outra forma, teriam sido deportados para a morte. Mas é lamentável saber que se tivessem recebido a devida credibilidade poderiam ter salvo muito mais vidas. 

Sinopse: Esta é a história real de Freddy e Walter - dois jovens judeus eslovacos, que foram deportados para Auschwitz em 1942. Em 10 de abril de 1944, após um planejamento meticuloso e com a ajuda e a resiliência de seus colegas internos, eles conseguiram escapar. Os dois homens são movidos pela esperança de que suas evidências possam salvar vidas. Feridos, eles voltam pelas montanhas para a Eslováquia. Com a ajuda de estranhos pelo caminho, eles finalmente conseguem cruzar a fronteira e encontrar a resistência e a Cruz Vermelha. Eles compilam um relatório detalhado sobre o genocídio sistemático no campo. No entanto, com a propaganda nazista e ligações internacionais ainda em vigor, seu relato parece ser muito angustiante para acreditar.


Esse post faz parte do projeto/desafio BEDA 2021:

Também estão participando do BEDA 2021:
Clau, do Mãe Literatura.



Beda Abril 2021
Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

14 comentários:

  1. Respostas
    1. OI Lulu, é bem interessante. Vale estar concorrendo ao Oscar.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Olá Chris: infelizmente este filme eu passo, já que simplesmente não consigo ver nada sobre o Holocausto. Impressiona-me de mais!!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, eu sentia uma revolta muito grande quando assistia. Mas muito grande mesmo. Agora eu sinto a dor, o drama, me escandalizo, me impacto com o nível de crueldade de do ser humano. Mas já consigo assistir com uma revolta mais controlada.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Deve ser realmente um filme imperdível. Obrigado pela partilha
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, eu gostei muito. Principalmente da estética.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Sempre que consigo, não perco os filmes sobre a 2ª Guerra Mundial. Gosto especialmente daqueles que não focam nas batalhas, nas antes nos confrontos existenciais. Esse vou ver se puder.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  5. Acho que já vi o poster desse filme, me é familiar. Que bom que você gostou, eu gosto de filmes com esse tema e quero assistir também.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna, eu também gosto bastante de filmes com tema da 2a Guerra Mundial.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Oi Chris, bom dia :)
    Amei demais esse post, eu já li vários livros sobre o assunto e sempre fiquei interessada, mas não assisti o filme ainda.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Um filme que adoraria ver! Ainda não conhecia! Já anotando a sugestão, pois claro!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo