sexta-feira, 19 de março de 2021

Palacete Brando Barbosa, no Jardim Botânico

Edição de trinta anos de Casacor no Rio nos trouxe uma ótima oportunidade. Além dos 38 ambientes  amplos, arejados, maravilhosamente decorados, nos deu a oportunidade de conhecer Palacete Brando Barbosa, no Jardim Botânico.


Um casarão, dos mais belos do Rio, que abre as portas ao público pela primeira vez. Sim, essa belezura, apesar de ter se tornado um instituto ainda tem o seu acesso restrito. Gente, são 12 mil metros quadrados de jardim.



O palacete Brando Barbosa, até então conhecido por mim apenas em cenas de novela. Já foi casa do personagem de Antônio Fagundes em uma novela das 20h (que nunca começou às 20h) e mais recentemente foi residência da família mais poderosa da novela "Segundo Sol".

Eu não podia perder essa oportunidade porque, além da casa em si, da arquitetura, do belíssimo jardim de 12 mil metros quadrados, a mansão tem preciosidades no seu interior. 

O que é atravessar a porta de entrar e se deparar com esse hall de entrada!



Já dá para perceber a riqueza, não apenas em questões financeira, mas artísticas mesmo, do acervo da casa. A escadaria esculpida em jacarandá é fantástica!
 
Acima dela está o lustre maravilhoso que possui apenas um par no mundo e que está no Palácio de Versalhes.
 

Percorrendo os cômodos amplos eu não sabia se admirava as instalações modernas elaboradas pelos arquitetos ou se contemplava as peças originais do casarão. O que eu sei que o casamento do moderno e descolado com o tradicional gerou ambientes surpreendentes. 


A todo momento as portas e janelas enorme com seus portais e vitrais épicos nos abrem a vista para as belezas da casa e dos sue jardim.



O casal Jorge e Odaléa construíram a casa com muitos detalhes da arquitetura barroca e obras de arte sacra, como esse teto maravilhoso. 


O casal admirador e colecionador de obras de arte adquiria as peças e materiais para a construção da em leilões, igrejas, conventos e fazendas prestes a serem demolidas. 

É por isso que já não bastasse tanta beleza, ao passar por esse corredor quase tropeçando por só conseguir olhar pra cima, chego a uma varanda também de tirar o fôlego. É uma surpresa a cada porta que atravessamos. 



Os azulejos são outra marca de alguns ambientes da casa que foram perfeitamente aproveitados nas instalações. 


Eu fiquei simplesmente encantada com todos os banheiros. Aliás, falando em banheiros, uma das peças mais icônicas e belas é uma banheira de mármore Carrara que foi de Dona Teresa Cristina, mulher de Dom Pedro II. Eu fiquei tão encantada com a tal banheira que nem fiz foto dela. Acredita?


E a cozinha?! O que é aquela cozinha?! Com fogão industrial como ilha e as portas de geladeira de bar antigo. Tudo cercado por armários e azulejos belíssimos.


Eu cozinharia ali com muita felicidade. 


Falando em jardins, com seus 12 mil metros quadrados, que espaço é esse! Ele foi plantado e cuidado por Odaléia que em um dos nove volumes de seus diários, diz: “Acho que tenho dedos verdes. Tudo o que planto, nasce com muita facilidade e rapidez. Deve ser o amor que coloco ao plantar. É meu hobby favorito”.


Circulando pelo jardim podemos ver as plantas, o céu, sentir o vento e observar a arquitetura da casa por outros ângulos. Essa é uma vista da parte dos fundos do casarão principal. 


Nessa construção no fundo do terreno, que eu não sei se originalmente era uma casa de hóspedes ou não, está servindo de restaurante na Casacor desse ano. Como não estou indo a restaurantes por motivo de pandemia, e pelo mesmo motivo só entrei nos cômodos e ambientes vazios, não cheguei lá para observar mais de perto. 


Nos jardins nos deparamos também com diversas estátuas. 


E com essa piscina convidativa, mas que não está disponível, é claro!


A Casacor sempre nos traz essa oportunidade de conhecer lugares incríveis do Rio, normalmente inacessíveis. Gostei muito de circular não só pelos ambientes decorados, como poder conhecer de perto o Palacete Brando Barbosa que alguns até dizem que é o Taj Mahal carioca pela história de amot envolvida na construção da resindência.

Espero sinceramente que o Instituto algum dia seja aberto ao público e que possamos desfrutar de todo o acervo riquíssimo que o casal deixo para o Museu Sacro de São Paulo. 

Esse é o 4º post do projeto #100EM1 de 2021 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei, no início do ano, que o projeto seria uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizados e reflexões. Porém o projeto foi completamente prejudicado pelo período que estamos vivendo.



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

21 comentários:

  1. eu fui faz tanto tempo que não lembrava. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita, que bom que você teve a oportunidade de ver de perto.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Que lugar é esse mulher? Lindo DEMAIS! Se você entra, a casa é maravilhosa e rebuscada. Se você sai, o jardim também é perfeito e mega convidativo a um picnic ou leitura tranquila em meio as árvores. Enfim, amei esse seu passeio.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Impressionante! É incrível a junção do antigo e do contemporâneo, no total respeito pelas linhas arquitetónicas. Do Jardim Botânico já ouvi falar, claro mas desse palacete não. É absolutamente incrível.
    Bom fim de semana
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que lindo!!! Como queria ter a oportunidade de visitar tbm.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anete, espero que um dia você tenha a oportunidade de conecer.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Obrigado por dar a conhecer tanta beleza!!! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada você Gracinha por estar aqui compartilhando os olhares.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Ah que lugar mais lindo né! Adorei as fotos <3
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  7. Realmente, este casarão é uma lindeza, dá até gosto fazer um 'tour' pelos ambientes!

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Que Palacete incrível. O seu interior é espectacular e o jardim maravilhoso.
    As fotografias estão belíssimas.
    Boa semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Cris
    Preciosidade,obrigada por compartilhar.👏👏👏
    😘🧡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, e essa preciosidade fica fechada ao público. Uma pena!
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. Que lugar incrível! Fiquei com vontade de visitá-lo!

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Émerson, é muito incrível mesmo. Eu gostei de ter tido e aproveitado a oportunidade de conhecer.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo