quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Feira Albert Cuyp Markt

Eu adoro uma feira livre. Gosto da diversidade cultural que podemos encontrar ali, de observar as relações que são construídas, do clima democrático e, claro, das gostosuras que encontramos.

Fazer um passeio em uma feira livre é uma ótima oportunidade de conhecer e sentir um pouco da cultura e da identidade do local. Por isso quando estamos viajando, se tem uma feira rolando, eu aproveito para fazer um passeio turístico. É uma forma de se sentir local e fora do nosso local. É uma maneira de sentir mais de perto a alma da cidade e vivenciar o modo de ser daquele povo.

Amsterdam tem alguns mercados de rua bem populares e nós aproveitamos para fazer um dos nossos cafés da manhã no Albert Cuyp Markt, que é o mais tradicional deles e existe há 100 anos.

A Albert Cuyp Markt é uma área de lazer movimentada, alegre, frequentada por moradores locais, por alguns turistas e tem uma variedade enorme de delícias holandesas.


A feira é montada no bairro De Pijp com barracas dispostas na rua ao longo de mais de 1 km e ainda possui umas lojas bem legais que funcionam por trás.


Entre as guloseimas holandesas tem o famoso “Stroopwafel”. Gente! Maravilhoso! É muito interessante ver o “waffles com calda” sendo feitos ali na hora, na nossa frente. E melhor ainda é comê-los imediatamente.


Outra delícia bem presente em Amsterdam, e que também é vendida na Albert Cuyp, é o waffle coberto de Nutella. Ótimo para aquecer o corpo naquele frio que estava fazendo.

Essa barraca bonita e com nome esquisito estava bem movimentada. Na verdade, era a mais procurada no horário que estávamos lá.

 


Aí bateu a curiosidade e fomos ver o que eram esses pofertjies. São minipanquecas deliciosas, feitas na hora, servidas quentinhas com manteiga e polvilhadas com açúcar ou com Nutella. Imperdível!


A essa altura a barriga já estava bem forradinha, mas a vontade de experimentar de tudo ainda era grande. Então, o jeito foi levar as tortas holandesas de maçã e canela para o piquenique no quarto do hotel.


E tem muito mais gordice maravilhosa, como as batatas fritas com maionese, o tão popular arenque que pode ser cru ou cozido, com ou sem cebolas, harring (peixe cru), queijos holandeses, kip saté (espetinho de frango com molho à base de amendoim), barraca com toda variedade de castanhas e nozes. As barracas de frutas são de encher os olhos e de dar água na boca.



Eu nunca tinha visto groselha ao vivo e a cores. É essa bolinha bem vermelha no canto esquerdo da foto.


Além dos belíssimos ramos de tulipas, outras flores estão espalhadas por todos os lados dando um colorido especial à feira.




O passeio pela Albert Cuyp Markt vale muito a pena tanto pela atmosfera popular, quanto pelo espírito multicultural, pois além de todas as barracas com produtos holandeses, possui também estandes com produtos de diversos países. E lá podemos encontrar de tudo um pouco: roupas, calçados, toucas, luvas, cosméticos, bolsas, artefatos para bicicletas (tem a sacola de compras com duas abas que eles colocam no bagageiro das bicicletas) e suvenires (que todo turista gosta). Eu fiquei doida com essas pantufas em formato de tamanco holandês e com estampa de vaca.




A Albert Cuyp fica aberta de segunda-feira a sábado, das 9h00 às 17h.
Situado entre as ruas Van Woustraat e Ferdinand Bolstraat.
Tram 16, 24 or 25 a partir da Dam Square - parada Albert Cuyp Market.


Outros posts sobre Amsterdam:

Museu do Gato;
Biblioteca;
Begijnhof, um refúgio no coração de Amsterdam;
Museumplein: uma praça e três museus;
Uma palhinha de Amsterdam;
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

3 comentários:

  1. INESQUECÍVEL ..... VALEU ACORDAR BEM CEDO ... O FRIOZINHO ,,,, FOI MARAVILHOSO !!!!!

    ResponderExcluir
  2. INESQUECÍVEL ..... VALEU ACORDAR BEM CEDO ... O FRIOZINHO ,,,, FOI MARAVILHOSO !!!!!

    ResponderExcluir
  3. INESQUECÍVEL ..... VALEU ACORDAR BEM CEDO ... O FRIOZINHO ,,,, FOI MARAVILHOSO !!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo