terça-feira, 13 de novembro de 2018

Elephant Parade Rio 2018



Um dia que tenho em minha memória como um dia simples, mas muito especial, com a Ana Luiza foi quando saímos de bicicleta para ver as vaquinhas da primeira Cow Parade no Rio. Isso em 2007. 

Mas por que esse dia foi tão especial assim? Por ter sido inesperado, sem planejamentos e sem expectativas. Estávamos em casa em um dia de final semana chuvoso, aquela chuva bem fina, que a princípio só atrapalha quando resolvemos tornar aquele tédio em algo divertido. Fomos andar de bicicleta na chuva. Acabou que o nosso passeio de bike na chuva durou praticamente quatro horas com paradas para fotos, para tomar sorvete todas molhadas, muitos risos, a sensação de aventura e de estar fazendo algo fora do normal. Simples assim. 

Sabe como é mãe... os filhos crescem e a gente continua querendo reviver essas experiências. Foi me lembrando desse dia que chamei a Ana Luiza para sairmos em um passeio de bicicleta em busca dos elefatinhos da Elephant Parade Rio 2018.



A Elephant Parade é uma exposição de arte a céu aberto com o objetivo de chamar a atenção do público para os maus tratos que esses animais ainda sofrem ao redor do mundo.

Esse da foto, o Saideira de Renan Cristian, por exemplo, está acorrentado para chamar a atenção para os elefantes que vivem em cativeiro, acorrentados, aprisionados e maltratados. Sim, isso acontece no Brasil.



As esculturas, no tamanho real de um bebê elefante, decoradas por artistas locais estão espalhadas pela cidade em seus principais pontos turísticos. Tanto o Saideira, quanto o "O Silêncio da Noite", de Helder Cavalcante, estão nos Arcos da Lapa.

Já o "Jornal Kimi", de Susi Cantarino, está em plena Rua Jardim Botânico. 


Além de chamar a atenção para a questão dos animais, a exposição é um ótimo estímulo para passear em família para visitar os pontos turísticos da cidade e conhecer toda a manada também!

A orla das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon está cheia de deles.


Só em frente ao Copacabana Palace podemos encontrar com seis deles.



Um inclusive, o "O Viajante Imaginário" de Rosângela Vig, é adolescente. Ah, é! Mãe de adolescente reconhece!


Olha só esses olhinhos virados pra cima!


E falando em filhos adolescentes, é claro que as minhas não quiseram fazer o passeio de bike comigo para ver os bichinhos customizados. Nem na chuva, nem no sol. Mais ainda temos tempo até o final do mês.


A manada com 60 estátuas que estão transformando o ambiente urbano da cidade maravilhosa em uma galeria de arte a céu aberto ficará nas ruas até o final do mês de novembro.



Ao final da Elephant Parade, os elefantes são leiloados e parte da quantia arrecada é destinada a projetos de preservação dos elefantes. Inclusive o valor arrecado com as sete esculturas dos elefantinhos acorrentados será destinado ao Santuário de Elefantes Brasil, na Chapada dos Guimarães, para ajudar no resgate de mais elefantes que permanecem em cativeiro de forma precária no Brasil e na América do Sul. 





Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

10 comentários:

  1. Oi Chris

    genteeee que exposição mais linda, apesar de ser triste saber q tantos animais sofrem c maus tratos.
    Esse dos olhinhos virados é mt fofo

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, a exposição está muito fofa mesmo. Eu queria ver todos.
      Beijos
      Chris

      Excluir
  2. acho super legal essa exposição justamente pra chamar a atençao desses mau tratos que continuam acontecendo!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, eu também achei muito legal esse foco de usar a arte para falar de temas tristes e cruéis.
      Beijos
      Chris

      Excluir
  3. Que fofos estes elefantes... aqui tiveram as vacas também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muito legais essas exposições ao ar livre né? Já teve a Mônica Parade e uma com ursos na época dos Jogos Olímpicos.
      Beijos
      Chris

      Excluir
  4. Que tristeza saber que ainda ocorrem maus tratos com eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Genis, é muito triste sim ver que o ser humano ainda age assim. E achei bem legal usar a arte para abordar o tema tão cruel e violento.
      Beijos
      Chris

      Excluir
  5. Que legal viver numa cidade onde vc pode sair de bike explorando algo diferente, encontrando arte. Tadinhos dos elefantes :(
    A exposição está linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, muito legal sim. Hoje mesmo eu queria aproveitar o feriado e fazer isso. Acho que vou na chuva mesmo.
      Beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo