Hoje recomeçaram as aulas. Foi o primeiro dia da Sofia na escola grande. Que emoção ver a minha pequena linda de uniforme igual ao da irmã. Que aperto no coração deixar a minha pequena naquele mundão. Agora ela inicia mais um processo de independência: vai aprender a ler.
A Sofia ficou tranquila, não chorou. Contou que brincou de massinha, desenhou, foi no escorrega e fez uma amiga.
A Ana Luiza teve aula:
- de Matemática e já fizemos o dever de casa;
- de Inglês e já revisamos a matéria, português e não teve conteúdo apenas explicações de como vai ser a dinâmica em sala de aula;
- de Educação Ffísica;
- de Música e Artes e os professores falaram sobre puberdade. Ela achou legal porque eles falaram de uma forma engraçada. Nos outros anos o assunto foi abordado pela professora de Ciências.
Tudo isso me fez lembrar do processo de alfabetização da Ana Luiza.
Em um determinado momento ela estava se recusando a aprender a ler. Lembro bem quando trouxe uma tarefa de casa. Tinha a figura do tomate e a criança tinha que escrever o nome da figura. A Ana Luiza escreveu TOMATE e leu JOÃO.
Marquei imediatamente uma reunião particular na escola para entender o que estava ocorrendo. A orientadora explicou que a leitura é o segundo grande momento de independência da criança, o primeiro é quando aprende a andar. A Ana Luiza estava se recusando a aprender a ler porque não queria essa independência.
Com a causa identificada ficou mais fácil de encontrar o caminho para apoiar a Ana Luiza.
1) Mostrar para ela que continuaríamos lendo juntas. Comprei os livros "Segredos das Fadas" que têm capas lindas, coloridas, cheias de brilho e alto relevo. Esses seriam os livros de capítulos que iríamos ler juntas assim que ela aprendesse. Eu ia ler para a Ana Luiza um capítulo e ela leria outro para mim.
ma me mi mo mu
la le li lo lu
la le li lo lu
mala mela m ila mola mula
A lama mela a mala.
A partir das frases, a brincadeira evoluiu mais uma vez. Agora para fazermos histórias
Depois a Ana Luiza quis procurar figuras na internet com essas palavras (eu preferia que ela desenhasse, mas a curiosidade pelo uso da internet despertou mais interesse).
A busca pelas figuras era outra forma dela escrever as palavras.
Com isso acabamos fazendo alguns livros. Depois da história pronta com as figuras, encadernávamos.
A cada nova família de sílabas, novas palavras e novas histórias.
O livro "Pipão, o cão bobão" até ganhou post aqui no blog: "Ão de São João".
Quando demos conta, a Ana Luiza já estava lendo.
No ano da alfabetização da Ana Luiza ela leu:
- todos os livros da coleção Mico Maneco da Ana Maria Machado;
- todos os livros da coleção Estrelinha da Sonia Junqueira;
- muitos livros da coleção Gato e Rato da Mary França.
São livros ótimos, fáceis, com frases simples e que ajudam muito em todo o processo de alfabetização. Livros que foram emprestados várias vezes e agora estão esperando a Sofia.
No ano seguinte, quando a Ana Luiza foi para e escola grande, ela entrou no teatro com as crianças de turma acima. Um dia a Ana Luiza chegou em casa toda satisfeita e contou:
- Mãe, o professor de teatro disse que eu leio muito bem, faço a entonação correta. Ele sempre pede para eu ler o texto para as outras crianças verem como é. E olha que as outras crianças são maiores do que eu.
Dedicação aos filhos sempre traz retorno imediato. É gratificante demais.
Agora quero ver como vai ser o processo de alfabetização da Sofia. Imagino que seja diferente.
Fantástico post, Chris! Amei saber como foi a alfabetização da Ana Luiza. Os livrinhos que vcs faziam me deram uma saudade danada dos que eu mesma criava quando era criança (e que minha ex-madrasta jogou fora de pura maldade).
ResponderExcluirPassei também para agradecer seus conselhos. Contei no blog há pouco que agora, sim, a pequena está desfraldada. Até a noturna eu tirei e, acredite, está dando certo.
Obrigada.
Um beijo.
e isso ai icentivao os seus filhos a lerem
ExcluirAh...então Sofia está estudando agora na mesma escola da mana!Que legal!
ResponderExcluirDeve ser tudo muito novo para ela e pra vc né Chris?!
Deus me prepare para que eu consiga ficar tranquila quando o Matheus entrar para a escola dos grandes.
A maneira de vc ajudar e incentivar a Sofia a ler também é muito legal!
O Matheus já sabe todo o alfabeto,associa algumas palavras...e estou ensinando ele a escrever.
A gente brinca de escolinha.Mas ele só quer saber da hora do recreio na nossa brincadeira acredita?!rs*
beijos e boa sexta pra vcs!
Danny e matheus
www.mamysdematheus.blogspot.com
Oi, Meninas ! Que coisa boa ! Escola nova, amigos novos , muita novidade, isso é bem legal !E essa coisa de escola da irmã pode ser bem positivo.
ResponderExcluirVocê falando de alfabetização e eu me lembrando de como foi com o meu filhote ( e faz teeeeeempo !!!) Os livros que você falou eu tinha e usava com meus paciente e o meu filho muito enxerido vivia curtindo , nós sempre lemos e contamos muitas histórias e inventávamos outras...e aconteceu que o pequeno ainda na Ed.Infantil um belo dia falou "mamãe eu vou ler pra você" ! entrei na brincadeira, e fiquei do lado dele ouvindo a história ( que era exatamente da coleção gato e rato) e ele leu. Leu !?! ...não acreditei, achei que de tando lermos para ele ele havia "decorado" a história, etc, e tal. Aí peguei outra "coisa escrita"( um outro livro que ele não conhecia) e falei "logo logo você vai conseguir ler isto aqui também !" e para meu espanto ele tranquilamente me respondeu, "eu já sei, quer ver ?" ...e...Leu !!!
Ele aprendeu a ler "sozinho" !?! Será possível !?! não conseguia acreditar...mas era a mais pura verdade ! Claro que as "coisas mais complicadas" como dígrafos, e ç eram "arriscados" , mas num instantinho a coisa "aflorou"...mais tarde lendo Paulo Freire, Emilia Ferrero e outros educadores entendi que o que oferecemos para ele foi um "ambiente alfabetizador " riquíssimo e isto despertou e desencadeou esse processo ( temos uma prima que aconteceu a mesma coisa, ela lia jornais !!!).
Ai que saudades ! Bjs sapecas ! Mammy
Parabéns pela sua dedicação, Chris !
ResponderExcluirQue exemplo de amor e de mãe vc nos deu !
E assino embaixo quando vc diz que a dedicação dos pais é fundamental no desenvolvimento dos filhos... Um grande abraço e um ótimo finde
Chris,
ResponderExcluirque lindas suas pitocas começando novas fases!
adoro este amadurecer e independência deles!
tb sou partidária que a presença dos pais faz toda diferença!
Beijinhos
Linda... sempre nos ajudando com suas experiencias... amei a ideia das silabas em cores diferentes... e entendo perfeitamente seu sentimento de deixar a pequena em outro colegio... passei por isso tb... tive que mudar Saulo de escola, e da uma insegurança tremenda... bjss
ResponderExcluirbom fim de semana
Oi Chris! você não faz idéia de como esse seu post de hoje me ajudou. Minha menininha está na fase de alfabetização, mais está com um pouco de dificuldade, eu estava pensando em como ajuda-la, e não sabia por onde começar, agora vou seguir suas dicas. Muito obrigada. Beijinhos!
ResponderExcluirOi Chris!
ResponderExcluirAcho tão importante as dicas dadas por vc aqui.
Eu não tenho mais crianças pequenas.Mas com certeza virão os netos(as) e qndo isso acontecer já sei onde encontrar algumas soluções.
Boa sorte p/ Sofia, ela vai tirar de letra td isto.
Beijinhos!!
Que legal Chris!!! Adoro ver essa dedicação e me inspiro com isso!!!
ResponderExcluirJá planejo e faço mil planos para ajudar o Thiago nessas fases!
Beijos
Ana
Cris que lindo seu post! Adorei! Você é uma excelente mãe. carinhosa, fantástica e muito criativa!
ResponderExcluirParabéns!
Beijos
Chris, vou repetir, sou sua fã!
ResponderExcluiradorei saber como foi a alfabetização da Ana.
ótimo vc falar dos livrinhos. eu tbm fiz muitos na minha infância. vou até ligar pra minha mama e ver se ela os tem guardados.
bjocas
Muito legal!!! parabéns!! Adorei!!!
ResponderExcluirAmore crescer vai fazer parte da vida de toda Mamis. Eles vão crescendo aprendendo e a gente sofrendo......nossa até rimou....
ResponderExcluirE adorei os livrinhos, vcs são sempre cheias de imaginação......bjs
OI CHRIS, SABE QUE TAMBÉM FAÇO ISSO COM MINHA FILHOTA, QUANDO ELA COMEÇA A LER UM LIVRO QUE ACHA CANSATIVO EU REVESO COM ELA PRA INCENTIVAR. ELA TEM UM DESSA COLEÇÃO DO SEGREDO DAS FADAS. BEIJINHOS E ÓTIMO FIM DE SEMANA...
ResponderExcluirQue graça, Chris. Muito bacana essa sua dedicação com as meninas.
ResponderExcluirAdorei tudo.
Bjs!!!!
Chris, mais uma vez eu vou te dizer: você faz toda a diferença e se todos os pais tivessem a dedicação que vocÊ tem, o mundo seria bem melhor!
ResponderExcluirBeijos,
Flávia
http://arrimerorganiser.blogspot.com/
Oi Chris! Será que consigo fazer algo parecido na alfabetização do meu filho? Ainda faltam alguns anos, mas já fico apreensiva! rsrs
ResponderExcluirAinda bem que Sofia se adaptou bem ao primeiro dia.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
Oi! Acompanho seu blog sempre e adoro! As pequenas são lindas! na verdade passei aqui para tirar uma dúvida... tb tenho um blog o www.antonellaesuaboneca.blogspot.com
ResponderExcluire adoro postar, colocar fotos dos meus pequenos e tal. Só que hj vendo os links que acessaram o meu vi que tinha 3 acessos de um site pornográfico.. fiquei com um pouco de medo e não sei se tiro do ar o site e as fotos ou não necessidade... Ai resolvi tirar a dúvida com mães blogueiras que tb postam imagens de seus filhos... ai dúvida cruel... Bom era isso.. beijos e obrigada pela atenção! Lola
Oi Cris.. ainda bem que falasse comigo, tava encanada , ou melhor to..hehe.. sei lá a gente sempre fica com medo, pedófilia e tal.. bom se souber se da para fazer me diz
ResponderExcluirAchei interessante você sentar ao lado dela para revisar as matérias mas por puro prazer em estudar, sem cobrança. Aqui é uma paranóia, eles fazem testes em todas as aulas e amedrontam as crianças! O máximo que conseguem, ao meu ver, é fazer com que elas odeiem a escola!
ResponderExcluirContinue criativa assim, é por isso que amamos vir aqui!
Beijocas
Adri
Sim Chris,
ResponderExcluirenviamos para todo o Brasil.
é só mandar um e-mail com o pedido ou entrar no site e escolher www.tutitati.com.br
Beijinhos
CHris
ResponderExcluirVc é demais, sempre acompanahdo as pequenas e participando de sua caminhada. Como tenho saudades desse tempo... Aproveite e curta cada tempinho com elas, vc não imagina como passa rápido.
Bjs
Deborah
.................
Ah, vc não pode me ajudar a divulgar o concurso em que eu estou participando? É só clicar na imagem no meu blog, escolher 'gostei' e confirmar pelo email que a Tabasco manda! Muito obrigada...
www.delicias1001.com.br
Que fofo, eu também adoro acompanhar a minha filha em tudo que ela aprende.
ResponderExcluirObrigada pela visita lá no blog, agora nao estou conseguindo frequentar tanto os blogs, mas sempre que der venho dar uma espiadinha.
Grande beijo
Ah seu blog é muito completo, parabens.
www.passeioscomcriancas.com
Nossa como eu me lembro dessa fase que vivemos juntas, com nossas duas meninas da mesma idade...E agora ver a Sofia crescer e chegar a fase da "independência" através do mundo das letras!!! Que alegria passar por isso né amiga?
ResponderExcluiraproveitando...amanhã terá selinho parea vc lá no blog!!!!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//
Q legal hein Chris!!
ResponderExcluirAdorei a parte de criação de livrinhos^^
Na escola em que fui alfabetizada nós éramos obrigados a fazer livrinhos de histórias .. tínhamos que criar a história, ilustrar, encadernar (com capa de cartolina, rsrsrs)
Eu particularmente adorava!!
Muito legal :))
Bjinhos