domingo, 22 de novembro de 2015

Risoto de Camarão com Camembert


Na semana passada eu fiz uma aula de culinária com a Bianca Berenguer que foi sensacional. No cardápio, entre massas e sobremesas deliciosas, tinha um risoto de lagostin com camembert de tirar o chapéu.

Como risoto é o prato favorito da Ana Luiza, resolvi fazer em casa a receita levemente adaptada. Mesmo que a receita já esteja aqui no blog exatamente igual, não invalida quem tiver a oportunidade fazer a aula com ela. Nas aulas são dadas dicas e detalhes que fazem a diferença, além de outras receitas que valem muito a pena saborear.

A começar o nosso Risoto foi de Camarão com Camembert, bem parecido com o Risoto de Camarão, limão siciliano e alho poró que já fizemos antes.


O caldo do risoto faz toda a diferença. Eu fiz o caldo de legumes em casa. Primeiro eu vou contar uma historinha. Há algum tempo eu achava que fazer caldo caseiro era dificílimo, coisa de bam-bam-bam das panelas. Quando eu ouvia falar que tem que fazer o Mirepoix e o Bouquet Garni, eu já parava por aí. Com esses nomes só podia ser coisa muito difícil e as minhas habilidades culinárias se limitam a coisas simples, fáceis e práticas.

Depois de um tempo eu resolvi encarar os tais caldos e vi que é muito fácil. É só pegar cebola, aipo e cenoura, alguns temperos verdes, uns dentes de alho, tacar tudo na panela e deixar ferver por uma hora.

O que utilizamos nesse caldo de legumes:

- 3 litros de água;
- 1 cebola grande cortada ao meio;
- 1 aipo cortado;
- 1 cenoura grande cortada ao meio;
- 2 ramos de alho-poró;
- talos de salsa e cebolinha;
- 1 ramo de alecrim;
- 1 punhado de hortelão;
- 1 porção de louro;
- 4 dentes de alho sem casca;
- 1/2 limão siciliano (esse foi o diferencial desse caldo. Ficou ótimo porque o risoto era de camarão).

Quem quiser pode colocar sal e pimenta a gosto, mas eu prefiro deixar para equilibrar na receita.


Caldo de legumes feito em casa

Colocamos tudo na panela com três litros de água e deixamos ferver por uma hora.


Caldo de legumes feito em casa

Risoto de Camarão com Camembert.

O que utilizamos:



- 2 xícaras de arroz arbóreo;
- 1 litro de caldo de legumes;
- 1/2 cebola grande picada;
- 60 g de manteiga sem sal;
- 100 ml de vinho branco seco;
- 20 ml de azeite extra virgem;
- 30 g de queijo parmesão ralado;
- 125 g de queijo Camembert picado (nós retiramos a casquinha)
- 1/2 limão siciliano;
- 1 dente de alho;
- sal e pimenta a gosto;
- páprica;
- 400 g de camarão.

Como fizemos:

Raspamos a casca do limão siciliano sem atingir a parte branca e reservamos. Fizemos o suco com o limão siciliano e também reservamos.

Em uma frigideira de borda bem alta colocamos uma colher de azeite, 30 g de manteiga, a cebola picada e deixamos "chorar". Acrescentamos o arroz e misturamos até os grãos ficarem brilhando. Colocamos 100 ml de vinho, sempre mexendo, e deixamos apurar. Assim que o arroz ficou quase seco começamos a adicionar o caldo de legumes, uma concha por vez, que estava fervendo. Fomos colocando duas conchas de caldo por vez sempre misturando até o arroz ficar al dente. No meio do cozimento, aproximadamente 10 minutos após o início, colocamos o suco do limão siciliano.





No final do cozimento acrescentamos queijo parmesão, misturamos e desligamos o fogo. Adicionamos o queijo camembert e por último o camarão refogado no azeite e temperado com páprica, as raspas de limão, um pouco de sal e pimenta, e misturamos.

Servimos imediatamente e nos deliciamos. Só se ouvia huummm, huummm, huummm.

Como fizemos o camarão:



Refogamos no azeite com um dente de alho. Assim que o alho começou a dourar espalhamos o camarão na frigideira, salpicamos um pouco de sal e páprica, depois viramos os camarões na frigideira para dourarem o outro lado e salpicamos mais um pouquinho de sal e páprica.


Outras receitas de risoto já testadas e aprovadas:


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo