segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Praia José Gonçalves - Um paraíso rústico em Búzios

Búzios, a famosinha da Região dos Lagos, é badalada, charmosa, e cheia de praias. Essa pequena península de apenas 8 km de extensão tem o seu contorno todo recortado o que permite a existência de 23 praias com características bem diferentes e para todos os gostos. Cada uma com a sua beleza particular. Tem as mais conhecidas e paraíso dos surfistas como Geribá; as mais família e ótimas para crianças como Tartaruga e Ferradura; a do pessoal moderninho como Azeda e Azedinha; praias pequenas como a Foca, praia com areia vermelha como a Praia do Forno e até praia de nudismo como a Olho de Boi. A grande parte dessas praias é bem conhecida e fica sempre cheia. Mas Búzios ainda tem seus paraísos mais escondidos, pouco conhecidos e ainda relativamente vazios. Um desses paraísos é a praia de José Gonçalves. 

Praias de Búzios

Reza a lenda que o nome dessa praia vem do mercador de escravos José Gonçalves que utilizava a área para o desembarque clandestino de escravos. Dizem que até D.Pedro II visitou o tal mercador quando esteve de passagem pela região.

A Praia José Gonçalves é a segunda praia de Búzios de quem vem de Cabo Frio. Fica entre Caravelas e Tucuns, na seta vermelha no mapa abaixo. 

Praia José Gonçalves em Búzios

Atualmente o acesso a praia é bem sinalizado. Vindo de Búzios para Cabo Frio ou no caminho contrário pela RJ102, ou Estrada dos Búzios, é só ficar a atento as placas. A partir da entrada são 3,5 km de estrada asfaltada inicialmente e depois segue uma estradinha de terra cercada de vegetação nativa que faz parte da APA Pau Brasil (APA = área de preservação ambiental), a maior reserva de pau-brasil em território fluminense.

Praias de Búzios

Nem sempre a estrada está em boas condições. Nesse dia mesmo passamos por um lamaçal e até achamos que íamos atolar. Mas deu! E na chega recompensou! 

A praia em si é uma graça. Com apenas 100 metros de extensão de areia, e cercada de verde de mata nativa, sem nenhuma construção em volta, bem rústica!

Quando chegamos no último sábado da primavera, sábado que marca o início da alta temporada, por volta das 11 horas a praia estava completamente vazia.

Praias de Búzios

Tivemos uma praia particular por cerca de uma hora. 

Praias de Búzios

Vale ressaltar que a presença dessas algas não é comum na praia. Neste final de semana as praias da região estavam cheia dessas algas, pois fizeram uma limpeza em alguma lagoa e jogaram as algas no mar. Sério, trabalho nada inteligente, né? Limpam um lado e sujam outro. Vai entender?!

O Davi, morador local e responsável pelo único quiosque da praia, estava se encarregando de fazer a limpeza sozinho. Aplausos para ele!

Praias de Búzios

Voltando a praia... como disse José Gonçalves está dentro de uma área de preservação ambiental. 

Praias de Búzios

De qualquer ângulo da praia avistamos a vegetação da Serra das Emerências, com característicos da Mata Atlântica, misturados com elementos típicos de outros ecossistemas do Brasil.

Praias de Búzios

A encosta com pedras algumas vezes, dependendo da maré, favorece a formação de piscininhas de água cristalina. 

Praias de Búzios

A área verde no canto direito, logo na entrada da praia, hoje serve como espaço para as pessoas desfrutarem. Logo depois chegou uma turma e montou um churrasco. 

Praias de Búzios

Nesse espaço antigamente ficava o famoso Quiosque do Ranieri que era uma atração à parte. Apelidado de caverna dos Flintstones ele era esculpido em madeira, pedra e mármore inspirado nas obras do artista espanhol Antonio Gaudi. 

O quiosque era muito louco! Eu adorava sentar ali de frente para o mar, tomar uma caipirinha e comer a especialidade da casa que era a casquinha de marisco ou marisco na casca! Uma certa vez até vi uma baleia colocar a cauda para fora lá no mar! 

Mas em fevereiro desse ano, quando o quiosque iria completar 22 anos, a defesa civil achou que ele estava muito próximo ao mar e em uma operação retirou a construção dali. 

Atualmente tem o trailer que serve bebidas e aperitivos com atendimento gentil e simpático para quem quiser.

Praias de Búzios
 
No momento eles estão sem o carro chefe que é a casquinha de mexilhão. Uma maré vermelha que possou por ali há dois anos matou os mexilhões. Mas a criação já está ganhando vida novamente e em breve a especialidade deve voltar ao cardápio. 

Enquanto isso, o David preparou para mim um suco de abacaxi bem gelado nesse liquidificador movido a manivela. 

Praias de Búzios

Tudo bem rústico, simples e agradável. Um paraíso natural entre duas cidades com suas badalações. Vale a pena conhecer.  

Outras praias em Búzios:

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

13 comentários:

  1. Meu sonho ir na Olho de Boi, fui só na Abricó que também é nudista.
    Amo praia particulaaaar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, a Olho de Boi é muito linda. Bem pequena e com água transparente. É a única de conchinhas em Búzios. Nunca fui na Abricó.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. adoro lugares assim mais rústicos em contato com a natureza, estive em Búzios ha anos atras e morro de vontade de voltar

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia, eu também gosto de locais assim. Búzios é um charme. Tomara que você consiga voltar.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Amo esse lugar, acho lindo e tranquilo, além da facilidade de alugar casa lá, tem um custo acessível.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, alugar casa lá é uma ótima opção. Ainda mais para quem vai com frequência. Eu mesma já tive casa alugada lá por muito tempo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Respostas
    1. OI MOnique é muito lindo sim. Búzios é cheia de encantos
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Que lugar lindo!
    Adorei as fotos, estou precisando de ir a um lugar desses, que proporcionam paz e deixam nossas energias mais ativas e fortalecidas!
    Eu também estou super enrolada com o blog... mas vou tentar melhorar. hehe
    Feliz natal minha linda e que 2020 seja bom para todas nós!
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  6. É mesmo um paraíso, Chris, só de olhar as fotos maravilhosas já imagino!
    Exuberante em toda sua simplicidade, que todos os privilegiados que passarem por esse tipo de lugar o tratem com respeito e zelo.
    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Sempre vejo nas novelas Búzios e é um local lindo, não conhecia a história dessa praia!!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  8. Eu não gosto de praia, mas se for uma praia deserta eu até aceito ir e ficar por lá por um bom tempo. Nunca tinha visto um liquidificador movido a manivela, mas achei bem interessante. As fotos ficaram lindas.
    Boas festas pra você e toda a sua família.

    galerafashion.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo