segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Olhar o mesmo de forma diferente - BEDA

Tenho percebido em mim que esses dias de isolamento total de alguma forma modificaram o meu olhar. Com esse brecha, essa porta entreaberta, a oportunidade do breve respirar, tem que ser muito bem aproveitada. Percebo que isso tem despertado mais ainda a minha curiosidade. A vontade de descobrir detalhes, de encontrar algo novo no velho, de encontrar novidade no corriqueiro.

Entendo esse momento de flexibilização como uma mudança de atitude que exige muito mais responsabilidade. Antes o nosso papel era ficar em casa. Agora é escolher os momentos de sair, fazer bom uso deles, e ser cuidadoso no uso da máscara, de manter o distanciamento, lavar as mãos e tal. 

Assim escolho o meu momento de "pular a janela" para cuidar do meu corpo me exercitando e da minha mente. Aliás, no fundo eu tenho medo que venha uma segunda onde e voltemos para o isolamento total e eu não tenha usado esse hiato entre confinamentos para me reabastecer de energia. 

Enquanto rezo para que realmente sigamos melhorando no combate ao vírus, desfruto a minha liberdade condicional para contemplar e essa contemplação tem me trazido ótimas surpresas.

Faço um percurso de bicicleta frequentemente. Um caminho que também faço a pé e de carro. Um caminho comum, já percorrido repetidas vezes. Esse caminho beira  a Baía de Guanabara. Acho que por isso o meu olhar sempre esteve em direção ao mar.

Dessa vez resolvi retornar pela calçada oposta e observar o lado que contempla a Baía de Guanabara. Me deparei com fachadas lindas e coloridas que sempre me passaram despercebidas. Com certeza, se eu estivesse em outra cidade como turista já teria me encantado com essa arquitetura.  Mas na nossa cidade, acho que pelo senso de que a oportunidade está ali disponível a todo momento, deixamos passar, nos perdemos nos nossas questões do dia a dia.


Mais adiante, na mesma calçada que beira a via onde passam os carros, entre prédios, bares e restaurantes, uma surpresa. Apenas um passo a mais e parece que saí da cidade e entrei no campo. 


Eu nunca tinha percebido essa área de horta comunitária com compostagem e muitas mudas. Mais alguns passos e deixei a cena inusitada dentro de um centro urbano para trás. Porém com uma sensação boa de descoberta. 

 
Em outro passeio de bicicleta pela Lagoa Rodrigo de Freitas, também um local bem habitual para mim me encantei com um espaço nunca percebido.

Eu morei na Lagoa por alguns anos, dar a volta de bicicleta e usá-la como área de lazer era o meu dia a dia. Como dizer que a Lagoa era o meu quintal. E que quintal, né? Pois é, tantas voltas e eu nunca tinha me dado conta desse espaço. Aliás, pelo visto, nem eu, nem a maioria dos visitantes. A área com areia, muita sombra, patos nadando, pássaros cantando e vista para o Cristo Redentor estava completamente vazia. E foi justamente essa busca por isolamento que me fez olhar para essa área. 

Em uma caminhada pelo meu bairro para me exercitar e em busca de lugares vazios, ruas transversais sem comércio, evitando a circulação de outras pessoas me despertou o interesse por entrar nesse caminho que seria de um estacionamento. E realmente é. Por traz das cercas verdes estão as vagas.


Mas lá no final, após uma subida, onde aparentemente eu chegaria ao fim da rua sem saída eu encontrei essa igrejinha, a capela de Nossa Senhora das Graças que eu tinha visto em um filme. Linda!

Esse desviar das pessoas está me permitindo encontrar outros caminhos, novos pontos de vistas, olhar o mesmo de forma diferente.


Também estão participando do BEDA 2020:



BEDA - August 2020


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

20 comentários:

  1. Fotos fascinantes que adorei ver.
    .
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Chris, cada vez que vejo um post seu com essas fotos de paisagens, natureza, fico mais a fim de conhecer o RJ, e olha que nunca me interessei antes!
    E esse coelhinho? Coisa mais fofa!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pathy, assim que passar tudo isso, venha. O Rio é lindo. E se vier, me avisa para eu te levar para passear.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Chris que lugar lindo!!!! E tudo perto da sua casa??? Por aqui só há casas e casas, mas, fiquei com vontade de descobrir lugares diferentes, hoje vou me arriscar por outros caminhos quem sabe descubro algo novo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ale, tudo pertinho e lugar aberto. É bom a gente arriscar outros caminhos, muitas vezes nos surpreendemos.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Uau!!! Onde foi que eu me perdi que não tinha visto que tinha post todo dia aqui esse mês, pera que vou conferir todos rs

    Amei esse lugar e como é incrível que uma simples mudança de percurso nos traga imagens e paisagens maravilhosas.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, as mudanças de percurso com olhar atento nos surpreendem.
      Nossa, tá sendo um desafio e tanto postar todos os dias.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Uau...quantos lugares lindos! Amei os registros! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafinha, quando nos permitimos acabamos encontrado belezas bem ao nosso alcance.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Oi querida Chris!!
    Saudades sim dos encontrinhos e esbarrarmos por aí... como antes.
    Mas, esse novo que estamos vivendo não nos permite isso por hora... mudou nossa rotina e nosso olhar como o todo.
    Da mesma maneira que abordou... o mesmo lugar... com olhares e observações de nunca antes.
    Parece um novo lugar!!
    Mas o novo somos nós!
    bjs, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cris, isso mesmo, o novo somos nós. O nosso olhar, a forma como encaramos o que está ao nosso redor.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Que lugar bonita. Dá uma sensação de paz...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Que bom que você completou o belo em lugares e situações que você já conhecia. Às vezes com a correria do dia-a-dia não reparamos na beleza ao nosso redor. Que possamos prezar por esses momentos sempre.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. Mesmo em quarentena o blog tem dois posts novos. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  9. Oi Chris,
    Adorei sua fotos e quem mora no Rio é realmente privilegiado! Minha família por parte de mãe é daí, mas não vou há muito tempo.
    Beijos
    PS: Continuo não sabendo o que é BEDA

    ResponderExcluir
  10. Oi Betty, kkk deixei um comentário no seu blog explicando o que é BEDA. Quando puder venha aproveitar os encantos do Rio.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  11. Uau que fotos lindas, Chris!
    Cada detalhe maravilhoso você capturou e eu adorei passear com você
    Você está me inspirando!
    Bjs
    Clauo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Clau, tenho gostado de andar pelas ruas fotografando outros detalhes
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo