sábado, 27 de março de 2021

Série "As Filhas de Eva"

 "Filhas de Eva" é uma série nacional que fala de mulheres. Não à toa estreou no dia oito de março, Dia Internacional da Mulher. Já garanto que é uma série facilmente maratonável. 



A história gira em torno de três mulheres: Stella (Renata Sorah), Lívia (Giovana Antonelli) e Cléo (Vanessa Giácomo). Cada uma a sua maneira e dentro de um contexto próprio se vê presa dentro de padrões impostos pela sociedade. Essa "prisão" faz com que desejem liberdade, mudança. Mas para essa conquista é preciso coragem. 

A trama inicia quando Stella, uma mulher de 70 anos, dos quais passou 50 casada com o mesmo homem, pede o divórcio justamente na sua festa de bodas de ouro. Esse evento altera drasticamente seu destino e sua visão de vida. Em consequência afeta também a todos ao seu redor. Abala principalmente a estrutura de vida e familiar de sua filha, Lívia, que via no casamento dos pais um ideal de vida. Cléo, a suposta boleira do bolo da festa cruza o caminho dessa família tão oposta a sua, mas com tanto em comum, tanto para aprender e ensinar. 


Todo o contexto de "Filhas de Eva" mostra diferentes aspectos de vidas femininas afetas pelo machismo estrutural ou não. Stella é uma mulher que abriu mão dos seus sonhos para viver o padrão imposto pela sociedade da época que felicidade para mulher é ter um casamento feliz com um marido bem-sucedido e filhos bem criados. Sabe aquela máxima que "por trás de um grande homem, sempre tem uma grande mulher"?! Então, Stella viveu por 50 anos sendo a grande mulher que se limitava (porém não se contentava) em viver como pano de fundo, em estar por trás do grande homem. Ela demora 50 anos para declarar o seu descontentamento. Antes tarde do que nunca. 



Lívia, a filha de Stella, é a mulher bem sucedida que escolhe anular as próprias conquistas para não abalar o ego do marido incompetente que precisa ser o grande da relação para satisfazer seus caprichos machistas.



Cléo, é a mulher que está sempre sendo enrolada por homens casados e que deixa suas qualidades e sua autoestima se apagarem para encobrir um irmão trapaceiro. 

Entra nessa história a terceira geração com Dora (Débora Ozório), filha de Lívia e neta de Stella, que vem mostrar como essa nova geração enxerga essas relações e como lutam pelo seu espaço.

Uma curiosidade sobre "Filhas de Eva" é a história é inspirada na mãe de uma amiga próxima dos autores Martha Mendonça, Adriana Falcão, Jô Abdu e Nelito Fernandes, que tomou a decisão de se separar aos 70 anos de idade.

Além de toda a temática do feminismo, das condições das mulheres, do quanto as mulheres devem apoiar umas as outras, a trama traz também outras temáticas como corrupção e eutanásia. Além disso tudo tem uma trilha sonora linda e que dá vontade de danças e cenários maravilhosos do Rio de Janeiro. 

Os 12 episódios de "Filhas de Eva" nos fazem refletir sobre que mudanças gostaríamos de fazer nas nossas vidas, o que nos prende e o que nos liberta, o que nos impede. Qual o tamanho do nosso medo e da nossa coragem diante das mudanças que gostaríamos de fazer. 



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

19 comentários:

  1. Ac redito que seja uma série interessante e divertida de assistir.
    .
    Feliz fim de semana … Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Cris,
    Vim conhecer seu blog
    e fiquei interessada
    no filmes que sugere.
    Vou conferir.
    Adorarei se conhecer o
    Espelhando.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Catiaho, muito bem vinda.
      Espero que goste dos filmes.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Deve ser uma sérir bem interessante e atual.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Puxa, pelo que mostras azqui, parece ser bem legal! Valeu! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica, eu gostei bastante. A séria fala muito pra nós mulheres.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Foi ou é uma uma série maravilhosa! :))
    -
    Os passeios que ficaram por fazer.
    -
    Beijos e um iluminado fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidália, ainda está em cartaz. É muito boa sim. Bom, pelo menos na minha opinião e de algumas pessoas que conversei a respeito.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Parece uma serie interessante. Pode ser que chegue a Portugal
    Beijinhos

    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  7. Parece ser muito interessante.
    Bom domingo
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, eu gostei muito e ouvi ótimas críticas.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. já é a segunda pessoa que elogia entre meus amigos blogueiros. tinha lido uma pessoa dizer q começou bem, mas estragou. mas agora duas opiniões positivas. quero muito ver. não tenho globoplay. o elenco é incrível. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita, no final eu achei que iria por um caminho que realmente ia estragar a trajetória das personagens. Mas teve uma surpresinha. Acho que foi até intencional dar essa ideia.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Quando eu vi a chamada dessa série, de cara me interessei pela história!! Parece de fato algo que prende o telespectador sabe?? Estou muito curiosaa para assistir.

    apequenaka.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ka, me prendeu sim. E é uma série que fala muito pra nós mulheres. Acabamos nos reconhecendo um pouco em cada uma das personagens.
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. Parece ser o tipo de produção que aprecio, por causa da abordagem dos desafios e dificuldades femininos. Vou dar uma espiada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly, nos identificamos muito com cada personagem. Tem um pouco de cada mulher em cada uma delas.
      beijos
      Chris

      Excluir
  11. Interessante a temática da série. Vou assisti-la algum dia.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo