terça-feira, 20 de abril de 2021

Exposição 1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na Coleção Andrea e José Olympio Pereira, no CCBB

Saudade de algo que agrega. Saudade de algo que expande o nosso mundo. Saudade de algo que nos transporta para uma viagem imaginária real. Saudade de algo que alimenta a alma. É saudade de arte. 

A mostra "1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na Coleção Andrea e José Olympio Pereira", no CCBB-RJ, abordando a importância do colecionismo no Brasil. 

A exposição reúne nada mais, nada menos do que 119 obras de 68 artistas, pertencentes à coleção do casal carioca Andrea e José Olympio Pereira. É uma coleção de "responsa", né?



Apesar de peças mais antigas, a queridinha a exposição é a aquisição mais recente da coleção, a pintura “De onde surgem os sonhos” (2021), de Jaider Esbell.





E mostra está organizada em oito salas com acervo rico e diferenciado. Tem peças de artistas diferentes gerações, em diversas linguagens, como pintura, instalação, escultura, vídeo e fotografia.

Já entramos na exposição sendo impactados! A primeira sala que leva o nome de “A Coleção” tem única obra: a instalação homônima do artista paulistano Pazé. 

É tranquilizador, pelo lado da situação que estamos, entrar na sala ampla e encontrá-la assim vazia. Por outro ado dá uma tristeza ver um ambiente tão rico sendo pouco desfrutado. Ver o trabalho das pessoas que fizeram a exposição acontecer não receber o público que merece. Mas é necessário que seja assim. 


A obra em questão é feita em adesivo vinílico  e cobre todas as paredes do espaço com a imagem de uma coleção de pinturas. Os muitos quadros possuem personagens que olham para nós, os visitantes. Tem também uma simetria. Parece que quem te olha pela frente também te observa por trás.


Outra sala completamente vazia. Aliás, todas estavam assim. E justamente por isso que eu fiquei para conferir a mostra e satisfazer o meu desejo de consumir arte. 

Essa. é a maior sala da exposição. São 42 obras, e chama-se “Costela de Adão”, inspirada na pintura de Marina Rheingantz, de 2013. Justamente o quadro que eu não fotografei nessa sala. Péssima blogueirinha, eu. 

 

Nessa sala que está a queridinha da exposição. 


Uma sala bem colorida também. 


O tema nessa sala é basicamente sobre paisagem. Ah que vontade de estrar dentro dessa janela nessa tela. Abrir a janela e me deparar com a paisagem e o verde ao redor. 


Já na quarta sala me deparo com ninguém mais, ninguém menos do que Adriana Varejão. Não ela em pessoa, mas ela em sua obra “Azulejaria com incisura vertical” (1999).




O tema dessa sala de nome "WAR" é violência e conflito que está refletido em peças com várias linguagens, como o neón “Sex,War & Dance” (2006), de Carmela Gross.


Eu achei muito interessante a instalação “Como se fosse verdade” da dupla Bárbara Wagner e Benjamim de Burca, de 2017, que inclusive dá o nome à sala em que está exposta. A obra é composta por retratos de pessoas que passavam por um terminal de ônibus que foram transformados em capas de CDs.


Eu que adoro uma interação com as obras de arte, gosto de me sentir fazendo parte da exposição, me ver dentro da peça, claro que fui me encaixar e me ver refletir. Fiquei tão entretida com essa arte que me esqueci de ver o nome dela e do artista. 



Esse é o 7º post do projeto #100EM1 de 2021 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei, no início do ano, que o projeto seria uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizados e reflexões. Porém o projeto foi completamente prejudicado pelo período que estamos vivendo.


Esse post faz parte do projeto/desafio BEDA 2021:

Também estão participando do BEDA 2021:
Clau, do Mãe Literatura.



Beda Abril 2021
Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

28 comentários:

  1. Cris, que obras de artes maravilhosas e algumas achei até impactantes. Que saudade eu estou também de ir a uma exposição assim. Eu fui na Pinacoteca aqui de São Paulo antes de ficar gravida de minha baby que tem 1 ano e 10 meses.

    Amei seu post e muito obrigada por compartilhar conteúdo de qualidade conosco.

    Um beijo,

    Gisele Quagliato | Blog Gisele Quagliato - O Diário da Mulher Moderna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, algumas são impactantes sim. A arte contemporânea tem isso de impacto. E olha que eu não postei as mais impactantes. kkk.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. quanta riqueza em um só post, amei conhecer

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Meloren que você gostou.
      Gosto de trazer coisas novas pras pessoas.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Exposição soberba! Obrigada pela partilha! :)
    -
    São lembranças que o destino traça
    -
    Beijo e um excelente dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidália, obrigada por estar aqui partilhando comigo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. que linda exposição. obrigada por compartilhar a peça. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita, eu gosto de trazer um pouco de arte sempre que posso. Gosto de compartilhar e incentivar as pessoas a consumirem mais arte.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Que exposição incrível! Grata por esta maravilhosa partilha, Chris! Por aqui, museus e galerias só abriram esta semana... tal como cinemas e teatros...
    Esta pandemia tem arrasado o sector da cultura, praticamente parado neste último ano...
    Adorei ver você, Chris... que foi a verdadeira querida da exposição, porque no-la deu a conhecer a todos... mas o tal quadro, é de facto extraordinário! A gente se perde nele, apreciando tanto detalhe... e sonhando...
    Beijinhos! Cuide-se ao máximo! Tudo de bom, por aí! Também já estou indo à rua, com duas mascaras em simultâneo... custa... mas é de facto bem mais seguro.
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tem sim atrasado muito a cultura. Poucos museus estão abertos por aqui e eu só vou nos mais vazios. Cinemas e teatros eu ainda não tenho coragem de ir, mesmo com todas as restrições impostas.
      Muito obrigada pelas palavras. Cuide-se também.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. As obras ficaram lindas! Adorei a forma como foi exposta, na terceira e quarta imagem. Me chamaram bastante a atenção e ficou lindo.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol, a exposição está muito bem montada sim. Muito bom ver obras de artistas brasileiros sendo apreciadas e valorizadas.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Adorei a exposição, principalmente a sala com as colagens.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  8. Uma linda partilha gostei muito obrigada bjs saude

    ResponderExcluir
  9. chris, insista com os 7 de chicago. é bem impressionante. muda completamente do tom inicial.

    ResponderExcluir
  10. A coisa que mais sinto falta são exposições do CCBB e outros museus acessíveis em SP. Eu estava toda semana em uma, mesmo que repetindo-as!
    Eu também fiz o desafio dos 101 lugares em 1 ano o/
    Beijão,
    Bela
    A Bela, não a Fera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu ando com uma saudade enorme de passar uns dias em São Paulo, de visitar as exposições por lá. Também sinto falta de ir nas exposições aqui no Rio. Eu sempre ia, toda semana ia pelo menos em uma. Mesmo que repetisse. kkk
      beijos
      Chris

      Excluir
  11. Olá!

    Que exposição maravilhosa sobre arte contemporânea, que saudade de ir nesse cantinho.
    Deu para ver que estava bem vazio e o lugar é amplo.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo