quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Leituras da Semana: livros para aprender e sonhar

Já tem um bom tempo que não falo das nossas leituras por aqui. Isso não significa que não estamos cultivando esse hábito. Muito pelo contrário, estamos lendo muito. 
Agora que a Sofia já está lendo sozinha, ela lê um livro para mim (que emoção é ouvir a vozinha linda contando a hisória, colocando a entonação, parando para respirar nas vírgula e tropeçando nas sílabas) e depois eu conto uma historinha para ela.

Eu gosto, para essa fase inicial da leitura pelas crianças, das coleções (que já citei AQUI):

- Mico Maneco da Ana Maria Machado e Claudius
- Estrelinha da Sonia Junqueira
- Gato eRato da Mary França e Eliardo França

São livros ótimos para o período da alfabetização pois trabalham com conjunto de sílabas simples, frases curtas, com repetição e concordância verbal eventual. O grau de dificuldade dos livros aumenta gradativamente incluindo as sílabas mais complexa, alguns fonemas e o tamanho das frases.

Separei esses livros e deixei bem disponíveis para a Sofia, assim como fiz na época da Ana Luiza. Cada noite ela escolhe um volume para ler. Isso sem forçar a barra. Se ela estiver cansada e não quiser ler naquele dia, não tem problema.

Antes das férias a Sofia veio para casa com uma lição sobre Gentileza, uma pesquisa sobre o Profeta Gentileza. Por coincidência, o livro esclhido pela Sofia nessa noite foi O Pato e o Sapo de Sonia Junqueira. Foi ótimo porque pudemos conversar mais sobre gentileza com a historinha desses dois que começam meio brigando e quando passam a ser gentis um com o outro, descobrem que ser amigo é muito legal.



Estamos utilizando, também, esses livros para apoio em alguns trabalhinhos de casa como: 
- pesquise 5  palavras com nh. Encontramos nos livros O Sonho da Vaca - Coleção Estrelinha; Banho sem Chuva - Coleção Mico Maneco e A Galinha Choca - Coleção Gato e Rato

Hoje a pesquisa foi  3 palavras com ga, com go e com gu, e por aí vai. E olha só a farra que foi


Depois de identificadas as palavras, imprimimos (nada como ter uma 3 em 1 - impressora, copiadora e scanner), a Sofia recorta e cola na lição. E eu agradeço por não precisar recortar as minhas revistas.

Estamos participando, com muita alegria, da Ciranda de Livros da Rede Mulher & Mãe. Nesse mês recebemos o livro Diga a Verdade, da coleção Boas Maneiras, de Kate Tym. Eu já tinha lido todos os livros da coleção para a Sofia em um Passeio a Livraria. Mas isso não diminui o interesse pela leitura. Contei e recontei essa história diversas vezes. E claro que fizemos o nosso Melhor Bolo do Mundo. Hoje o livro foi enviado para a Eliane do 1001 Roteirinhos mas antes tivemos que fazer uma leitura de despedida.


Toda semana a Sofia traz um livro da escola para ser lido em casa. O livro dessa semana foi lindo, emocionante. Uma declaração de amor ao seu filho: A Criança Mais Importante do Mundo, de Renata Petengill. Como se não bastasse a história ser apaixonante, as ilustrações são de Mariana Massarani.
Depois da leitura a Sofia quis saber como ela ficava na minha barriga. Conversamos e demos boas risadas. Contei que ela me chutava e eu fazia cosquinha no pézinho dela. Já era cosquenta desde que estava na barriga.



O outro sucesso total foi o Livro Travesseiro das Princesas com histórias da Branca de Neve, Cinderela e Pequena Sereia.


Não preciso nem dizer que a Sofia agora só dorme com ele.

Camisola de Pequena Sereia para ler a história da Pequena Sereia.


PS: Tem temas de meninos para esse Lirvo Travesseio.

Como o posta já está enorme vou deixar para falar no próximo sobre as leituras da Ana Luiza e as minhas.






A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

40 comentários:

  1. Que legal, o incentivo a leitura é tdo de bom.
    grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Além de me identificar com teu lado de viajante também gosto muito das tuas dicas de livro. Muitos lembro de quando eu era pequena, outros conheço através dos meus filhos.

    Bem bacana!

    bj

    Pati

    ResponderExcluir
  3. Nossa crhis que dever de casa mais divertido!! vc sabe mesmo como tornar tudo legal né?! As meninas devem amar esse seu jeito!
    Aqui em casa Igor tem demonstrado cada vez mais interesse pelos livrinhos! Passa as páginas e vai contando do jeito dele, ou pede pra eu contar pra ele ouvir! Estou adorando essa nova fase e já lemos várias vezes o livrinho do macaco nestor que vc deu pra ele!!! bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. Como é legal ver esse gosto pelos livros,não? Lindas dicas aqui!bjs,chica

    ResponderExcluir
  5. Que linda! E a mamãe,toda orgulhosa né!
    Eu tbm não vejo a hora da Gabi estar lendo uma histórinha p/ mim e sentir essa mesma emoção que vc está sentindo amiga! Vc tendo essa experiência pela Pela sua 2°vez, mas, acredito que a emoção é a mesma!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal esse hábito de estar sempre lendo com as crianças. Clara gosta muito de livros, mas ainda não curte ouvir as histórias, por ser pequena ainda. Ando meio perdida na hora de comprar mais livrinhos pra ela, vc tem dicas para crianças menores, na faixa de 1 ano e meio?
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tão bom que a criançada de hj gosta de ler né? Amada, desculpe a demora em passar por aqui, estive mega atucanada com o lance do editorial e pra piorar estou com a maior gripe. Quero te agradecer de coração pelo comentário mega lindo que me deixou sobre o editorial Another Angle, é o primeiro fotografado por mim, não tem idéia de como foi importante pra mim seu recadinho. Muito, muito obrigada! Beijos enoormes. Ah, a segunda parte do editorial acaba de ir ao ar, se quiser ver...; )

    ResponderExcluir
  8. Minha Sophia adora ler e toda noite aproveitavamos muuuito a hora da historinha. No entanto, de um tempo pra cá, a leitura nao está sendo tao legal como era antes.
    Ainda que ela nao aceite de jeito nenhum dormir sem ler, ela fica muito impaciente. Fica virando as páginas antes de eu acabar de ler as mesmas e já fica pedindo a próxima história antes mesmo de chegarmos ao final. Também nao quer mais ela mesma contar as histórias do seu jeitinho...
    Às vezes acho que pode ser sono, mas sei lá, quando vamos mais cedo rpa cama também nao é muito melhor. Ela tem 3 anos e fará 4 em novembro.. Já passou por algo assim? Alguam dica?

    Beijo e obrigada!
    karen
    http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse livro/travesseiro! Eu já tinha visto um do Carros aqui em Joinville... Acho que é uma opção bem legal!
    E Chris, obrigada pelo carinho, viu?

    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  10. Chris adorei esse livro travesseiro,esse seria ideal para mim.kkkkk brincadeira, gostei de verdade. Sabe que meu filho agora está tomando gosto por leituras,me pede e eu fico toda orgulhosa,rs.


    Bjokas

    Carla e Miguel

    ResponderExcluir
  11. Amiga, obrigada pela dica de livros para o início da alfabetização, ano que vem a Nathalia começa esse processo e quero ter muito livros para incetiva-la.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Deve de ser tão bonito ouvir as crianças a lerem para nós, acho que a história fica mais interessante só por isso =) *

    ResponderExcluir
  13. Muito legal...Eu leio livros desde o começo da gravidez... E depois que a Malu nasceu não fico um dia sem ler para ela, o legal é que ela se acalma e presta muita atenção na minha voz, apesar dela nem ter 2 meses ainda...
    Já percebi que será uma leitora nata igual a mamãe...rsrsrs
    Amei seu blog e as dicas...
    sua mais nova seguidora

    ResponderExcluir
  14. Aila já " lê" tbém, Chris!! rsrsrs...ela adora livros e adora arrumar suas estantes de livros do quarto (ainda bem!!)
    Sua Sofia é uma princesa linda!!! Ah, a Ana tbém!!
    Beijos!!!
    Bela

    ResponderExcluir
  15. Essa coleção do Mico Maneco é excelente! Comprei alguns quando Caio estava sendo alfabetizado. Agora, ele está curtindo o Bat Pat. Conhece?

    ResponderExcluir
  16. Nina tem demonstrado mais interesse pelos livros, ainda observa mais as figuras do q a historia, mas ja fico contente de ver como é mesmo desde pequeno se pega gosto pela leitura.
    Ela ama folhear.
    Bjs mil

    ResponderExcluir
  17. Amiga, vc é uma mãezona! Sou sua fã.
    Mto legal esse incentivo q vc dar as suas filhas pela leitura, e tudo q vejo vc fazer aqui. Nota 10!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  18. Que legal essa postagem. Quantas ideias incríveis por aqui.

    Bom, como mais um incentivo aos nossos pequenos leitores, estamos sorteando lá no blog - ninjaocidental.blogspot.com - um exemplar lindinho de O Pequeno Príncipe, do piloto/poeta Antoine Saint-Exupéry.

    Esperamos vocês por lá.

    Super beijo,
    Ana

    ResponderExcluir
  19. nossa quanto livro!!! Que lindo!! ô cá outra babona por leitura =)

    ResponderExcluir
  20. Nossa, nunca tinha visto esse modelo de livro travesseiro! Muito legal mesmo! Vou pesquisar alguns temas de meninos para o Vítor!

    Beijos, Ananda.

    http://projetodemae.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Chris, que lindo esse livro de travesseiro!!! Eu achei a cara de Alice!!! Mas vc sabe que nunca o vi por aqui??? Vou procurar, eu simplesmente amei!!!
    Obrigada pelas dicas sempre fantásticas!!! Tudo anotado!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  22. Quanto livro, quanta dica! Amei esse de travesseiro (mas não compraria pq já tem muitas princesas no quarto da minha filha).
    Beijos e bom final de semana
    Alexandra do Destemperadinhos

    ResponderExcluir
  23. Muito bom minha querida, plantinha sendo plantada para o futuro de suas filhotas, muito importante. Te admiro! ;)
    Beijo, beijooooooo pra vc e nas meninas!
    She

    ResponderExcluir
  24. Você conseguiu filha querida, fazer com que suas filhas tenham o hábito de ler .Foi através da sua preocupação com a educação delas e da sua tenacidade que agora tenho duas netas que se interessam por frequentar livrarias e lêm .Parabéns e continue essa mãe maravilhosa ,

    ResponderExcluir
  25. Oi Chris, muito bacana seu blog!!
    Super criativo e cheio de insights para colocar em prática com a galerinha.
    E esse travesseiro / livro de historinhas infantis... Uma ótima ideia de incentivar a leitura.


    Aproveito para convidá-la a conhecer o blog paessevenboys.blogspot.com. Lá, encontrará dicas de vida saudável e boa alimentação para você e seu filho. Passa lá para uma visita, estamos aguardando.

    ;)
    @Paes_SevenBoys

    ResponderExcluir
  26. Chris,
    Fala sério... o que é esse livro travesseiro. Que fofura! Além de ler, você ainda pode usá-lo para o descanso. Totalmente livro interativo e as crianças gostam tanto. Como adoram abrir as portinhas, passar a māo nas ilustrações que estāo em relevo.
    Hoje em dia é impressionante a quantidade desses tipos de livro. Haja equilíbrio de nossa parte, caso contrário eles só querem esses livros. Nāo é mesmo?
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  27. Olá Chris, tudo bem?
    Por favor, gostaria do seu email para enviar um convite para um evento sobre a importância do café da manhã para o desenvolvimento das crianças, na próxima terça-feira.
    Você poderia me passar?
    Obrigada e abraços,
    Claudia

    ResponderExcluir
  28. Meu e-mail: ccardoso@jeffreygroup.com

    ResponderExcluir
  29. Chris, vim agradecer o carinho e preocupação conosco, estamos nos recuperando do susto, tenho certeza que logo tudo isso ficará para trás e vamos seguir em frente seguros e felizes de novo.

    obrigada viu querida
    um beijo para ti e para as meninas

    Andrea Nunes

    ResponderExcluir
  30. Chris, quanto tempo que não venho aqui! Ando sem tempo para comentar nos blogs, mas tenho lido sempre viu?
    Menina, adorei o livro travesseiro, meu afilhado faz aniversário dia 20 agora, onde compro? Beijos gigantes e bom final de semana

    ResponderExcluir
  31. Oi Chris!
    Que legal esse post falando sobre as leituras da Sofia!
    Eu já tinha visto esse livro travesseiro do Toy Story e achei muito fofo!
    O Matheus tem um de pano de carrinhos,que vc desgruda e gruda(eles tem velcro)daí dá para colocar cada tipo de carrinho em um cenário.Bem legal!Ele adora!
    Ele já viu esse do Woody e já pediu!Vamos ver na Feira do Livro(os preços ficam bem acessiveis)..rs*
    Tem post novo lá no nosso cantinho!
    Um lindo final de semana para vcs!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  32. Adoro dicas de livros infantis. Anotei para meus pimpolhos. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  33. Adorei o post. E principalmente a foto com os livros por todo lado!!!! Um barato essa foto! Não vejo a hora da minha filha começar a ler pra mim também!!!! Beijos,
    Karen
    http://fazendoaminhafesta.blogspot.com/
    http://ellerimnadisney.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. esse livro-travesseiro é tuuudo!

    bjbjbj

    http://maeporacaso.spaceblog.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Nossa adorei! Muito criativo!!!
    Meu filhinho iria adorar um livrinho desse com tema de menino rs

    www.vivianeborges.com

    ResponderExcluir
  36. Chris queridissima
    Tbe estava com saudades!
    Adorei as fotos e as dicas (e ja ia dizendo que senti falta dos livros que vc leu...rs)
    Este travesseiro é lindo! Vou procurar.
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  37. Muito legal as sugestões de livros.Amei o travesseiro!!!

    ResponderExcluir
  38. Quero um livro travisseiro no Natal!!!!

    ResponderExcluir
  39. Leitura é tudo de bom!
    Eu já vi esses travesseiros e achei o máximo.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo