terça-feira, 18 de março de 2014

A criança quer pintar o cabelo, e agora? - BC Fotos #8


O tema desta semana da Blogagem Coletiva de Fotos proposta pela Dani Moreno é "cabelo", tipo  

"Cabelo, cabeleira
Cabeluda, descabelada..."

Apesar de ser mãe de meninas não consegui enfeitar o cabelinho delas quando eram pequenas. Nem a Ana Luiza, nem a Sofia gostavam de usar lacinhos, faixas, arcos, etc. Eu também não insistia. Os cabelos eram penteados e ficavam livres, à vontade. Assim como eu sempre deixei o meu.

Eu também não sou a favor, nem estimulo, criança a fazer escova, pintar ou fazer uso de tratamentos químicos no cabelo. Mas quando a Ana Luiza tinha oito anos ela cismou que queria fazer duas faixas cor de laranja no cabelo. Conversamos, ela insistiu, expliquei mais uma vez o meu ponto de vista e ela insistiu.

Como a curiosidade e a vontade da Ana Luiza de fazer as tais faixas eram grandes eu resolvi flexibilizar, ponderar, conversar com a pediatra e deixá-la experimentar.


Eu vou te falar, a alegria da menina foi tanta que valeu a pena. Ela curtiu o cabelo com as faixas mais claras e depois não falou mais nisso. Não fez mal, não estragou o cabelo, ela ficou feliz e o assunto morreu por ali. Nossa vida no salão continuou sendo apenas para cortar o cabelo.

Agora, mais recentemente, quando a Ana Luiza fez 15 anos ela quis fazer uma californiana. Ficou na dúvida... Queria fazer, mas tinha medo de se arrepender. Queria fazer, mas tinha receio de ressecar as pontas. E eu dei força. Eu acho que está na idade de ousar, de arriscar, de mudar, de experimentar, com parcimônia e responsabilidade, é claro!

Ela fez e gostou do resultado. Eu também. A Ana Luiza tem um cabelo lindíssimo com volume, brilho e movimento naturais. 



A californiana ficou discreta, natural e deu um colorido.


Mais perceptível na luz do Sol.


Com brilho.


Por coincidência, ou não, a Sofia também com oito anos quis fazer umas faixas rosa e roxa no cabelo. Nesse caso foi diferente porque seria necessário descolorir as mexas para depois tingir. Então eu expliquei e não deixei. A Sofia continuou insistindo e acabamos encontrando a alternativa de usar aplique de megahair tingidos nas cores que ela queria. Sendo assim eu permiti que ela matasse a curiosidade.


A Sofia ficou feliz, curtiu os apliques por um mês, retirou e morreu o assunto. Voltamos à vida normal de salão apenas para fazer o corte periódico.

Para sair a Sofia usa esses enfeites e não tem mais vontade de pintar o cabelo dela.


Gosta de variar o penteado e eu tenho que treinar a minha habilidade para cabelereira.


Eu até me surpreendi comigo mesma com esse laço feito com o próprio cabelo.


Mas normalmente os cabelos estão assim, soltos e à vontade.

Sofia e a amiga cacheada (amo esses cachinhos da amiguinha da Sofia)

No nosso caso, quanto à questão de tratamentos de cabelos em crianças, entendo que o diálogo e a flexibilidade deram resultado.

Passem lá na Dani Moreno para visitar as outras participações. Tem fotos incríveis.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

41 comentários:

  1. Essas crianças!! Ficou linda a Californiana! Melhor mesmo não deixar pintar as coloridas.Apliques quebram o galho,rs bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Lembrei da Vic quando tinhas uns 10 anos e resolveu pintar uma mecha rosa no cabelo. Falei, argumentei e nada. Acabei deixando pintar uma mecha (pena que não tive a ideia do aplique), mas se vc pergunta pra ela hj ela diz que não faria novamente. Curtiu feliz, viajou e quando quis tirar o rosa ele não queria sair. Foram mais de 3 idas ao salão para o cabelo voltar a cor normal. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Chris, cabelo é uma coisa q principalmente criança qer mexer né?!
    Eu sempre quis fazer mechas verdes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Com uns 15 anos levaram um spray p escola e voltei p casa c mechas verdes, minha mãe qse tem um treco, mas aí lavei e ficou td certo!
    Só em 2012 q resolver mudar e pintar o cabelo de preto azulado...
    Depois ano passado entrei pro time das loiras mas depois q o bb nascer e eu puder, pintarei de preto de novo, loiro dá mt trabalho e estraga demais o cabelo!

    Mas tenho O sonho, qria ter coragem p ser ruiva, sabe aquele vermelho cereja fortíssimo, então, mas se loiro dá trabalho, imagina vermelho. Melhor comprar uma peruca hahahahahaha

    Bjoooooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ajude a divulgar meu bloguinho:
    http://vidadenoivaorganizada.blogspot.com.br/

    Obrigadaaa... Beijao

    ResponderExcluir
  5. Chris essas crianças querem ser se divertir.
    Amei os penteados da Sofia.
    Bjks da Mãe Vaidosa

    ResponderExcluir
  6. bem bacana
    na minha já coloquei varias
    vezes apliques ela ama
    e esse lacinho de cabelo
    muito fofo

    Lindo Dia

    beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe também era assim, buscava alternativas!

    mas eu sempre tive cabelos curtos e franjinha.... assim que cresci tirei a franjinha kkkk

    Grande bju - PS: fez o pão?

    ResponderExcluir
  8. Querida Chris
    É incontornável! Criança quer fazer tudo igual à mãe! Ainda bem que tem mãe que explica, faz entender, dialoga.Assim tudo fica mais fácil!
    Gostei de ver a californiana. O cabelo ficou muito bonito ! E a sua habilidade para fazer laços com o cabelo! Parabéns.
    Beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  9. O cabelo da Ana Luiza ficou lindo! Com a Sofia dá para variar de outras formas, né? Adorei, e os cachinhos da amiguinha são lindos mesmo.
    Bjos, Chris!

    ResponderExcluir
  10. Ah, Chris, eu também a-do-ro brincar de cabelereira!!! Com o meu cabelo e com o da filhota! Cada ida para a escola é uma aventura. Só que a bagunça vai acabar (pelo menos por um tempo)...

    Se todas nós concordamos que os cabelos são super importantes para a auto estima e a identificação de uma mulher, imagine para uma menina? E imagine quão importante é ter cabelo para uma menina que perdeu os seus próprios num tratamento contra o câncer??

    Pois é, por causa disso estou DOANDO OS MEUS CABELOS! Só preciso encontrar alguém que tope fazer a peruca para a doação. Me ajuda a divulgar??? Muito obrigada!

    Bjos e bênçãos.
    Mirys
    http://umabaguncadeliciosa.blogspot.com.br/2014/03/voce-faria-uma-peruca-para-elas.html

    ResponderExcluir
  11. Os cabelos da tua filhota são imensamente lindos,tambem gostei imenso dos penteados!! Desejo continuação de maravilhosa semana para ti,fica com deus!! http://sandrasofiaafonso1.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  12. Que bom que foi só uma curiosidade e coisas da fase de criança , pois também não aconselho crianças a pintarem cabelo , só pelo fato dos produtos químicos agredirem os fios.
    Logo que fiz luzes da primeira vez, fiquei grávida, meu cabelo ficou uma bucha, não aguentei e joguei uma tinta para disfarçar , depois de um tempo comecei a usar vermelho , mas me dava um trabalho manter a cabeleira ruiva , que resolvi tirar, meu pai amado é pior que loiro para tirar..kkkkkk! O cabelo vai ficando desbotado igual água de salsicha e só ia tirando no corte , aff! levei mais de ano para conseguir e nessa época com meus 20 e poucos anos resolvi que só iria pintar meus cabelos quando realmente estivesse na época , deixei ele natural até 2006, mas antes dessa época tava com vontade de mudar e fui pensando no loiro, aff! o que a idade não faz com a gente né ? Nunca na minha vida tinha pensando em ser loira ..kkkkkkkkkk! Ai em 2006 comecei a puxar umas luzes, fui aumentando, errando , acertando e até que hoje estou loira , no meu caso veio na hora certa, pois estou com uma quantidade enorme de fios brancos e eles se misturam com as luzes e ficam imperceptível o que me dá um fôlego a idas no salão , se estivesse pintando seria todo mês e com as luzes aguento tranquila 3/4 meses, logo mais a moda agora com a raiz mais escura,kkkkk!Mas o engraçado é que não gosto de pintar de loiro, gosto das luzes!! Acho que dá um efeito bacana , coisa que a tinta sozinha não faz ...Muito uniforme, sei lá ,não gosto !!
    Bjkas!!

    ResponderExcluir
  13. O bom senso deve sempre imperar nas questões entre pais e filhos. Parabéns!
    São lindos os cabelos das suas filhas!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  14. Ai.... essas meninas coloridas! Já já é a Lara.... esses dias disse que queria o cabelo amarelo igual do Pequeno Príncipe kkk. Linda Sophia com os penteados, adoro! bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  15. Que legal que vcs conseguem entrar em acordo e todas ficam felizes.
    Temos que ouvi-las, respeitando suas vontades, mas sem exageros.
    Adorei as cores nos cabelos das meninas.
    A Mi era avessa a frufrus no cabelo, vivia como Rapunzel, e não gostava de mudar seu penteado favorito, mas graças a natação, e muita conversa, consegui cortar seu cabelo no ombro, e agora ela passou a gostar de tiaras e faixas.
    E vive se namorando no espelho com o novo corte.
    bju

    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Cris admiro como vc consegue entrar em acordo com suas meninas de uma forma que ambas fiquem bem.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Lindas as fotos! Parabéns pela sua participação e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  18. Chris,eu tb acho que a gente deve ser flexivel nesses momentos. Ponderar,como vc disse e nunca dizer nunca! Ficaram lindos os cabelos das meninas. bjs,

    ResponderExcluir
  19. Oiii Chris, ficaram lindas as Californianas na sua filhota, minha mais velha já faz mechas desde os 16 anos, a mais nova que tem 13 como já é bem loirinha natural, não quis mexer no cabelo ainda! Acho que hoje em dia as meninas estão modificando os cabelos cada vez mais novas, é a nova geração, faz parte! Bjosssss

    ResponderExcluir
  20. Adorei o look das duas, essa fase é assim de muito acordo!!bjs

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, Chris! Bom dia meninas!!!

    Primeiro, FELIZ DIA DAS BLOGUEIRAS PRA VOCÊS!!! Obrigada por sempre estarem por aqui, inspirando a gente, tá?

    Segundo (super importante): eu vim convidar vocês e todos os leitores que quiserem para participar do DESAFIO DE FOTOGRAFIA - OUTONO, que rola lá no 1 Bagunça Deliciosa, a partir de hoje. Vamos???? Tô louquinha pra ver as fotos da Lú sobre os temas....

    Bjos e bênçãos.
    Mirys
    http://umabaguncadeliciosa.blogspot.com.br/2014/03/desafio-de-fotografia-outono.html

    ResponderExcluir
  22. Ficou lindo o cabelo dela! Super curti. Que bom que vc incentivou!

    E o megahair rosa ficou uma graça hehehehe. adorei.

    Agora, esse laço de cabelo que você fez!!!??? Que arrasou hein. Divou. Parabéns.

    Minha mãe tb era minha cabeleireira hehehee, cortava e penteava.

    Beijokas!

    Carol Rivera

    Passa lá no blog quando puder, tem post novo de look:
    [New post] Look do dia: tee Guns N’ Roses e camisa xadrez

    ResponderExcluir
  23. Cris o cabelo da Ana Luiza é tudo de lindo. E a Sofia ficou muito gata c o cabelo colorido. Q bom q vc é uma mãe q conversa e chega num acordo. kisses

    ResponderExcluir
  24. Essas minhas sobrinhas são muito gatas!

    ResponderExcluir
  25. Amigas, essas suas filhas são lindas e vc tem um jeito todo especial de lidar com elas.
    beijinho

    ResponderExcluir
  26. Lindos os penteados, que capricho! Minha filha já quis pintar com papel crepom, kkk, quando finalmente deixei... ela desistiu. bem assim, mesmo. Hoje está moça e pinta os cabelos de ruivo. Beijo!

    ResponderExcluir
  27. Chris, você fez o certo. Com diálogo chegaram a um consenso e todas ficaram felizes. É normal elas quererem experimentar. Se dá para liberar a experiência, melhor ainda! E assim elas vão crescendo e ganhando autonomia e sabedoria :)

    E que cabelos bonitos ambas têm!!! O da amiguinha também é lindo!

    Beijos, lindona!!!

    ResponderExcluir
  28. Ola, tudo bem?
    Primeiro, nem acredito que você me visitou e comentou. Fiquei mega feliz.
    Quanto as meninas, a minha aqui não prende o cabelo por nada. Vive com ele solto, mesmo morrendo de calor.
    E acho que você agiu certo, matou a curiosidade das meninas. E as explicou tudo, tanto que não falaram de repetir.
    E os penteados ficaram lindos!!!! Quero tentar aprender fazer trança embutida, Acho lindo!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  29. Oi Chris!! Olha eu aqui, atrazilda da silva comentando a BC Cabelo! kkkkkk
    Perdoa a amiga?
    Olha, adorei o seu jogo de cintura com as meninas, você é uma mamãe mára!
    Agora, o que adorei foi a sua habilidade cabeleireirística, que TUDO!
    Leva muito jeito, que trança perfeita, e aquele laço?
    E olha, mais uma vez obrigada pela sua ajuda com o link, já tô usando em tudo! kkkkk
    Vou usar aqui também...ó:

    Claudices

    ResponderExcluir
  30. Que saudade da Ana Luiza pequena. Como ela está cada dia mais bonita. O cabelo dela é lindo e a Sofia ficou muito bonita com os cabelos pintados.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Chris, diálogo e flexibilidade para entender os pontos de vistas são muito importantes na educação dos filhos. Parabéns! As suas meninas estão lindas.

    Com carinho
    Equipe Recanto
    Recanto das Mamães Blogueiras

    ResponderExcluir
  32. adorei essas mudanças nas meninas, quero ate ver quando as minhas estiverem maior..
    eu era louca pra mudar meu estilo depois q a gente conhece muda direto, ou não eu prefiro somente cortar srsr mas esses dias fiz mudança..
    lindas suas meninas, nada mais bonito q um cabelo natural
    abraços flor

    ResponderExcluir
  33. Chris essas meninas são umas lindas.
    beijinhos

    ResponderExcluir

  34. Chris, essa idade de 8 anos deve ter "alguma coisa", porque a Isabelle, aos 8 anos também cismou com mechas coloridas, mas assim como você, também propus que ela usasse aplique, e o assunto também morreu. É muito legal ser mãe de menina.

    Querida, tenho estado pouco na internet, porque ganhei bebê, acreditas? Está com 2 meses.

    Beijos, amigiunha







    ResponderExcluir
  35. Amei as transformações das meninas, ficaram mais bonitas ainda! :D
    Conversa e apoio entre mãe e filha é tudo de bom!
    bjssss e boa semana!

    ResponderExcluir
  36. Minha filha quer pintar o cabelo de vermelho o que eu faso????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela tiver cabelo claro deixa ela passar tonalizante, se ela tiver cabelo escuro explique e a descoloração agride muito o cabelo se mesmo assim ela quiser deixe, mas depois disso o cuidado com o cabelo vai ser redobrado, se ela for muito nova deixa ela pintar as pontas com tonizante, nunca fez mal pra mim quando era mais nova

      Excluir
  37. Tenho 11 anos quase 12 .. Vou na Cabeleleira amanhã ..vou dar mechas californianas .. Tomara q fique bom ^^
    Bjjs
    Ass: Kaw

    ResponderExcluir
  38. Que lindos esses penteados infantis, com certeza vai agradar e muito a criançada, para tudo que é evento.
    Depois dá uma conferida neste website, tem um monte de penteados para crianças também.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo