sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Lanche para a Poncheira (des)necessária


Quanto eu não tenho um motivo especial para comemorar, eu arrumo. Comigo é assim. Bateu aquela vontade de reunir as amigas em casa, jogar conversa fora, rir, relembrar velhas histórias que marcaram a amizade, já são motivos suficientes para marcar a data e a hora, preparar uma comidinhas e arrumar a mesa. 


Mas mesmo assim a gente dá um jeito de ter supostamente uma temática para o tal encontro. Seja ela qual for. 

Alguns objetos da minha sogra vieram para a minha casa. Entre elas uma poncheira das antigas que nunca tinha sido usada. Ainda estava com a etiqueta coladinha no vidro. 

Bom, já que o utensílio que nunca me foi necessário, até então, ficaria ocupando espaço na minha casa, vamos utilizá-lo né? Já que será utilizada, preenchida com muito líquido, preciso ter gente querida para consumir o conteúdo comigo. 

Taí o motivo para a comemoração: estrear finalmente a poncheira que ficou guardada por quarenta anos. 


Foi assim que chamei as amigas para um ponche com bolo. Que na verdade foi um fim de tarde que se estendeu pelo início da noite, sem entrar pela madrugada, muito divertido e saboroso. 

Depois descobri que acabou sendo uma tarde de Clericot com bolo e outras coisinhas mais. A diferença entre Ponche e Clericot é que ponche leva suco de laranja e Clericot é com vinho branco e água tônica. 

Vou deixar aqui a receita desse Clericot maravilhoso que fiz com a ajuda da Ana Luiza:

  • Clericot

Ingredientes:

- 1 garrafa de vinho branco (usei um Cordilheira Andina Chardonnay);
- 1 garrafa de espumante (usei Casa Perini Moscatel);
- 1 copo de guaraná;
- 1/2 abacaxi cortado em pedaços;
- 3 maçãs picadas em pedaços médios;
- 10 uvas verdes sem caroço cortadas ao meio;
- 10 uvas rubi cortadas ao meio; 
- 10 morangos cortados ao meio;
- gomos de 1 laranja;
- gomos de 2 tangerinas (porque fiquei com preguiça de descascar e retirar a pele dos gomos das laranjas, aí substituí por tangerina que é bem mais fácil);
- 3 pêssegos fatiados (não é necessário, mas como teria pêssego nos aperitivos, coloquei para combinar).

Como fazer:

Cortar as frutas e reservar todas juntas. 
Colocar as bebidas para gelarem.
Misturar tudo aproximadamente meia hora antes de servir para apurar o gosto das frutas. 

O convite foi para um Ponche com bolo. O Ponche já tinha se tornado um Clericot, diferença que as amigas nem iriam perceber. E o bolo tinha que ter! E tinha que ser especial! Fiz uma receita  que ficou bem gostosa e superbonita na mesa. 

Para ver a receita é só clicar no link porque já foi postada aqui no blog.



Para acompanhar os nossos goles de Clericot, a nossa conversa, nossas reflexões e planos, preparei algumas comidinhas no estilo de finger food. Tudo muito rápido de fazer e que causa uma boa impressão e muito sabor.

Já que o bolo era de tâmaras e morangos, fiz:

  • Tâmaras recheadas com queijo de cabra temperado, azeite e nozes

Finger Food com tâmaras

Ingredientes:

- Tâmaras gigantes;
- Queijo de cabra temperado em pasta;
- 1 colher de sopa de azeite;
- Nozes Pecan.

Como eu fiz:

Comprei as tâmaras na feira. Cortei ao comprido, mas sem separar as partes, apenas para abrir espaço para retirar os caroços e preencher com o recheio. 
Compre a queijo de cabra já temperado e em pasta. Como o queijo de cabra é meio seco, apesar de muito saboroso, coloquei uma colher de azeita para hidratar. 
Coloquei uma colher de chá ou duas em cada tâmara, botei a nozes por cima e reguei levemente com um fio de azeite. 

Para dar um toque colorido à travessa, eu cortei algumas tâmaras ao meio e ao comprido. Cortei alguns morangos bem grandões também ao comprido. Coloquei um sobre o outro. Essa combinação de tâmaras com morangos é perfeita. 

Eu estava empolgada com a estreia da poncheira e a Ana Luiza estava disposta a me ajudar. Então, não paramos por aí. Preparamos também algumas torradas já com a cobertura para não dar trabalho às amigas, nem perder tempo e deixar de compartilhar alguma experiência de vida porque estávamos passando pastinha na torrada.

  • Torradas com cream chease, pêssego e nozes

Já que tinha pêssego no Clericot vamos incrementar as torradinhas também.


Ingredientes:

- 2 pacotes de torradas;
- 1 pote de cream chease
- 3 pêssegos cortados em fatias;
- algumas nozes (nós gostamos das nozes pecan);
- fatias de presunto de parma enrolados.

Como fizemos:

Cobrimos as torradas com o cream chease. Alteramos as fatias de pêssego em algumas e os enroladinhos de parma em outras. Colocamos uma noz sobre cada pêssego. Demos aquela regada de azeite bem de leve.


Mas a mesa ainda tinha espaço, eu e a Ana Luiza ainda tínhamos tempo e vontade de fazer mais coisinhas, e achamos que a barriga ia pedir mais alguma gostosura. 

Por isso ainda preparamos:

  • Maçã com pasta de atum e cramberries


- 2 maçãs verdes grandes cortada em fatias;
- 1 lata de atum em pedaços no óleo;
- 4 colheres de sopa de maionese;
- 1/2 cebola ralalda;
- um pouco de cebolinha bem picada.
- 100 g de crambery.

Como fizemos:

Retiramos o óleo do atum para deixá-lo menos úmido e assim a pasta ficar consistente e não esparramar ao colocarmos sobre as fatias de maçã. Misturamos o atum, a cebola ralada e a maionese aos poucos e sempre provando para sentir a necessidade de cada ingrediente. No final colocamos a cebolinha picada.

Fatiamos as maçãs com o fatiador no nível 3. Cortamos cada fatia ao meio e pingamos algumas gotas de limão para não escurecer. 

Colocamos uma colher de sobremesa de pasta de atum em cada pedaço de maçã. Enfeitamos com os cramberries. 

É sempre bom a gente se hidratar, beber bastante água, inclusive quando estamos ingerindo bebidas com álcool. Água já é bom e faz bem, água saborizada fica melhor ainda. Preparei uma combinação que acho deliciosa e que tem um nome de batismo:

  • Soda Morangada


Ingredientes:

- 1 1/2 litro de água com gás;
- 1/2 limão fatiado fino;
- algumas folhas de hortelã;
- 10 morangos.

Como fizemos:

Maceramos cinco morangos lavados no fundo da jarra. Acrescentamos o suco de meio limão espremido. Adicionamos a água gasosa bem gelada. Colocamos os outros cinco morangos fatiadas, as fatias do limão restante e as folhas de hortelã. 

Ainda pintei três garrafas para enfeitar, colorir e florir a mesa. A ideia é que as amigas fossem presenteadas um uma garrafa com flor ao final da nossa comemoração. 




Comemorar por tudo ou por nada. Celebrar a vida, a família, as amizades, as pequenas conquistas e até as derrotas que trazem aprendizado. Tudo e qualquer coisa pode ser motivo. E estar nesse clima comemoração traz mais leveza, alegria, sensação de nos sentirmos importantes para aquelas pessoas que estão ao nosso redor e o prazer de fazer algo bom para ela. Compartilhar momentos, histórias, lembranças, planos, reflexões e ideias, nos preenche, enriquece e aumenta o nosso repertório. Por isso e muito mais vale sempre a pena comemorar, mesmo que seja só a estreia de uma poncheira que parecia desnecessária.



Você pode me encontrar também


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

4 comentários:

  1. Como tu, não gosto de ver e ter coisas que não tem utilidade. Acho logo uma ou me desfaço, rs... Gostei de tua ideia. ótima receita e lanche! beijos, lindo feriadão! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Chica, eu não gosto das coisas ocupando espeço e sem utilidade. Mas não iria me aborrecer por causa de uma poncheira, né? O melhor é arrumar um jeito de ser divertir com ela e por causa dela.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. ah que delicia fazer uma festinha em casa assim, tudo tao bem feito, da pra perceber o carinho e amor, fiquei desejando comer um pedaço de bolo :9

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lìvia, eu adoro receber os amigos em casa. Foi sim tudo preparada com muito carinho e alegria.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo