domingo, 29 de novembro de 2015

Risoto de Shitaki com Açafrão


Sábado à noite, bate aquela fome, aquela vontade de comer algo gostoso e a filha pede para eu fazer um risoto. Mas risoto de quê? Aí eu me lembro que ganhei uns produtos e entre eles tinha um açafrão e um livrinho cheio de receitas falando dos benefícios desse tempero.

Olho o que temos na geladeira e que ficaria bom em um risoto com açafrão, então escolhemos os shitakis. Assim saiu um risoto simples e delicioso.



O que utilizamos:

- 2 xícaras de arroz arbóreo;
- 1 litro de caldo de carne (usamos o caseiro que tínhamos congelado);
- 1 cebola grande picada;
- 1 colher de sopa de açafrão;
- 60 g de manteiga sem sal;
- 150 ml de vinho branco seco;
- 20 ml de azeite extra virgem;
- 30 g de queijo parmesão ralado;
- 1 bandeja de shitaki (aproximadamente 200 g);
- 4 dentes de alho;
- sal e pimenta a gosto.



Como fizemos:


Em uma frigideira refogamos o shitaki limpo com azeite e os quatro dentes de alho picados. Acertamos o sal e um pouco de pimenta. 

Fervemos o caldo de carne.

Em uma frigideira de borda bem alta colocamos uma colher de azeite, 30 g de manteiga, a cebola picada e deixamos "chorar". Acrescentamos o arroz e misturamos até os grãos ficarem brilhando. Colocamos 100 ml de vinho, sempre mexendo, e deixamos apurar. Assim que o arroz ficou quase seco começamos a adicionar o caldo de carne, uma concha por vez, que estava fervendo. Fomos colocando duas conchas de caldo por vez sempre misturando até o arroz ficar al dente. No meio do cozimento, aproximadamente 10 minutos após o início, colocamos uma colher de sopa de açafrão e misturamos. Continuamos colocando o caldo até o cozimento. Desligamos o fogo e acrescentamos o queijo ralado.

Simples, rápido e bem gostoso.

Outras receitas de risoto já testadas e aprovadas:



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo