sexta-feira, 11 de junho de 2021

Livro Lua no Céu de Cabul

 

Mais um livro que escolhi aleatoriamente na livraria. Sem indicação, apenas por intuição. Não conhecia a autora, nem tinha visto nada sobre o livro. 

A capa me trouxe a sensação de que naquelas páginas eu experimentaria outros mundos. A sinopse me deu a impressão de que a história ali desenvolvida me levaria a reflexões e pensamentos sobre uma realidade ainda não conhecida por mim. Isso foi suficiente para me despertar o interesse na leitura. Afinal. é isso que quero com uma leitura, ser transportada para outro universo, outras realidades, outras experiências. 



"Lua no Céu de Cabul" conta a história de Fereiba, uma mulher Afegã inteligente, determinada, forte, que luta desde sempre pela sua liberdade.

Fereiba perdeu a mãe ao nascer. Cresceu criada pelo pai e uma madrasta no regime mulçumano de uma Cabul livre e independente. Porém precisou enfrentar o pai para realizar o sonho de estudar. Mais tarde precisou enfrentar a madrasta para conseguir realizar um casamento. Em seguida lutou para conquistar o amor dentro daquele casamento arranjado conforme as tradições mulçumanas. 

Quando finalmente Fereiba está realizada na profissão de professora, feliz na relação de respeito e admiração que conquistou com o marido, se sentindo completa com a maternidade, surgem ameaças externas que abalam o sossego e tranquilidade não somente de Fereiba, mas do povo Afegão. 

Primeiro a guerra vinda com a invasão da União Soviética. Porém pior do que a própria guerra é quando o regime Talibã se estabelece. Toda a liberdade é cerceada. A violência do regime é mais cruel do que os bombardeio soviéticos. 

Quando seu marido é morto pelo regime Talibã, Fereiba, agora mãe de três filhos, se vê sozinha e sem alternativa em um governo em que mulheres não têm direitos e são extremamente desrespeitadas. Sem opção de trabalho, de sustentar e alimentar os filhos, Fereiba enxerga apenas uma alternativa. 

Temendo pela segurança de seus filhos, ela parte em uma jornada desesperada para a Inglaterra, onde sua irmã, casada com o primo de seu marido, encontrou asilo com sucesso.

A família refugiada parte em uma longa e arriscada jornada. Mais arriscada ainda por ser percorrida por uma mulher sozinha (afinal, considera-se que mulher sem um homem é sozinha) com três crianças. 

Entre caminhões, trens, ônibus e barcos, a família vai percorrendo vários países. O início da jornada, apesar de arriscada, cansativa, até que flui bem. Fereiba e seus filhos possuem algum dinheiro e encontram pessoas no caminho que os ajudam. 

Porém ao chegarem na Grécia, a porta da Europa, as portas emperram e as dificuldades aumentam. Salim, o filho mais velho, que com apenas 13 anos, se depara com a necessidade de amadurecer precocemente e se tornar o homem de família e proteger sua mãe e irmãos do perigo iminente.  Salim toma atitudes desesperadas e que ele mesmo não concorda. Seus conceitos éticos são questionados por ele mesmo. O que a sociedade obriga os desesperados pela sobrevivência a fazer?!

O caminho perigoso e desesperado para a Inglaterra se torna mais longo e demorado do que o planejado. Outros imprevistos e necessidades surgem e a família de Fereiba começa a ficar sem fundos e opções. Na tentativa de resolver esse problema, Salim se separa de sua família.

Até então o drama da família entremeado com as questões históricas, políticas e religiosas estavam envolventes e com um bom equilíbrio entre momentos dramáticos e de pequenas alegrias. Eu devorei o livro até esse ponto. Mas a separação de Salim apertou o meu coração e eu travei a leitura por dois dias. Mas dei sequência. 

Será que Fereiba consegue seguir o seu caminho e chegar ao destino com seus dois filhos menores? E Salim? Ele vai reencontrar a família?

Entre os milhares de ​​refugiados de diferentes países que buscam asilo em simpáticos países europeus, a autora divide a narrativa  de "Lua sob o Céu de Cabul" entre Fereiba, a matriarca da família, e Salim, o filho mais velho.

A leitura é envolvente, emocionante, e nos faz pensar sobre o nosso papel nesse mundo globalizado em que as fronteiras cada vez mais irão cair por terra. Aborda alguns problemas importantes, como tráfico de pessoas, imigração e campos de refugiados, que são predominantes no mundo nesse e em muitos momentos. No quanto o problema dos refugiados é nosso também. O quanto deixar as pessoas à deriva as faz seguir rumos que podem nos afetar diretamente. 

A história contada por Nadia Hashimi não é verídica, mas baseada nas histórias de membros de sua família que realmente fizeram essas viagens. Isso traz uma veracidade incrível ao texto. Realmente acreditei que Fereiba e seus filhos eram reais, me envolvi com suas vidas e batalhas. Torci por seu destino. 

Enfim, uma leitura muito oportuna e até necessária para entendermos melhor os tipos de provações que os deslocados sofrem em terras estrangeiras.

Sinopse: "Em uma narrativa emocionante, que mostra de maneira vívida o drama dos refugiados na Europa, Nadia Hashimi cria uma história épica sobre uma família que enfrenta as adversidades sem nunca recuar, buscando um lugar onde possam reconstruir suas vidas. “Com graça e sensibilidade, Nadia Hashimi joga luz sobre a angustiante odisseia e os numerosos perigos que os refugiados enfrentam na busca por um porto seguro.” – Booklist Casada com um engenheiro completamente apaixonado por ela, Fereiba leva uma vida feliz em seu mundo de classe média, no Afeganistão. Porém, tudo isso implode quando o país é imerso na guerra e o Talibã assume o poder. Seu marido vira alvo do novo regime fundamentalista e é assassinado. Forçada a fugir de Cabul com os três filhos, Fereiba só tem uma esperança de sobreviver: atravessar a Europa até a casa da irmã, na Inglaterra. Contando com documentos falsos e a bondade de estranhos que conhece pelo caminho, ela tem que fazer a perigosa passagem para o Irã sob o véu da escuridão. Exaustos, eles conseguem chegar à Grécia, mas, numa reviravolta apavorante, seu filho adolescente, Salim, some. Será que Fereiba terá coragem de seguir viagem com a filha e o bebê e deixar o menino para trás, no mundo obscuro dos refugiados que vagam pelas ruas europeias?"
Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

13 comentários:

  1. Oi, Chris,

    Este livro realmente deve ser muito bom, fiquei com vontade de o ler. Eu também me interesso por outras culturas, outros costumes etc. Li o 'O livreiro de Cabul' e através dele tomei conhecimento de muitos aspectos da vida afegã. Os afegãos têm enfrentado muitos desafios, mas a vida é ainda mais difícil para as mulheres. O Afeganistão também tem sido um ponto de disputas geopolíticas e isso tem piorado tudo.

    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. como vc, não conhecia. fiquei interessada. anotado. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber um pouco desse livro e fica anotada a dica. Lindo fds! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Acredito que seja um livro com uma narrativa muito interessante e agradável de ler.
    .
    Feliz fim de semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  5. Oi Chris, a leitura me pareceu intensa, envolvente , me remeteu ao universo dos livros do Khaled Hosseini, que li todos e amo. Pensei que não leria mais nada na vida, mas vou me aventurar neste, nem que seja com uma lupa.
    Adorei a dica!
    Abração e feliz dia dos namorados por aí!

    ResponderExcluir
  6. Oi Chris. Sem palavras para agradecer essa dica de livro maravilhoso que você nos trouxe, uma história de luta e superação de muitos obstáculos e dificuldades. Bom final de semana. Obrigado pela visita e carinho. Fui no Centro Cultural dos Correios numa hora com poucas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz, espero que goste do livro. Ele é uma viagem nas emoções desses refugiados.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Parece mesmo interessante. É curioso como, por vezes, parece que é o livro que nos escolhe.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  8. Adoro escolher livros assim também, dando uma olhada despretensiosa na livraria, sendo "fisgada" pelas capas e pelas histórias... Belíssima dica, me pareceu ser um livro super forte ~ e me interesso bastante pelos temas abordados. Adorei Chris!

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  9. Um livro sobre uma temática bem actual... os movimentos migratórios... cujas causas e soluções, pedem uma atitude concertada... mas cadé a vontade política dos países, para mais agora numa época de pandemia?
    Mais um livro que adoraria descobrir por estes lados!... Adorei por demais, a sugestão! Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Chris!Em uma livraria perto de minha cidade de passagem com meu filho,por curiosidade dei uma olhada em lua no céu de Cabul fiquei tão interessada que não tirava da cabeça que compraria o livro, então resolvi me dar de presente de aniversário esse livro e mais uma trilogia de Hannah Howell o destino das terras altas, mas fui ler primeiro lua no céu de Cabul, realmente é um livro muito bom, só que pra mim deixou muito a desejar foi o final, pois a autora disse que é uma história fictícia poderia ter proporcionado um final feliz entre mãe e filho, e não fez é um livro que prende a atenção da gente, mas no final é como uma última garfada de uma coimicomida muito gostosa, que quando você vai colocar na boca cai no chão. Pra mim como disse antes deixou a desejar,Pois gosto de finais felizes. Porquê de tristeza basta a nossa realidade,um grande abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo