terça-feira, 23 de março de 2021

Horta Colha e Pague, em Saquarema

    

Como as feiras livres andam um pouco cheias por aqui, resolvemos fazer a nossa compra de hortaliças da semana direto na fonte. 


Em Saquarema, cidade da Região dos Lagos e bem perto do Rio, tem uma horta colha e pague, @hortacolhaepague. O que é isso? Como o nome diz, é uma horta com bastante variedade de produtos em que podemos selecionar e colher direto da terra os itens que desejamos e depois pagar.

Lá fomos nós em um bate e volta do Rio até Saquarema. 

A entrada da horta é uma graça e já conseguimos avistar o espaço.


Uma área bem ampla, aberto, arejado, com alimentos orgânicos e completamente vazio.  Eu fiquei impressionada com a quantidade de pássaros nas plantações.


O local é muito bem cuidado e dá para perceber o carinho e o amor envolvido no tratamento da plantação nos pequenos detalhes. 


Estava completamente vazio. Éramos os únicos visitantes-compradores naquele momento e o atendimento atencioso foi completamente exclusivo. 


Passeando pelo espaço pudemos fizer algumas descobertas e tivemos várias surpresas. Eu nunca tinha imaginado, por exemplo, como seria um pé de Pitaya. 


Simplesmente comia a fruta sem nem pensar em sua origem. E Pitaya retirada do pé por nós mesmos tem outro sabor. Ah tem...


Me surpreendi ao me deparar com um pé de Merthiolate. Sim, aquele que colocamos no machucado! É uma planta que tem uma flor vermelha! Jamais imaginei! É incrível pensar no quanto de produtos que consumimos e fazemos uso, e não pensamos na origem deles. 


Berinjela tem flor! 


E a flor é tão linda quanto o fruto!



Até o ditado "dar mais do que chuchu na...", que eu sempre pensei que fosse na serra,  eu descobri que é na cerca. Chuchu precisa de uma cerca pra se apoiar e crescer. 

Os limões sicilianos sem agrotóxico saíram com uma forma diferente e ainda não estavam prontos para a colheita. 


Caminhando entre a plantação e seus canteiros fomos escolhendo e colhendo os produtos. De rúcula à cachaça, de jiló à melado, de Taioba à ovo de galinha, completamos nossa cesta.


O dia estava lindo e além do atendimento na horta foi muito atencioso, carinhoso e exclusivo, nesse dia, de termos a nossa cesta farta e sem concorrência, sem receio do contato com muitas pessoas, ainda de lambuja, fizemos o retorno para o Rio pela orla contemplando o visual do mar e da lagoa. 


Saímos da Praia da Vila em Saquarema passamos por Jaconé, Ponta Negra até a Praia da Barra de Maricá. Apenas apreciamos o mar, mas estar de frente ao mar mesmo sem pisar na areia, nem mergulhar na água, já desperta um turbilhão de sentidos: sentir o cheiro da maresia, a brisa fresca na pele, ouvir o barulho das ondas. Ah... O mar... Voltamos revigorados.




Esse é o 5º post do projeto #100EM1 de 2021 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei, no início do ano, que o projeto seria uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizados e reflexões. Porém o projeto foi completamente prejudicado pelo período que estamos vivendo.



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

26 comentários:

  1. as flores são mega lindas adoro
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que linda ideia!Adorei as fotos! Valeu,né? beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica, e como valei, Lugar tranquilo, aberto, de contato com a natureza e forma de produzir alimento saudável e com amor.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Que lindo lugar, que transmite tanta paz e amor. Amei conhecer um pouquinho através de suas fotos.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. que delícia de passeio. eu tb estou me readaptando. passei a pedir no hortifruti e a qualidade está bem melhor. antes pedia frutas em um lugar e hortifruti do supermercado que é mais ou menos. agora o hortifruti entrega no mesmo dia tudo, melhor qualidade e mais fácil. se cuida. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia. Super original. E parece tudo tão fresquinho.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Que giro! Adorei a ideia, além disso é super giro e diferente :)

    ResponderExcluir
  7. Chris, um lugar assim é simplesmente uma riqueza!

    Nossa, amei demaissssss!

    Abraços
    Mulher Conectada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália, foi mesmo um achado para mim.
      Eu adorei a horta e o passeio.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Fantástico post. Cheio de criatividade! :)

    -
    Beijos...Boa noite!

    ResponderExcluir
  9. Que lugar lindinho, já a entrada conquista! Dá pra perceber o carinho em tudo. Eu moro em chácara, então tenho algumas cosias aqui, tipo pitaya [tem uns dias que colhi uma, as outras ainda não estão no ponto] e taioba. E achei super curioso o pé de merthiolate, rsrs.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anete, que delícia morar em chácara e ter coisinhas para colher.
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. Que lugar lindo, que tudo essa horta alem de colher no pê ainda não tem agrotóxico, poderia m fazer isso por aqui também! bjs

    ResponderExcluir
  11. Um espaço lindíssimo e muito bem cuidado. Deve ser uma maravilha para visitar e adquirir bons produtos. Adorei a flor da beringela que não conhecia.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  12. Amei tua ida para o Colha e pague, confesso que isso é um sonho de consumo poder ter o alimento fresco e fácil, aqui ano passado abriu um assim, mas eu já tinha vendido o carro, ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas sua postagem me despertou duas vontades, viajar para ver o mar e ir a um local rural.
    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Loving this place and pictures so much! Wonderful Post! Have a great day!
    Rampdiary | Fineartandyou | Beautyandfashionfreaks 

    ResponderExcluir
  14. Adorei a ideia da horta, não conhecia nenhum lugar assim aqui no Brasil. Eu achei uma gracinha esses limões sicilianos em um formato diferente, deve ser porque não tem agrotóxicos. Eu também não sabia que merthiolate era uma plantinha, vivendo e aprendendo! Nunca tinha visto flor de berinjela, adorei a ideia do local e eu iria gostar de ir para conhecer também.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  15. Saída revigorante, que delícia de passeio!
    é um prazer comer alimentos plantados com esse cuidado, imagine a gente mesmo colhendo. Aqui tenho batatas doce, colho bastante folhas, lembra um pouco taioba, que por sinal há muito tempo não como, nem encontro mais; em minha infância comi muito, avó mineira.
    Amei as fotos, lindinha demais a flor de berinjela!
    Abração, bom final de semana!

    ResponderExcluir
  16. Que passeio bacana Chris! Acredita que aqui na minha cidade não há feira livre? Temos apenas algumas feiras simples de artesanato, por isso fico tão empolgada quando vou á São Paulo e tenho a oportunidade de comprar temperos frescos nas feiras de rua. Ahh e eu sabia que berinjela tem flor e que xuxu precisa de apoio, por que meu pai tem um terreno onde faz plantação de frutas e verduras, além dele ter galinhas também, o que me rende ovos caipiras fresquinhos, haha. É maravilhoso poder cozinhar alimentos que saíram direto do pé. E sobre a praia, saudades, muitas saudades.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  17. Muito bom, eu, num lugar desse, me perco, sou capaz de encher cestos e mais cestos dos produtos à venda, rsrs. E o entorno da horta também é muito lindo

    ResponderExcluir
  18. Oi Chris,
    Adorei a ideia da horta, e o lugar é lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo