domingo, 9 de março de 2014

Risoto de Abóbora

A abóbora é um dos legumes que as minhas filhas não comiam. Eu já experimentei de várias maneiras e sempre a resposta era a mesma: horrível! Detesto abóbora!

Como elas estão na fase que adoram risoto, uma vez por semana temos risoto em casa, então resolvi incluir a abóbora no risoto. E não é que deu certo?


O que utilizamos:

- 1 xícara de chá de arroz arbóreo;
- 1 litro de caldo de legumes (o ideal é utilizar um caldo caseiro, mas dessa vez fiz com 1 tablete de caldo de legumes Qualimax);
- 100 ml de vinho branco;
- 200 g de abóbora cortada em cubos médios;
- 100 g de queijo de cabra amassado;
- 1 cebola picada;
- 2 dentes de alho amassados;
- 1 porção de salsa e cebolinha picadas;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- sal e pimenta moída a gosto.

Como fizemos:

Em uma panela preparamos o caldo de legumes. Colocamos um litro de água, acrescentamos o caldo, amassamos, deixamos ferver e reservamos mantendo aquecido.

Em outra panela preparamos a abóbora. Colocamos uma colher de azeite, metade da cebola picada, um dente de alho amassado e deixamos dourar. Acrescentamos a abóbora refogando até ficar macia. Precisamos utilizar um pouco de água para não grudar. Reservamos.

Em uma frigideira de borda bem alta colocamos uma colher de azeite, o restante da cebola e do alho e deixamos dourar. Acrescentamos o arroz e misturamos até os grãos ficarem brilhando. Colocamos o vinho, sempre mexendo, e deixamos apurar. Assim que o arroz ficou quase seco começamos a adicionar o caldo de legumes que deve estar fervendo. Fomos colocando duas conchas de caldo por vez sempre misturando e esperando ficar quase seco até o arroz ficar al dente. 

Assim que o arroz ficou no ponto acrescentamos o queijo de cabra, amassamos e misturamos bem. Desligamos o fogo, colocamos a abóbora e finalizamos com a salsa e a cebolinha.
Foi um sucesso! O sabor acentuado do queijo de cabra se destaca e contrasta com o sabor levemente adocicado da abóbora. 

Para fazer esse risoto para crianças pequenas o ideal seria não utilizar o queijo de cabra, nem o vinho e fazer uso do caldo de legumes caseiro, deixar o arroz cozinhar um pouco mais (apesar dos apreciadores do risoto confirmarem que o ponto certo é al dente) e amassar tudo com um garfo.

Para quem gosta de risoto temos outras receitas no blog Inventando com a Mamãe, basta clicar nos links abaixo:

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

19 comentários:

  1. Nossa Chris, se acredita que acabei de almoçar abóbora? Coloco um pouco de água, dissolvo um Meu Segredo e cozinho. Pela milésima vez tentei fazer o esposo comer, mas não consegui. Acho que vou fazer esse risoto, quem sabe?
    Grande beijo, bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Chris eu já anotei a receita e vou experimentar aqui em casa.

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Chris
    Fico boba como damos pouca importância à abóbora... eu gosto também...
    Noutro dia vi um escondidinho com ela... vou fazer...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  4. Hmmm... a carinha ficou ótima mesmo!
    Que bom que a estratégia deu certo... hehehe!
    Eu adoro!
    Bjns
    :)

    P.S.: Sobre os Ovos, eu tenho receio de que chegue "daquele jeito", tamanha a delicadeza (#sqn) dos Correios. A não ser que eu embrulhe a metade do Ovo com filme plástico. Será? rs
    ^^

    ResponderExcluir
  5. Eu aprendi a comer abobora com meu sogro e adoro. Mesmo minha mãe sendo nordestina nunca quis comerem casa a tal abóbora. Esse risoto deu agua na boca, se eu conseguir copiar te conto como foi a aceitação. bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ai que vontade que deu, deve ser delicioso mesmo!!! beijão

    ResponderExcluir
  7. Oi Chris! Belo prato, ótima ideia. Por aqui ainda não aprendemos a comer abóbora. Beijo!!

    ResponderExcluir
  8. Hummm que delícia!!! Adoro abóbora! Receitinha anotada!
    beijao
    Lele

    ResponderExcluir
  9. Chris eu amo risoto, mas nunca fiz..... será que consigo? Vou comprar esse arroz e tentar..... com legumes, deve ter ficado perfeito. bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  10. Hummm, eu ano risoto de abóbora! Faço sempre aqui, as vezes com carne seca, as vezes s;o com abóbora mesmo, o matheo reclama, mas come kkk. Adorei a ideia do queijo de cabra, deve ter ficado demais!!! Amo risotos, fiz ontem de funghi, tava pensando nisso ontem, quero mais ideias de risoto!~beijo Chirs querida e ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro risoto, mas nunca fiz em casa. Vou tentar. Aqui esta uma loucura para conseguir fazer ele comer verduras, legumes e tudo mais. Espero que esta fase passe loguinho.
    Amei a receita. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  12. Oi Chris,
    Eu adoro abóbora e em casa, todos comem muito bem. Eu faço o risoto mas com a abóbora ralada no ralo grosso. Fica delicioso também :-)
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Esse não sou muito fã amiga
    mas fica delicioso,
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Adorei, vou passar a receita pra mamis! heheheheh #faconadanacozinha

    Eu AAAAAMO abóbora, noooosssa! É um caso particular de paixão hauhauaa. Nâo posso ver purê de abóbora na rua que já saio pegando.

    Meus favoritos:

    Abóbora
    Inhame
    Chuchu (pois é, amoooo, no verão então!)

    Beijokas!

    Carol Rivera
    Blog da Carol Rivera

    ResponderExcluir
  15. Oi Chris, bem nutritivo esse risoto. Ótima ideia incluir a abóbora.

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  16. Chris, uma delícia de receita, com a aparência ótima e que bom que trouxe o resultado esperado.

    Com carinho
    Equipe Recanto
    Recanto das Mamães Blogueiras

    ResponderExcluir
  17. Querida Chris
    Eu gosto de abobora em tudo:na sopa,em doce, com arroz....
    Uma excelente ideia para as crianças, especialmente para aquelas que nao tem o exemplo dos pais!
    Serviu so assim ou acompanhou com um filete de peixe ou carne?
    Obrigada por partilhar.
    Beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  18. Cris,
    Eu tenho uma abóbora dando bobeira, vou preparar o jantar da moçada...rsrs...
    Besitos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo