sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Pinturas para Relaxar



Meu tempo. Meu tempo para mim. Demorei para retomar isso. Demorei mais ainda para retomar isso e sem culpa. Mais de seis anos após a Ana Luiza ter nascido. E foi na terapia. Em uma manhã de terça-feira acordei cedo e fui para a minha sessão semanal antes do trabalho.

No caminho fui pensando eu não acordo mais cedo para fazer as unhas, para fazer exercícios, eu não tiro uma hora do meu dia para sair com as amigas, para ir ao cinema com o marido. Quando faço isso é para ir à terapia para falar de família, de filho, de maternidade. Tiro essa única hora semanal, além de trabalhar e ficar em torno da função de mãe, com o intuito de me equilibrar para ser uma mãe melhor.

E foi essa reflexão ao longo dos três quarteirões que eu andava até o consultório da psicóloga que me fez abrir a porta e falar para ela: “me dei alta. Hoje é a última sessão. Vou usar essa hora semanal para fazer alo para mim. Exclusivamente para mim. Para eu ficar mais equilibrada, mas tranquila com a maternidade, e dar o meu melhor, eu preciso desviar o foco por um tempinho, pelo menos uma vez na semana.”.

A partir daí foi isso que eu fiz. Uma vez por semana, aleatoriamente, eu ia ao cinema sozinha, a uma peça de teatro com uma amiga, sentava em uma livraria e lia uma parte de um livro, saía para comer uma pizza, etc.

Foi me dando esse espaço, esse tempo que reencontrei o prazer de ter um hobby. Foi olhando para mim que me deia a oportunidade de fazer as aulas de pintura.
 
A importância de ter um hobby

E digo, ter um hobby faz toda a diferença. Dedicar um tempo a algo que a gente gosta e que desvia da rotina relaxa e ajuda ter mais foco.

A importância de ter um hobby

Sim, parece incrível como o fato de desviar do foco faz a gente voltar, e retomar mais atenta. Muita coisa do que fazemos no nosso dia a dia fazemos de forma automática, como fizemos ontem, como vimos nossos pais fazendo, como nos foi incutido. Quando paramos para fazer uma atividade que gostamos, relaxamos e conseguimos pensar nas nossas atitudes, rever os nossos conceitos.

A importância de ter um hobby

Comigo funciona muito bem. Enquanto dou as minhas pinceladas acabo revendo cenas do meu dia, da minha semana. Consigo ver com mais clareza, com mais consciência. Apesar de, nesse momento, eu ter uma visão de helicóptero, olhar para a situação como se estivesse fora dela, estou mais presente.


A importância de ter um hobby

As rotinas pesadas, intensas, corridas, nos deixam no automático. Por isso ter “ilhas” de diversão e lazer é tão fundamental. Ajuda a desestressar, a desacelerar e a enxergar as situações com mais clareza. Com mais cor e brilho. 

A importância de ter um hobby

E não, minhas filhas nunca se sentiram abandonadas por eu ter o meu tempo, nem o meu marido. Pelo contrário, eles até admiram isso. Sentem o quanto isso faz bem não só para mim, mas como para todos nós. Então, dedicar um tempo ao que gostamos faz bem para a saúde e para a mente. Podemos fazer sem medo de ser felizes, sem culpa.

Essas foram as minhas pinturas das últimas duas semanas e que me ajudaram a esvaziar a mente e preencher a alma.



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

3 comentários:

  1. amei demais os passarinhos, amei como eles ficaram na plata! com certeza ter um trabalho artístico assim é um hobby maravilhoso para a mente...

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigada Dalva. Eles ficaram fofinhos, né?
      Beijos
      Chros

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo