sábado, 13 de junho de 2015

Festa 10 anos da Sofia


A festa de 10 anos da Sofia foi bem parecida com a do ano passado que eu contei no post "Festa Sofia - 9 anos".



Ela definiu o escopo da festa: seria no play, sem tema e sem recreação. Queria que fosse em uma sexta-feira para as crianças virem direto da escola e almoçarem aqui. Depois iriam para a piscina. Durante a tarde brincariam no play com bola, bambolê, corda, elástico e frescobol. Neste período teria um lanche e cascata de chocolate. No final da tarde, após o trabalho, os adultos chegariam e teria o parabéns. Ou seja, quase uma rave. Uma festa para durar umas oito horas, pelo menos. E eu resolvi encarar o desafio.

A Sofia fez a lista com 28 amigos. Como eu não teria condições de buscar todas na escola, dar almoço e controlar essa criançada toda na piscina, resolvemos fazer em etapas: oito seria o limite de crianças para a etapa almoço-piscina. Os demais chegariam à tarde. E duas poderiam dormir aqui. 
Com esse combinado, a Sofia fez os convites com três textos diferentes e ela mesma entregou.

Daí partimos para o cardápio também escolhido por ela.


Com base no cardápio definido chegamos à lista de compras que ela ajudou a fazer.

Para a decoração o importante era ter a faixa de feliz aniversário, bolas e vela. Não teria tema, nem cor específica. Apenas tudo bem colorido. Com isso em mente partimos para as comprinhas na SAARA. E aproveitamos o passeio para entrar na charmosa Igreja Nossa Senhora dos Terços e Senhor dos Passos, observar a arquitetura do Rio Antigo e comer um pastel de queijo com laranjada na Pastelaria Chic's, que fica na Rua dos Andradas e é considerada a melhor laranjada do Rio.


Tudo planejado e compras feitas, foi hora de iniciar os preparativos culinários lembrando sempre que a festa começaria às 12h30. Começamos priorizando o almoço, depois a mesa do bolo e depois o lanche. O almoço e a mesa do bolo deveriam estar prontos quando a primeira leva da galerinha chegasse.

A Sofia fez a mousse de maracujá, o pavê, os brigadeiros e ajudou no bolo.


Ela não pôde ajudar na decoração, porque as mesas não chegaram na tarde de quinta-feira conforme planejado. Então fiz a decoração e arrumação do salão na sexta pela manhã. E claro que contei com ajuda! A Rose, a Marli e a Márcia, madrinha da Sofia, me ajudaram a encher as bolas 




e cuidar dos detalhes da decoração.


Para colorir e dar brilho à mesa do bolo eu enfeitei com molas e copos coloridos. Enchi os copos de cores neon com chocolates confeitados bem coloridos, coloquei pulseiras que piscam, gelo também piscante e palitos de drinks com frutinhas nas pontas.


Os brigadeiros foram colocados em copinhos coloridos e assim já fizeram parte da decoração da mesa. Arrumei baleiros com chocolates confeitados, marshmallow colorido e balas Fini. Enfeitei os baleiros com as pulseiras piscantes (elas mudam de cor e isso deu brilho e colorido à mesa).


Os copinhos com mousse de maracujá também tiveram o seu papel na decoração da mesa com colheres coloridas e alguns enfeites.


As molas presas com fita crepe deram um toque especial.


E assim ficou a mesa do bolo com a mesa do almoço ao fundo.


O colorido também fez parte da mesa do almoço. 


E o toque cor e brilho ficou por conta dos copos, com as pulseiras piscantes e canudos coloridos. Coloquei os copinhos de mousse para dar mais charme.


E a turminha aprovou o cardápio e a decoração.



Para facilitar, e como eles já são grandes, já têm 10 anos ou mais, as bebidas ficaram dispostas para se servirem à vontade. Os copos e canudos coloridos também deram pinta por ali.


Depois do almoço, enquanto elas brincavam na piscina e no play, 


foi a hora para transformar a mesa do almoço em espaço para o lanche e para a cascata de chocolate. Três adultos ficaram ajudando na tarefa de olhar as meninas e tirar fotos, é claro. E eu e mais uma rearrumamos o salão.

O lanche também ficou disponível para eles se servirem e a gente ia repondo sempre que necessário.


As pipocas foram servidas em copos coloridos, os mesmos das bebidas.


E esses espetos coloridos deram um charme ao sanduíche.


Mas a sensação foi mesmo a cascata de chocolate.


A ideia era fazer duas mesas com cascatas, mas a outra máquina que seria emprestada não chegou a tempo. Então a turma teve que se virar!


E deu tudo certo.


A turminha brincou pra valer! Deixamos disponível no play, além do espaço sem mesas, nove bolas variadas (futebol, futebol de salão, vôlei e basquete), três bambolês, um frescobol, cordas e elásticos. Foi mais do que suficiente para eles inventarem as brincadeiras e se divertirem muito.


Muito bom ver esses sorrisos!


A Sofia não quis fazer brinde para as crianças. A ideia dela foi fazer fotos malucas com a Instax e cada uma levaria a sua foto como lembrança da festa.


As crianças adoraram a diversão de se fantasiar e preparar o próprio brinde.


No final da tarde os adultos, amigos e família, começaram a chegar. Conversa boa, risadas, cervejinha...


O parabéns foi animado.


Depois de comerem bolo e brigadeiros, as crianças retornaram para as brincadeiras. Os pais começaram a chegar para buscá-las e ninguém queria ir embora. Não teve jeito, esses pais tiverem que se juntar a nós, tomar uma cervejinha, comer um cachorro-quente e dar mais um tempo pra criançada.

Foi uma festa simples no cardápio, simples na decoração, simples nas brincadeiras, mas muito, muito divertida mesmo. Foram dez horas (dá pra acreditar?) de muita alegria.

E o melhor foi ver a minha filha feliz, os amigos comentando que a festa foi ótima e que vão querer uma igual, e entregar aos pais as crianças imundas, suadas, com bochechas rosadas, sorriso no rosto e querendo ficar mais. 

Após a "saga" que eu contei no Facebook, deu tudo certo e a festa aconteceu exatamente como a Sofia sonhou. O importante é planejar e não estressar. Afinal, festa é para divertir.



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

10 comentários:

  1. Chris, você é demais! Parabéns, Sofia, pelo aniversário e pela Super Mãe!

    ResponderExcluir
  2. Acompanhei de perto teu entusiasmo teu jogo de cintura. Tu estás de parabéns pela criatividade e bom gosto, pq para ser simples é necessário bom gosto. Lindooo demais. De tudo, o que mais gostei de ver foi Sofia preparando os doces e o brinde de fotos instantâneas SHOW!!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que festa bacana! Na minha opinião o que não pode faltar é comida e diversão. E por aí, a decoração ficou linda! Simples e linda! Imagino a farra da molecada. Parabéns, Chris,arrasou! E parabéns Sofia!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. A FESTA ESTAVA MARAVILHOSA , TUDO LINDO , MUITA ALEGRIA DA CRIANÇADA .A NOSSA SOSSO TEVE UM DIA INESQUECÍVEL <3

    ResponderExcluir
  5. Poxa, Chris! Como a Sofia tá grande! Uma moça. E que festa legal, inteligente, bem organizada, prática. É uma lição para mim, que me estresso tanto com essas coisas de decoração. Olha, essa idéia do almoço depois da escola foi sensacional. É o tipo de coisa que a gente vê e pensa : "Como é que eu nunca tive essa idéia antes?". Minha filha faz niver em agosto e estou pensando seriamente em imitar, copiar mesmo, essa festinha da Sofia.

    beijão

    ResponderExcluir
  6. Até eu quero uma festa dessas! Me deu ótimas ideias para a festa do João Pedro que também faz dez anos no sábado. O segredo do sucesso está na simplicidade, acho tão triste essas festas super elaboradas, crianças todas vestidas como se fossem a missa, nem brincar direito não podem, festa boa as crianças precisam se divertir e sua festa foi divertida até pra gente grande, bem organizada, sem stress. Tudo lindo!
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Até eu quero uma festa dessas! Me deu ótimas ideias para a festa do João Pedro que também faz dez anos no sábado. O segredo do sucesso está na simplicidade, acho tão triste essas festas super elaboradas, crianças todas vestidas como se fossem a missa, nem brincar direito não podem, festa boa as crianças precisam se divertir e sua festa foi divertida até pra gente grande, bem organizada, sem stress. Tudo lindo!
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Tudo lindo, colorido e caprichado como sempre, adorei Chris! E muitas felicidades pra Sofia que a cada fica está uma mocinha mais linda! beijo

    ResponderExcluir
  9. Amiga adorei a decoração, a proposta da festa e foi tudo bem original e lindo!
    E se ela gostou se divertiu... a festa ficou perfeita!
    Adorei, acompanhei pelo face e pelo insta e adorei... Super parabéns pra Sofia!!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Chris, acompanho teu blog e adoooro. Só agora me chamou atenção o aniversario de 10 da Sofia, pois minha pequena faz 10 (só em janeiro mas já está pensando na festinha) e gostei muito da ideia, pois dai aqui no RS é calor e podemos usar a piscina como atividade. Acho que vou te copiar!! Parabéns pelas otimas ideias e por compartilhar. Bjss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo