sábado, 5 de setembro de 2020

Jardim Botânico - Região Amazônica

 

Hoje é dia da Floresta Amazônica que eu sou louca pra conhecer de perto. Ver seus rios, a mata riquíssima, os animais, a biodiversidade, ouvi seus sons, sentir seus cheiros, ouvir suas histórias. 

Mas enquanto não consigo fazer essa viagem, fico com o pedacinho carioca da Amazônia no nosso Jardim Botânico.


Jardim Botânico  - Região Amazônica

Sim, o Jardim Botânico do Rio tem uma área dedicada à Região Amazônica que é bem pouco explorada pelos visitantes que acabam focando nas partes mais famosas, como o Lago Frei Leandro, a aléia das palmeiras centenárias com o chafariz, o orquidário, o cactário, entre outras mais exploradas.

Um dos atrativos da Região Amazônica do Rio de Janeiro é o Lado do Pescador. A cabana tem as características das moradias amazônicas tradicionais.

Jardim Botânico  - Região Amazônica

Tem o pescador simbolizando o caboclo.

Jardim Botânico  - Região Amazônica

A área foi toda reformada em 2017, mas eu gosto dessas fotos antigas. Não sei, mas me dar um "q" de Van Gogh, nessa foto. Meio doida eu, né?

Também fazem parte desse conjunto o trapiche que dá acesso à cabana. No interior da moradia encontramos uma exposição com objetos e fotografias sobre os saberes e fazeres da população ribeirinha.

Jardim Botânico  - Região Amazônica


A coleção de planta teve início na década de 1920, na administração de Pacheco Leão. 

Jardim Botânico  - Região Amazônica

Os tons de verde, o colorido, a variedade encanta. 

Jardim Botânico  - Região Amazônica


Espécies como o Pau-Mulato que impressionam pela altura que atingem (20 a 40 m), pelo tronco reto e liso com casca na cor parda quase bronze e que ramificam apenas nas pontas. 


Jardim Botânico  - Região Amazônica

As Samaúmas que encantam pela imponência. Podem alcançar até 60 m de altura por 210 cm de diâmetro, com enormes raízes tabulares (sapopemas) que atingem até 5 m. As raízes são a grande atração dessas árvores. Rendem belas fotos. 

Jardim Botânico  - Região Amazônica

Além de outras espécies como seringueira, açaizeiro, andiroba e até o mogno e a castanheira, ameaçadas de extinção, ganham merecido destaque no roteiro de visitação. Os cacaueiros também são lindos de ver. 









Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

21 comentários:

  1. Tão lindas fotos! Bela homenagem! Bjs chica

    ResponderExcluir
  2. Como é legal estar em um lugar assim, fresquinho, a gente se sente mesmo em uma floresta. Só fui uma vez no Jardim Botânico e me lembro que no dia o Emerson Fittipaldi foi campeão de fórmula 1...hahaha década de 70!
    Também fiquei com a sensação de que a inspiração foi Van Gogh...
    Abração, Chris!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dalva, que lembrança boa você tem do Jardim Botânico. É muito gostoso lá. Eu adoro ir sempre. Agora não tenho ido por causa do distanciamento social. Mas quando tudo isso passar eu pretendo ir com bastante frequência.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Não imagina como eu gostaria de visitar esse jardim botânico...

    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena a visita. É lindo e muito rico em espécies.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi Caroline, é muito lindo mesmo. Vale a pena visitar.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Eu moro em Curitiba/PR e o nosso "Jardim Botânico" com estufa é um dos cartões postais da cidade, mas pra mim, nada se compara ao Jardim do Rio de Janeiro, que infelizmente, por enquanto eu só conheço por fotos, um dia ainda quero conhecer essa beleza toda ao vivo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie, eu não conheço Curitiba ainda. Mas quero conhecer e visitar o Jardim Botânico de vocês que eu só conheço de fotos.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Fui muito nova com a escola e sou doida para voltar, acho um lugar tão lindo e sempre repleto de paz.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, vale muito a pena voltar.
      É lindo demais
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Que saudade desse lugar!!!
    Muito tempo que não saio, essa semana que saí para ir ao médico apenas.

    mas, amei ver as fotos, deu um quentinho no coração só de relembrar.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, estamos cheias de saudades né? Eu também não tenho saído quase. Apenas para lugares abertos e vazios. O Jardim Botânico em dia de semana está bem vazio e com um controle bem feito.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Sou doida para conhecer o Jardim Botânico, Chris. Que lugar maravilhoso. *_*

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Pathy, é um lugar que vale muito a pena conhecer. Pra mim é o top do Rio.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Que belo lugar, Chris. Grato por me fazer conhecê-lo.

    Hoje tem um post que você irá gostar no blog. Sairá às 23 horas. Não deixe de conferir.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está de volta com novos posts. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  10. Que saudades do Jardim Botânico do Rio, achei tão lindo!!! Mas não estou conseguindo me lembrar desse pescador e dessa cabana. Será que eu pulei essa parte? Andei tanto lá.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anete, deve ter pulado sim. Essa é uma parte linda demais, mas meio esquecidinha do nosso jardim Botânico.
      beijos
      Chris


      Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo