sábado, 10 de abril de 2021

St Gilgen Áustria: Uma encantadora cidade austríaca no Lago Wolfgangsee

Quando estive em Viena, em 2018, fique na dúvida se iria a Salzburgo, conforme contei no post "Salzburg, um dia de conto de fadas". Uma vez decidido que ira fazer um bate e volta a essa cidade encantadora, surgiu a dúvida se iria de trem ou de carro. Optamos por pegar a estrada. Essa foi mais uma decisão acertada. A paisagem no caminho é fantástica.

A região de Salzkammergut é deslumbrante. O trecho do Lago Mondsee, por exemplo, é de tirar o fôlego. Bem cenário do filme "A Noviça Rebelde" Mesmo.

O Lago Mondsee é um dos 76 lagos dessa bela região. As águas cristalinas azul-turquesa cercadas por magníficos picos cársticos criam um cenário pitoresco.

Entre lagos em montanhas vamos nos surpreendendo com paisagens rurais.

Rústicas.

Um misto de passado com presente. Todas as casas possuem jardineiras floridas sob as janelas e varandas. É lindo!

Quando do alto da estrada avistamos St Gilgen, essa encantadora cidade austríaca no Lago Wolfgangsee, não resistimos. Tivemos que parar.

Logo ao entrar na cidade, cruzar as primeiras ruas e arquitetura típica tivemos a certeza de que St. Gilgen é tipo de lugar onde gostaríamos de passar mais do que apenas algumas horas. Um cidade que daria para ficar alguns dicas curtindo a tranquilidade e beleza local. Mas não tínhamos planejado isso, logo teríamos que desfrutar o tempo que tínhamos.

A cidade encantadora está situada no coração da região de Salzkammergut, na Áustria. Saint Gilgen é pitoresca, com menos de 4.000 residentes chamando-a de casa.

Caminhamos pelo centro histórico contemplando a tradicional arquitetura dos Alpes, prédios de madeira, decorados com arranjos florais suspensos nos peitoris das janelas, lojinhas charmosas, museus e restaurantes.

Seguimos para um ponto tradicional da cidade que é a casa da família de Mozart. A mãe de Mozart, Anna Maria Walburga Pertl, nasceu lá em 25 de dezembro de 1720. Mudando-se em 1724 Salzburgo, onde Mozart nasceu. Em 1747. Em 1784, a amada irmã de Mozart, Maria Anna Ignatia, conhecida como "Nannerl" mudou-se para a casa onde sua mãe havia nascido, em St, Gilgen. "Nannerl" - ela mesma um grande talento musical - casou-se e viveu em St. Gilgen até a morte do marido em 1801.

Ao lado da rua da casa memorial está um relevo da mãe de Mozart e Nannerl pelo escultor Jakob Gruber, que foi inaugurado em 1906.

Interessante é que em 2005, o vilarejo de St. Gilgen foi promovido a "Mozart Village" pelo Wolfgangsee Tourist Board. Embora Wolfgang Amadeus Mozart nunca tenha nem visitado St. Gilgen (como pretendia).

Em seguida fomos caminhar ao longo do Wolgangsee (lago Wolfgang). Dali sai Passeio de Ferry pelo Wolfgangsee. Eu fiquei louca para fazer o passeio navegando nessas águas tranquilas de um tom quase inacreditável rodeado por pequenas e encantadoras cidades, com paisagens que parecem “cartão-postal”Mas não daria tempo. Se gastássemos muito tempo em St. Gilgen perderíamos o tempo em Salzburgo. A vida é feita de escolhas, né?

A beleza da paisagem é daquelas que faz bem para a alma. Confesso que eu fiquei louca de vontade de sentar nesse pier, ler um livro e dar um mergulhos na água.

O cuidado da cidade, os canteiros floridos, tudo convida para ficar mais tempo por lá.

Gilgen cumpre as suas promessas de ser uma cidade charmosa a cada esquina, praça, rua, construção, paisagem.

Passear pela cidade pitoresca nos faz esquecer do tempo. Uma das boas coisas sobre St. Gilgen é que não tem as multidões das cidades mais conhecidas, então podemos passear sem esbarrar em vários bastões de selfie.

Bom, depois de tanto deslumbramento precisamos deixar  St. Gilgem e sua paisagem circundante que é a Áustria por excelência - montanhas alpinas e um lago turquesa deslumbrante.

Seguimos para Salzburgo, mas com vontade de voltar a St, Gilgen e aproveitar mais de suas atrações como o passeio de teleférico, o passeio de barco, a calmaria de suas ruas, as lojinhas e restaurantes saborosos. Ficou na nossa lista de desejo fazer uma viagem de carro da Árustria até a Alemanha explorando mais essa região.

Outros passeios na Áustria:

Salzburg, um dia de conto de fadas