domingo, 6 de junho de 2021

Livro "Bella Figura - Como viver, amar e comer à Italiana".

 

Tem uma sessão na livraria que eu gosto muito. É a sessão de turismo. Sempre paro por ali. Mas não busco guias turísticos de cidades e países. Paro nessa sessão em busca de livros que contam a história de pessoas em jornadas de viagens. Histórias que mostram muito mais do que lugares, pontos turísticos, trajetos e roteiros. Histórias que contam emoções, experiências, aprendizados e transformações. 

Foi nessa sessão que encontrei aleatoriamente o livro "Bella Figura - Como viver, amar e comer à Italiana". 

A princípio achei que era algo tipo uma outra versão de "Comer, Amar e Rezar", mas lendo a capa e a contracapa percebi que tinha algo a mais, algo bem diferente naquelas páginas. Fiquei curiosa e trouxe para casa. E que relato! Devorei o livro duplamente falando. Na leitura e comendo algumas receitas que ele traz.


No romance escrito por Kamin Mohammadi, a escritora conta a sua própria história e experiência.

Kamin é de origem iraniana que aos dez anos se tornou exilada em Londres junto com a sua família. Cresceu, estudou e construiu a sua vida na capital inglesa se dividindo entre a cultura iraniana e ocidental. 

Cedeu à pressão dos padrões de sucesso londrino se tornando uma editora renomada em uma revista famosa de grande tiragem. Lutou contra os padrões de sucesso iraniano para as mulheres que é se tornar uma boa esposa, mãe e dona de casa. 

Em determinada fase da vida, por volta dos 37 anos, se viu pressionada no trabalho, estressada com a correria do dia a dia, uma carreira que lhe dava boas condições financeiras, mas com preço emocional muito alto. Em consequência de um trabalho que fazia bem a sua conta bancária, mas que não fazia bem a sua alma, se viu acima do peso o que não era um padrão bem-visto na sociedade moderna do seu lado inglês, nem na sociedade tradicional imposta por sua mãe que ainda esperava da filha um bom casamento. 

As questões culturais diversas também dificultava os relacionamento de Kamin que muitas vezes não se sentia compreendida. Com tudo isso sua autoestima estava bem abalada.

Nesse turbilhão que estava a sua vida Kamin passou por uma decepção amorosa e foi demitida do emprego maravilhoso. Sem o amor e o emprego dos sonhos se agarrou a oportunidade oferecida por uma amiga também escritora: que Kamin se hospedasse em sua casa na Toscana para ter tempo e sossego para escrever um livro. 

A ideia era Kamin escrever um livro sobre suas histórias no Irã. Pois sempre que ia visitar a família em sua terra natal, revisitava as suas origens e voltava cheia de histórias que ela contava para os amigos. O livro é "The Cypress Tree: A Love Letter to Iran" que, aliás, eu fiquei louca para ler, mas não achei traduzido em portugês.

Dessa experiência, de sua vivência na Toscana saiu também o livro "Bella Figura - Como viver, amar e comer à Italiana". 

"Bella Figura" conta em doze capítulos, um para cada mês do ano - período em que ficou no país escrevendo o livro - como foi sua chegada à Toscana, sua adaptação, as amizades que fez, seu encantamento com o cenário e a cultura local, os homens e amores que viveu, a comida que saboreou (receitas no livro). Como se identificou com a nova cultura e como mesclou com as que já tinha. Como se transformou e passou a se sentir uma "Bella Figura" no sentido amplo da expressão italiana. Como passou a se amar, ser amada e amar a Toscana.


Uma delícia de leitura!




Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

6 comentários:

  1. Toscana, comidas, amores ...Deve ser muito legal! Vou procurar! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros que se baseiem em históricas verídicas...
    Já anotando, pois claro! Beijinhos, estimando que tudo esteja bem, aí desse lado, Chris!...
    Feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Fiquei feliz em saber dessa livro e amei saber que a autora ficou esse tempo em toscana escrevendo a história e já fiquei com vontade de ler essa história no livro físico, preciso comprar novos livros já que está quase completando dois anos sem comprar nenhum livro rs
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo