terça-feira, 9 de outubro de 2018

Bolo de Tâmaras, Gengibre e Nozes


Em um domingo como muitos outros eu iria receber as amigas de longas datas para um lanche lá em casa, como fazemos com frequência. 

Apesar de ser algo comum, fazemos sempre isso, sem grandes preparativos, nem planejamento, me deu a vontade de fazer um lanche mais caprichado, com algumas comidinhas diferentes. 

Comecei pelo bolo. Quis experimentar uma combinação que eu não tinha usado ainda: bolo de tâmaras com gengibre e nozes. E não é que ficou muito bom?!


bolo de tâmaras, gengibre e nozes




O que utilizamos:

- 2 xícaras de farinha de trigo integral;
- 1 xícara de farinha de trigo;
- 1 xícara de manteiga derretida (eu usei ghee);
- 2 xícaras de açúcar mascavo;
- 4 ovos;
- 1 colher de sopa de fermento em pó;
- 200g de tâmaras sem caroço e picadas;
- 1 copo de água fervente;
- 1 colher de chá de bicarbonato;
- 2 colheres de chá de gengibre em pó;
- 100 g de nozes picadas.

Como fizemos:

Colocamos as tâmaras na água fervente, acrescentamos o bicarbonato e reservamos.
Em uma tigela peneiramos a farinha e reservamos.
Batemos a manteiga com o açúcar. Juntamos os ovos um a um sempre batendo.
Acrescentamos a farinha peneirada e misturamos bem.
Adicionamos as tâmaras com a água, o gengibre em pó e as nozes. Demos aquela misturada para finalizar e despejamos na forma untada e enfarinhada.
Levamos ao forno pré-aquecido a 180º por aproximada mente 40 minutos.

Esperamos esfriar para desenformar, decorar com flores comestíveis e morangos, e servi para nossas amigas.




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Pela aparência e ingredientes ficoy muito bom! Devem ter aprovado as tuas amigas! Bjs chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica, ficou muito bom sim e elas aprovaram, mas eu fico pensando que com farinha branca somente ainda ficaria melhor. kkk
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Que interessante Chris!
    Nunca usei esses ingredientes em bolo!
    Fiquei curiosa quanto ao sabor dele

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, ficou muito gostoso, apesar de eu preferir bolo com farinha branca mesmo. Essa parada de farinha integral não é muito comigo não. kkk. Faço com farinha integral, acho gostoso, mas sempre fico pensando que se tivesse só com farinha branca estaria mais gostoso ainda.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Super fácil de fazer heim Chris!
    Parece mesmo muito bom. Aliás, adorei a dica do gengibre!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI CRistina, o gengibre dá um toque especial sim. Fica bem suave.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. nossa que delicia!! eu amo tudo quanto é tipo de bolo, e gosto muito quando levam nozes e especiarias, deve ter ficado muito bom!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lívia, eu também adoro bolos com nozes e especiarias. Esse ficou bem gostoso sim. Fez sucesso!
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo