terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Livro Jantar Secreto


Entrei em uma livraria com a minha filha e ela pegou o livro "Jantar Secreto" dizendo que estava doida por esse livro. Já tinha lido outras publicações do autor e adorou. Inclusive, tem um dos livros dele que é indicado como leitura na escola.  

Levamos o livro pra casa. A Ana Luiza deitou no sofá e passou o final de semana com ele nas mãos. Leu do início ao fim em uma tacada só e me recomendou a leitura. Acabei fazendo o mesmo. Li de uma única vez. Comecei e não consegui parar. 


Já no primeiro parágrafo: "Na madrugada do dia 18 de junho de 2016, um homem entra na 15a DP do Rio de Janeiro, no bairro do Jardim Botânico, e pede para falar com o delegado de plantão. Suas mãos tremem, mas ele mantém o olhar firme. Veste um smoking ensopado de sangue", o tom de suspense envolve o leitor.

O livro com a história de quatro amigos que deixam a sua pequena cidade no interior do Paraná e vão fazer faculdade no Rio de Janeiro. Felizes com a conquista da suposta independência e cheios de sonhos para um futuro brilhante. Porém, depois de algum tempo já cursando a tão sonhada "facul" e vivendo na promissora Cidade Maravilhosa, a situação do país não ajuda e o rumo das vidas de Dante, Miguel, Hugo e Leitão segue diferente do ideal de liberdade financeira. 

Diante de uma dificuldade financeira, da possibilidade de verem todos os seus sonhos e planos irem por água abaixo e, pior ainda, tendo como alternativa retornar para Pingo d'Água, os quatro amigos precisam ser criativos, empreendedores e correrem algum risco.

É neste momento que juntando as habilidade individuais surge a ideia de preparar um jantar comum para arrecadar dinheiro já que Hugo é um exímio chef de cuisine. Leitão, responsável pela divulgação, resolve fazer uma brincadeirinha e propor um jantar com um ingrediente inusitado: as melhores carnes humanas do mercado do Rio de Janeiro. 

A partir daí o suspense realmente envolvente, absorve, faz pensar, incomoda no bom sentido, choca e até lembra cenas no melhor estilo Quentin Tarantino. 

"O paladar é o único sentido isento das questões éticas que governam os demais. Imagine um performer que mutila um animal numa galeria de arte ou um músico q tortura um animal, porque acha o som agradável... Casos impensáveis! Ainda assim, há anos, nós matamos, mutilamos e torturamos animais simplesmente porque eles são saborosos. As pessoas toleram muito sofrimento em sua comida. Em nome do paladar, tudo é possível, meu amigo".

A narrativa ocorre em primeira pessoa de forma fluida e em tom de relato de confissão, repleto de elementos cotidianos e de pontos de identificação principalmente para quem mora no Rio e conhece as ruas de Copacabana onde grande parta de história acontece. Tem momentos de texto como a  transcrição de uma conversa de Whatsapp, diversas referências da cultura pop e trechos de poemas supostamente escritos em portas de banheiro público (aqueles que realmente podemos encontrar por aí). Tudo isso dá a narrativa um tom realidade que faz nos sentirmos dentro a história.






O livro traz uma crítica a situação do país, um paralelo com a crise que vivemos a partir de 2016 no Rio de Janeiro quando a expectativa era de crescimento e na verdade desabamos em índice de desemprego. Mas acima de tudo faz uma crítica a fomo como lidamos com a comida. Até onde somos capazes de ir pelo movidos pelo instinto de sobrevivência e até onde somos capazes de ir movido pelo desejo. Será que necessidade de sobrevivência e desejo têm limites diferentes?


Sinopse: "Um grupo de quatro jovens deixa Pingo d'Água, uma cidadezinha no interior do Paraná, para estudar no Rio de Janeiro. Eles dividem um apartamento em Copacabana e fazem o possível para alcançar seus sonhos na cidade grande. Dante, o narrador, trabalha como vendedor numa livraria e cursa administração. Leitão, um hacker de humor escrachado, frequenta aulas de ciência da computação, mas prefere mesmo jogar video game e comer pizza. Miguel, o certinho do grupo, estuda medicina. E Hugo é um aspirante a chef e dono de uma vaidade sem limites. Em meio às dificuldades de pagar o aluguel e conseguir um bom emprego em um país em crise, os quatro amigos têm uma ideia para finalmente ganhar dinheiro: realizar jantares secretos para clientes ávidos por uma aventura exótica. Mas o que começa como brincadeira de repente assume proporções inimagináveis. Eles mergulham num sufocante caminho de desconfiança, paranoia e ambição, assumindo uma índole perversa que jamais imaginaram possuir. Passando por matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e uma espiral de crimes, Jantar Secreto une humor negro e suspense numa trama hiperbólica, misto de fábula sobre a violência e retrato de uma juventude sem rumo.".




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Que história incrível! Amei

    Beijos! Aguardo sua visita!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, a história é bem interessante e surpreendente.
      Já visitei! :)
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Tem livros que nos prendem muuito, de tal forma que a gente só consegue soltá-lo quando ele termina, né? Não conhecia esse, mas fiquei doida para conhecer depois do seu post! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Kaila, eu gosto de livros assim. Aì quando acaba a leitura fico sentindo falta e querendo outro que faça o mesmo comigo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. nossa super interessante esse livro, ainda mais esse trecho que vc separou sobre o sofrimento animal, como vc sabe sou vegetariana e acredito mt nessa relação da nossa alimentação com nossa vida

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia, eu também achei muito interessante e é muito impactante também. Faz pensarmos e reavaliarmos bastante essa relação com a comida.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Olá! É muito bom pegar um livro e se prender com a história, gosto quando pego e leio de uma vez. Mas, confesso que não estou habituada com esse gênero literário apesar de achar que sempre devemos ariar nossas escolhas.
    Beijocas.


    www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, eu também acho que devemos tentar novas opções. Ultimamente eu estava muito presa a livros de crônicas e amei ler este.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo