segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

A Semana 49 de 2018 - Primeira do último mês


A primeira semana do último mês do ano! Mais uma vez eu paro, penso e a primeira sensação que me vem é de que o ano voou, o que não é novidade. Cada vez mais vejo a mim e as pessoas ao meu redor tento esta impressão de que o tempo passa cada vez mais rápido. 

Alguns estudos já tentaram descobrir o que causa a sensação do tempo passar mais rápido do que antes. Eu já ouvi e vi alguns desses estudos afirmarem que esta sensação está relacionada com a idade: quanto mais velho ficamos, maior a impressão de que o tempo voa. Será?

Não sei. Eu sei que se o tempo voa o melhor que tenho a fazer é aproveitá-lo, prestar a atenção nas circunstâncias que me envolvem, estar presente. E sentar aqui para rever a minha semana é uma das maneiras de rever o meu tempo e valorizá-lo.

Essa primeira semana do último mês do ano que passou voando começou com trabalho no sábado, no primeiro dia do mês.


Trabalho para fechar um projeto, fechar um ciclo, mostrar o resultado de como este ano foi produtivo e fez a diferença.

Achei muito fofo e cuidadoso por parte da empresa preparar um café da manhã para a equipe que estaria ali trabalhando e abrindo mão de estar com a família. São pequenos detalhes como este que motivam e fazem a diferença nas relações. Faz a gente sentir o tempo mais bem aproveitado.


Com a equipe unida, focada e trabalhando com bom humor conseguimos concluir antes do planejado. Aproveitei, então, para fazer o meu percurso de volta para casa pelo Feira do Lavradio que estava rolando ali perto.

Foi aí que no meio do meu caminho de volta para casa eu encontrei um baile de charme em plena rua. Não resisti! Caí na dança. Senti saudades das aulas de charme, relembrei os tempos que eu frequentava os bailes no Cordão do Bola Preta e no Clube Helênico. Apenas meia horinha de quebra de caminho que me fizeram super bem. Valeu a pena me deixar surpreender e sentir o meu tempo bem aproveitado.


O tempo da manhã de domingo foi aproveitado com um passeio de bike com a Ana Luiza. Resolvemos pedalar no Orla de Copacabana. Para minha surpresa todos os elefantes da Elephant Parade Rio 2018  estavam expostos em frente ao Copacabana Palace. E eu achando que a exposição iria acaber sem eu ter visto toda a manada?! 

Paramos com calma, fotografamos todos sem pressa, tomamos um sorvete e seguimos em nossas pedaladas.


Fizemos mais duas pausas para contemplar a natureza, a vista da cidade, o dia, as pessoas que passavam: uma no Forte de Copacabana e outra no Leme. Bebemos água de coco e aproveitamos o nosso tempo. Deixamos ele passar ao ritmo da nossa respiração.


Durante a sema concluí o curso de Design Thinking na Casa Firjan. Cheguei na última aula correndo, atrasada e encarregada de fazer a apresentação do nosso trabalho para a banca. Foi ótimo. Um tempo muito bem aproveitado. 

Um tempo muito bem aproveitado com aprendizado. Aliás, dizem alguns estudos que quando estamos aprendendo, precisamos de toda a nossa atenção e por isso, temos a sensação de que o tempo passa mais lentamente. Já quando temos familiaridade com a atividade podemos dedicar o nosso tempo a ela sem prestar tanta atenção, meio que no automático. Aí o tempo voa!


Teve dia de aula de pintura e mais uma vez eu estava na correria e a professora também. Resolvemos, então, fazer uma pausa de meia hora antes da aula para desacelerar e assim aproveitar melhor esse nosso tempo que passa voando por aí. Caipirinha, aperitivos, conversa, risadas, relaxamento e voltamos para a aula mais tranquilas e aproveitamos melhor as nossas pinceladas. 


Começa o final de ano e com ele começam as comemorações. Fui com amigas do trabalho aproveitar a nossa hora de almoço com calma e um restaurante agradável e com comida saborosa. Comer com tempo para apreciar o sabor, reforçar os laços de amizade e saborear o tempo. 


A semana que começou com muito trabalho terminou com festa de final de ano da empresa. Festa em grande estilo como foi este ano que teimou em passar voando, mas que a gente insistiu em segurá-lo com as mãos e aproveitá-lo.



Mas vou contar que as horas da festa passaram voando! Cantei, dancei, fotografei, comi, bebi, conversei, me senti superjovem e não vi o tempo passar. 


Será que essa coisa de tempo que voa realmente tem relação com a idade? Ou com os sentimentos que carregamos no nosso tempo?

Este post faz parte da BC #ReolharAVida proposta pela Elaine Gaspareto que veio substituir a BC #52SemanasDeGratidão que em 2017 substituiu a BC A Semana que por sua vez já tinha substituído a BC Pequenas Felicidades.




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

4 comentários:

  1. que delícia ver como foram seus ultimos dias.que vista do Rio com esses cocos hein, que vontade de voltar pro Rio, adorei os elefantes, e o café da manha com esses bolos maravilhosos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia, o Rio tem vistas lindas e que encantam mesmo. Tomara que você volte logo à cidade.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Oi Chris

    que delícia seus dias!!!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, muito obrigada por estar sempre aqui presente, mesmo quando eu ficou ausente. kkk
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo