quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Museum Of Me - Um mergulho na sua alma digital


O Rio de Janeiro continua lindo sim, é uma Cidade Maravilhosa sim, mas tem muitos acontecimentos, principalmente da cena cultural que acontecem primeiro em São Paulo e muitas vezes nem chegam a vir para Rio. É nessas horas que eu, carioca apaixonada pela cidade, fico com aquela invejinha dos amigos vizinhos paulistas. A instalação “Museum of Me – Um mergulho na sua alma digital” foi um desses acontecimentos que chegaram à Avenida Paulista antes de vir sentir a maresia carioca. E eu fiquei aqui na vontade de experimentar sem nem saber se teria a oportunidade. Mas eis que o cubo que promete escancarar no nosso DNA digital foi montado no térreo do CCBB do Rio.

Na primeira segunda-feira de “Museum of Me” no CCBB-RJ lá estava eu na minha gora do almoço. 



Fila mínima, apenas três pessoas na minha frente, e agendei o meu horário com tempo para rever a exposição “Raiz” de Ai Weiwei. Só uma dica: às segundas-feiras o CCBB é muito mais vazio. Até hoje as pessoas se esquecem que ele abre às segundas e fecha às terças, ao contrário dos demais centros culturais ao redor. 

No meu horário lá estava eu toda curiosa e preparada (sem o meu sapato e devidamente calçada da proteção nos pés), pronta para entrar na tal sala escura equipada com dezenas de displays de led que iriam se iluminar e projetar cenas da minha vida social. Isso mesmo, uma exposição imersiva e personalizada! 

Na entrada do cubo temos que digitar nosso nome de usuário do Instagram (que deve estar em modo público). É claro, a mostra audiovisual é formada por imagens compartilhada por nós mesmos.






Assim que entramos, nos deparamos com uma sala com painéis de led e espelhos em todas as lados. Eu fiquei ali meio de bobeira me olhando nos espelhos, rodando pra lá e pra cá, querendo me ver em todas as projeções até aos poucos comecei a perceber sons, imagens e luzes na minha visão periférica. E reconheci essas imagens.

De repente todos os painéis parece que despertam em uma explosão de cores e sons . E o interessante é que reconhecemos as imagens, as hashtags, as legendas os emojis. Todos correspondem as foto do nosso feed do Instagram formando uma grande colagem caleidoscópica. 




É uma experiência bem interessante e divertida, mas muito rápida. E como boa mãe que sou, assim que vi a foto das minhas filhas fiquei do tipo babando e não vi mais o resto. Coisa de mãe, né? Eu fiquei de bobeira olhando para as fotos delas e quando me dei conta já tinha acabado o meu tempo. Vou voltar. O ideal é agendar dois horários. Um para ver as fotos, olhar tudo que é exibido da sua vida, e outro para fazer fotos e rever com mais detalhes.




A exibição tem duração de aproximadamente 2 minutos. Apesar de somente uma conta ser ativada, você pode entrar sozinho, ou com até três acompanhantes. 





A instalação fica no #ccbbrj até 29 de setembro e é gratuita.




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

10 comentários:

  1. Lindo e tão interessante!Adorei! Não sabia disso! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica,
      que bom que você gostou.
      beijos e ótima semana.
      Chris

      Excluir
  2. Que exposição interessante, Chris.
    Acho que vale a pena fazer uma visitinha acompanhada das suas filhas pra ver a reação delas.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, também acho legal fazer com elas. Até para elas verem como seria o mergulho delas.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Lembro dessa exposição aqui em São Paulo. Como não tenho Instagram, não rolou, mas adorei a ideia imersiva. Você arrasou no post!

    Sabrina Santiago | www.mocadecasa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Sabrina, muito obrigada. Realmente a exposição só é interessante para quem tem instagram ou vai acompanhar alguém que tenha.
      beijos
      Chris
      Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

      Excluir
  4. Chris do céu! Que exposição incrível! Tomara que ainda dê tempo de ir conferir! Acho que farei que nem você a vou aproveitar uma segunda feira para ir lá. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna, vai sim. Aproveita e vê a do Ai Weiwei. Essa digital é bem rapidinha, mas muito legal.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. ah que demais! essa expo tbm estava aqui em SP, mas acabei perdendo! :(
    parece mesmo uma experiencia super bacana!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lívia, é sim bem legal. Pena que você não conseguiu ir quando estava em São Paulo. Mas não dá para irmos em tudo, né?
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo