Como as feiras livres andam um pouco cheias por aqui, resolvemos fazer a nossa compra de hortaliças da semana direto na fonte.
Em Saquarema, cidade da Região dos Lagos e bem perto do Rio, tem uma horta colha e pague, @hortacolhaepague. O que é isso? Como o nome diz, é uma horta com bastante variedade de produtos em que podemos selecionar e colher direto da terra os itens que desejamos e depois pagar.
Lá fomos nós em um bate e volta do Rio até Saquarema.
A entrada da horta é uma graça e já conseguimos avistar o espaço.
Uma área bem ampla, aberto, arejado, com alimentos orgânicos e completamente vazio. Eu fiquei impressionada com a quantidade de pássaros nas plantações.
O local é muito bem cuidado e dá para perceber o carinho e o amor envolvido no tratamento da plantação nos pequenos detalhes.
Estava completamente vazio. Éramos os únicos visitantes-compradores naquele momento e o atendimento atencioso foi completamente exclusivo.
Passeando pelo espaço pudemos fizer algumas descobertas e tivemos várias surpresas. Eu nunca tinha imaginado, por exemplo, como seria um pé de Pitaya.
Simplesmente comia a fruta sem nem pensar em sua origem. E Pitaya retirada do pé por nós mesmos tem outro sabor. Ah tem...
Me surpreendi ao me deparar com um pé de Merthiolate. Sim, aquele que colocamos no machucado! É uma planta que tem uma flor vermelha! Jamais imaginei! É incrível pensar no quanto de produtos que consumimos e fazemos uso, e não pensamos na origem deles.
Berinjela tem flor!
E a flor é tão linda quanto o fruto!
Até o ditado "dar mais do que chuchu na...", que eu sempre pensei que fosse na serra, eu descobri que é na cerca. Chuchu precisa de uma cerca pra se apoiar e crescer.
Os limões sicilianos sem agrotóxico saíram com uma forma diferente e ainda não estavam prontos para a colheita.
Caminhando entre a plantação e seus canteiros fomos escolhendo e colhendo os produtos. De rúcula à cachaça, de jiló à melado, de Taioba à ovo de galinha, completamos nossa cesta.
Saímos da Praia da Vila em Saquarema passamos por Jaconé, Ponta Negra até a Praia da Barra de Maricá. Apenas apreciamos o mar, mas estar de frente ao mar mesmo sem pisar na areia, nem mergulhar na água, já desperta um turbilhão de sentidos: sentir o cheiro da maresia, a brisa fresca na pele, ouvir o barulho das ondas. Ah... O mar... Voltamos revigorados.
Esse é o 5º post do projeto #100EM1 de 2021 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei, no início do ano, que o projeto seria uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizados e reflexões. Porém o projeto foi completamente prejudicado pelo período que estamos vivendo.
as flores são mega lindas adoro
ResponderExcluirhttp://retromaggie.blogspot.com/
Oi Magda, eu também adoro flores.
Excluirbeijos
Chris
Que linda ideia!Adorei as fotos! Valeu,né? beijos, chica
ResponderExcluirOi Chica, e como valei, Lugar tranquilo, aberto, de contato com a natureza e forma de produzir alimento saudável e com amor.
Excluirbeijos
Chris
Que lindo lugar, que transmite tanta paz e amor. Amei conhecer um pouquinho através de suas fotos.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi Monique, senti mesmo uma paz gostosa lá.
Excluirbeijos
Chris
que delícia de passeio. eu tb estou me readaptando. passei a pedir no hortifruti e a qualidade está bem melhor. antes pedia frutas em um lugar e hortifruti do supermercado que é mais ou menos. agora o hortifruti entrega no mesmo dia tudo, melhor qualidade e mais fácil. se cuida. beijos, pedrita
ResponderExcluirAdorei a ideia. Super original. E parece tudo tão fresquinho.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Que giro! Adorei a ideia, além disso é super giro e diferente :)
ResponderExcluirChris, um lugar assim é simplesmente uma riqueza!
ResponderExcluirNossa, amei demaissssss!
Abraços
Mulher Conectada
Oi Natália, foi mesmo um achado para mim.
ExcluirEu adorei a horta e o passeio.
beijos
Chris
Que gracinha de horta em Saquarema.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
OI Lulu, o espaço é muito bem cuidado.
Excluirbeijos
Chris
Fantástico post. Cheio de criatividade! :)
ResponderExcluir-
Beijos...Boa noite!
Que lugar lindinho, já a entrada conquista! Dá pra perceber o carinho em tudo. Eu moro em chácara, então tenho algumas cosias aqui, tipo pitaya [tem uns dias que colhi uma, as outras ainda não estão no ponto] e taioba. E achei super curioso o pé de merthiolate, rsrs.
ResponderExcluirBeijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Oi Anete, que delícia morar em chácara e ter coisinhas para colher.
Excluirbeijos
Chris
Que lugar lindo, que tudo essa horta alem de colher no pê ainda não tem agrotóxico, poderia m fazer isso por aqui também! bjs
ResponderExcluirUm espaço lindíssimo e muito bem cuidado. Deve ser uma maravilha para visitar e adquirir bons produtos. Adorei a flor da beringela que não conhecia.
ResponderExcluirBjn
Márcia
Amei tua ida para o Colha e pague, confesso que isso é um sonho de consumo poder ter o alimento fresco e fácil, aqui ano passado abriu um assim, mas eu já tinha vendido o carro, ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas sua postagem me despertou duas vontades, viajar para ver o mar e ir a um local rural.
ResponderExcluirMuita Luz e Paz
Abraços
Loving this place and pictures so much! Wonderful Post! Have a great day!
ResponderExcluirRampdiary | Fineartandyou | Beautyandfashionfreaks
Adorei a ideia da horta, não conhecia nenhum lugar assim aqui no Brasil. Eu achei uma gracinha esses limões sicilianos em um formato diferente, deve ser porque não tem agrotóxicos. Eu também não sabia que merthiolate era uma plantinha, vivendo e aprendendo! Nunca tinha visto flor de berinjela, adorei a ideia do local e eu iria gostar de ir para conhecer também.
ResponderExcluirBeijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page
Saída revigorante, que delícia de passeio!
ResponderExcluiré um prazer comer alimentos plantados com esse cuidado, imagine a gente mesmo colhendo. Aqui tenho batatas doce, colho bastante folhas, lembra um pouco taioba, que por sinal há muito tempo não como, nem encontro mais; em minha infância comi muito, avó mineira.
Amei as fotos, lindinha demais a flor de berinjela!
Abração, bom final de semana!
Que passeio bacana Chris! Acredita que aqui na minha cidade não há feira livre? Temos apenas algumas feiras simples de artesanato, por isso fico tão empolgada quando vou á São Paulo e tenho a oportunidade de comprar temperos frescos nas feiras de rua. Ahh e eu sabia que berinjela tem flor e que xuxu precisa de apoio, por que meu pai tem um terreno onde faz plantação de frutas e verduras, além dele ter galinhas também, o que me rende ovos caipiras fresquinhos, haha. É maravilhoso poder cozinhar alimentos que saíram direto do pé. E sobre a praia, saudades, muitas saudades.
ResponderExcluirBeijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Muito bom, eu, num lugar desse, me perco, sou capaz de encher cestos e mais cestos dos produtos à venda, rsrs. E o entorno da horta também é muito lindo
ResponderExcluirOi Chris,
ResponderExcluirAdorei a ideia da horta, e o lugar é lindo!
Beijos
google 249
ResponderExcluirgoogle 250
google 251
google 252
google 253
google 254