domingo, 1 de abril de 2018

A Semana 13 de 2018 - Dá para desfrutar das tarefas cotidianas?



Primeiro final de semana do outono e eu fui ali no cantinho que mais gosto desse "Ridijanêro", o Jardim Botânico. Pela quantidade de posts neste blog já dá para ter uma noção do quanto eu gosto de lá. Clica aqui no link Jardim Botânico pra ver só.

O objetivo desse passeio era, além de curtir o lugar, fazer uns exercícios de fotografia. Chegando lá, eu percebi que não tinha configurado a câmera corretamente, mas de qualquer jeito resolvi buscar novos olhares.

Encontrei essa flor linda e diferente no Jardim Japonês. Olha que eu já tinha ido neste espaço "zilhares de vezes", mas nunca tinha andado pela área que fica esta árvore. 


Flores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Aproveitei o passeio com calma, só eu e o marido, para olhar além das belezas naturais e comuns desse parque lindo. Observei as instalações e esculturas contemporâneas, de 25 artistas do Brasil e de outros países, sob o tema "Vestir o Mundo!", que fazem parte da "TRIO Bienal - Bienal Tridimensional Internacional do Rio de Janeiro 2017" que estava em cartaz até ontem, dia 31 de março.

TRIO Bienal - Bienal Tridimensional Internacional do Rio de Janeiro 2017

A Sofia vinha me pedindo para ir ao escape 60', uma espécie de jogo em que o time é trancado em uma sala e tem uma hora para decifrar códigos, achar itens escondidos, resolver enigmas e conseguir encontrar a saída.

Neste primeiro final de semana de outono eu resolvi satisfazer a curiosidade dela. Acontece que eu teria que fazer parte do time e não sou muito chegada a essa coisa de ficar trancada em uma sala. Mas rolou tudo tranquilo. Eu foquei em olhar a alegria delas, a desenvoltura em resolver os enigmas e contarem com a minha ajuda.


Depois fomos comer uma pizza, conversar sobre o jogo e o nosso desempenho e dar boas risadas.


Desde que entrei neste trabalho atual eu tenho chegado em casa ligeiramente mais tarde e liberei a galera de jantar sem me esperar. 

Como as filhas já estão grandes, a pessoa que me ajuda já trabalha aqui em casa há 13 anos (sabe bem como as coisas devem funcionar) e eu praticamente não estava comendo em casa, resolvi relaxar na alimentação e deixar por conta delas. 

Parece que não deu certo. Um belo dia eu chego em casa e pego a minha filha jantando macarrão com farofa. Quase caí dura com a combinação e falta de cor no prato. 

Depois desse choque a minha primeira semana de outono foi para reolhar a alimentação aqui em casa e colocar as coisas nos eixos novamente. Café da manhã e jantar comigo à mesa, foto do prato do almoço, e caderninho para anotar os lanches. Não é fácil, não!  

Café da manhã para preencher o corpo e a alma. Fatia de pão integral torrada, cream cheese, lâminas de pera ercolini, um fio de mel e nozes pecan picadas.
Um eu sirvo montado, o outro vai com os ingredientes para, se quiserem, prepararem.

Cobertura perfeita para sua torrada

Outro café da manhã bem leve e saboroso foi com abacate amassado com iogurte natural, mamão picado e granola.

como variar o creme de abacate no café da manhã

Cuidei das saladas também. Esta foi preparada com mix de folhas, abacate em pedaços, azeitona verde, fatias de rabanete, gomos de laranja e amêndoas. Tudo temperado com azeite, sal e pimenta, e acompanhado de torradas com azeite e ervas.

dicas de variações de salada de abacate

Um dos jantares da semana, sempre repeteco do almoço, teve hambúrguer recheado com queijo, espiga de milho para quem não gosta de creme de milho, creme de milho para quem gosta, arroz e banana frita. 

Eu tenho uma receita de hambúrguer de frango aqui no blog, no post "Jantar de Coração". Mas esta receita que fiz foi outra versão. Acho que vou fazer o post.

Hambúrguer de frango recheado de queijo

Outro almoço e jantar foi bife acebolado com legumes assados no forno que eu deixo cortado e temperado antes de sair de casa.

Também tenho aqui no blog uma receita de legumes assados no forno que, aliás, é o terceiro post mais lido desse blog. 

Mas fiz diferente desta vez (minhas filhas dizem que eu nunca repito uma receita, sempre mudo. E é verdade) e ficou maravilhoso. Acho que vou fazer o post também.

Legumes assados ao forno

A sexta-feira foi Santa, e na nossa mesa tivemos bacalhau com crosta de alho crocante, ovo cozido, batata cozida com azeitona preta e brócolis no alho. 


Acho que além das receitas vou fazer o post do cardápio da semana. Quem sabe rola tempo e disposição. 

Com o olhar da semana focado na parte culinária da casa e da família, não sobrou muito espaço para outras coisas, mas até deu tempo para olhar para mim e me cuidar. 

Ainda tomada por esse clima de início de outono usei o esmalte "Cheguei Causando" que combinou perfeitamente com o batom e a estampa do vestido. Me senti chegando e causando! 

Tanto o esmalte, quanto o batom, nesse tom de coral cheio de valor, eu ganhei da amiga Fernanda Reali em ocasiões diferentes. Amei os dois!


Fazer tarefas cotidianas e repetitivas, como arrumar a casa, lavar e passar roupa, e preparar o almoço e o jantar podem ser muito entediantes. Então, colocar desafios, pensar em modos diferentes de fazer o mesmo, acrescentarmos alguma complexidade àquilo que já entrou no automático, transforma a tarefa chata em algo que podemos aproveitar. 

Exercitar a nossa habilidade de transformar uma tarefa cotidiana em algo prazeroso é essencial para a nossa felicidade, já que não conseguimos fugir dessas atividades rotineiras chatas "bagarai". 

Por isso que eu procuro usar a criatividade, fazer diferente, mesmo quando vou ter que fazer o arroz, feijão e frango. É, para mim, uma forma de tornar divertida e estimulante a função de cozinhar.

Se alguém tiver uma dica de como tornar a função de lavar louça divertida, eu estou aceitando!

Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Chris, primeiro devo dizer que adorei as pdotos todas.As iniciais, um show!

    E tive que rir, até mostrei pro meu marido aqui... Te conheço há anos, sei do teu cuidado com a alimentação e tudo mais...Sei dos coloridos que fazes nos pratos. E encontrar um prato de macarrão com farofa? rs...Desanimador! Que coisa! Mas aqui idem... Um dia aprendem!!!


    Adorei tuas sugestões! beijos, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Chica, kkk... imagina a minha cara de derrota kkk. Quando eu achei que já tinham absorvida, que já podiam seguir sozinhas,... Não é mole não. Estou na esperança de um dia aprenderem. quem sabe quando tiverem filhos e passarem a se preocupar com a alimentação deles?! kkk
    Muito obrigada pela visita.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  3. Chris, uma semana de pratos deliciosos e lindos por aí, show até macarrão com farofa)!!
    Deve te sido o máximo evento com as meninas, adoraria ir com o filho!
    Ah, vc tem que colocar o link no Painel REolhar a Vida que a Elaine abre toda semana.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dalva, muito obrigada. Nessas últimas duas semanas a Elaine colocou o post mais tarde e eu acabei não colocando o meu link. Fui lá agora e coloquei. Muito obrigada pelo aviso.
      beijos

      Excluir
  4. Chris:
    O que são esses pratos! hummm
    beijocas

    ResponderExcluir
  5. Chris querida
    Que delicia de semana!
    Adorei seu passeio e as fotos do Jd Botânico.
    Ajustes às vezes ão necessários e eu adoro suas receitas.
    Não preciso nem dizer que eu amei o esmalte e o batão né?!...rs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau, o JB do Rio é maravilhoso.
      Que bom que você gosta das receitas. Vou até postar mais, então. kkk
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo