quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Exposição Biblioteca à Noite - uma viagem a 10 bibliotecas do mundo

Da penúltima vez que estive em São Paulo aproveitei para visitar o prédio do SESC, na Paulista, que possui um mirante (gratuito) com vista para a Avenida Paulista e oferece um ótimo local para tirar fotos. Mas o SESC oferece mais. Oferece exposições também. E nesse dia eu fiquei com gosto de quero mais. Na verdade o objetivo da minha visita era conferir a exposição “Biblioteca à Noite” que estava em cartaz. Mas não consegui. Era necessário agendamento prévio e eu não sabia disso. Fiquei com aquela sensação de que perdi uma oportunidade porque não me informei devidamente antes.




Passou! Até que na semana passada eu recebi o convite de uma amiga para visitarmos uma exposição no SESC Copacabana, aqui no Rio. Uma exposição que iria inagura no dia 12 de setembro (hoje) e que estava aberta a visitação prévia para os funcionários do SESC. E para minha surpresa a exposição se chama “Biblioteca à Noite”. Aceitei o convite sem pestanejar.


Já vou adiantando que a visita a exposição imersiva e virtual é uma experiência incrível, inspirada no livro de mesmo nome do escritor argentino Alberto Manguel. Assim como no livro, a exposição nos leva a um passeio pelas mais diversas bibliotecas.


No primeiro espaço cheio de charme é uma reprodução da biblioteca francesa do próprio escritor. O espaço é aconchegante, com paredes de pedras, janelas que simulam a vista para um jardim em um dia chuvoso, alguns objetos pessoais e muitos livros, é claro. Tudo isso a meia luz e escuro em alguns momentos. 

Ao final da apresentação na primeira sala recebemos os óculos de realidade virtual e somos encaminhados para a segunda sala, a floresta. É nesse ambiente que simula a sala de uma biblioteca em meio a uma floresta de  árvores de livros que somos transportado para a realidade virtual e começamos a nossa viagem impactante por 10 diferentes bibliotecas do mundo, reais ou imaginárias.


Com o uso da tecnologia, conseguimos viajar e conhecer um das seguintes bibliotecas : 

1 - Biblioteca da abadia de Admont (Áustria)


A Abadia de Admont, na Áustria, contém a maior biblioteca monástica e o maior acervo de escritos científicos antigos do mundo.

Na viagem virtual, além de nos deslumbrarmos com a beleza do interior da biblioteca somos apresentados a sua história com destaque para as quatro esculturas batizadas de "As quatro últimas coisas". Elas ficam Nos quatro cantos da sala e encarnam a Morte, o Juízo Final, o Inferno e o Paraíso, reforçando a ideia manter o homem com os pés no chão e lembrá-lo de sua incontestável condição de mortal.






2 - Templo de Hase-dera, em Kamakura, no Japão

Esta prateleira giratória é denominada de rinzo e armazena os sutras (ensinamentos budistas). Foi criada para assegurar a transmissão do saber religioso mesmo para os que não sabem ler. Ao girar o rinzo, diz-se que o visitante obtém o mesmo mérito de ler todos os sutras. Esses sons tem como objetivo espantar os maus espíritos que assombram a biblioteca.

Foto obtida no link: http://linuxhacker.ru/d/?q=node/78


3 - Biblioteca Vasconcelos (México) 

Essa é de cair o queixo! Também é conhecida por “megabiblioteca” pela imprensa mexicana essa biblioteca é famosa por suas estantes suspensas, com cerca de 106.000 títulos. As prateleiras podem se ajustar a quantidade de livros, sendo expandida com o recebimento de mais exemplares.

Foi construída em um leito de um lago seco no vale do México com o objetivo de dar a imprensão de ser uma enorme arca moderna onde livros, prateleiras e conhecimento flutuam no espaço. 

Outro ponto interessante dessa biblioteca moderna é o esqueleto gigantesco de uma baleia que está pendurando no seu hall central. 




4 - Biblioteca de Nautilus (20.000 Léguas submarinas), 

Aqui é uma viagem ao livro "Vinte Mil Léguas Submarinas" . Com imagens baseadas nas ilustrações do livro damos um mergulho na biblioteca do capitão Nemo.


 Imagem obtida na matéria "Exposição à noite"

5 - Biblioteca do Parlamento de Ottawa (Canadá)

Belíssima biblioteca no estilo vitoriano focada em livros do Parlamento e documentos legais. Mas além da estátua da rainha Vitória tem o grande livro. Um livro enorme, o único que não é referente a assuntos parlamentares, com ilustrações de pássaros. Nessa viagem virtual passeamos também pelas páginas desse livro.

 

6 - Biblioteca Sainte-Geneviève (França) 

Essa imersão por essa belíssima biblioteca de Paris (me arrependi de não ter incluído no meu roteiro quando visitei a cidade) foca na época da sua construção, pois foi cheia de inovação e avanço tecnológico na época, em meados do século XIX. O audacioso arquiteto Henry Labrouste introduziu a iluminação a gás com o objetivo de estender o horário de funcionamento da biblioteca para além do que era permitido pela luz natural do sol.



7 - Biblioteca de Alexandria (Egito)

Fazemos uma viagem entre o passado e presente com visão futurista. Começamos pela mãe de todas as bibliotecas criada pelos faraós e chegamos na nova biblioteca reencarnação contemporânea da Biblioteca de Alexandria, construída no lugar que supostamente foi ocupado pela primeira, inaugurada em 2002.




8 - Biblioteca de Sarajevo



Biblioteca que foi destruída no cerco de Sarajevo nos conflitos após a dissolução da antiga Iugoslávia, nos ataques na noite de 25 de agosto de 1992. Entre os milhões de volumes que ficaram sob os escombros do edifício inaugurado em 1896, incluíam-se 150 mil obras raras e 478 manuscritos. Em 2014, a Biblioteca Nacional da Bósnia-Herzegovina foi reinaugurada.

Nesta viagem virtual revivemos a façanha do músico de 35 anos, Vedran Smailovic. Que angustiado com toda a carnificina que assistia resolveu doar o que tinha, a sua música. Nos 22 dias seguintes, às 4 horas da tarde, Smailovic vestia seu fraque, pegava seu violoncelo sentava-se em um banquinho ao lado da cratera aberta pela bomba e tocava o Adágio em sol menor de Albinoni – uma das mais tristes e tocantes peças do repertório clássico – em homenagem aos mortos nos ataques.



9 - Biblioteca do Congresso (EUA)


Belíssima! Da cúpula da biblioteca, através de suas janelas circulares,  temos uma uma vista de 360º de cidade de Washington.




9 - Biblioteca da Universidade de Copenhague - Dinamarca

Mais uma biblioteca belíssima e com história interessante. Esta biblioteca hoje é considerada uma biblioteca embalsamada já que os livros em suas prateleiras não podem ser consultados pelos visitantes. Isso porque eles não são catalogados, nem classificados e por isso são chamados de livros mortos. A utilização do espaço é feita por estudantes que utilizam as mesas para fazer trabalhos e pesquisas em seus tablets, ou por visitantes apenas para contemplar a construção.


Vale muito a pena visitar a exposição e viajar pelas bibliotecas do mundo e pelo livro "Biblioteca à Noite" do escritor argentino Alberto Manguel. Vale também se inspirar e visitar as nossa bibliotecas aqui no Rio: O Real Gabinete Português e a Biblioteca Nacional. 

Serviço:

"A Biblioteca à Noite"
Sesc Copacabana – Rua Domingos Ferreira, 160
Data: De 12 de setembro de 2019 a 26 de janeiro de 2020
Dias: de terça (exclusivas para agendamento de grupos) a domingo
Horários: das 9h30 às 20h
Entrada Gratuita (a visitação será somente mediante agendamento prévio pelo
site www.sescrio.org.br)




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

31 comentários:

  1. ah eu tbm vi essa expo aqui no sesc da Paulista e é uma imersão sensacional!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia, eu tentei ver aí em Sampa e não consegui. Mas finalmente consegui ver aqui no Rio. Muito legal, né?
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Vou da um jeitinho para ir nessa exposição, parece ser maravilhosa demais

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Juliana, vai sim. Vale a pena. Aproveita para dar uma passeada por Copacabana.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Respostas
    1. Realmente imperdível, Fabíola. Ainda mais quando estamos em ótima companhia.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Respostas
    1. Muito incrível. Pelo menos na viagem virtual que eu fiz até ele na exposição eu fiquei encantada.
      beijos
      CHris

      Excluir
  5. Meu Deus!
    Só biblioteca que eu não sabia que existia!
    Que puro amorrrrr, de verdade!
    Eu sei que existem algumas mas agora me lembrei que são de livrarias heheheh que lerda
    AMEI essas bibliotcas #partiu
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Pâm, eu também não sabia da existência delas e fiquei encantada.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Uauuu, que coisa mais linda <3
    Os livros, as construções...
    Tô apaixonada
    Beijos
    http://www.opsquerida.com.br/
    https://www.instagram.com/siteopsquerida/

    ResponderExcluir
  7. Libraries are my huge love and when I travel I love visit library in that city. These are amazing. If I come in some of them I think that I will be inside for days.

    New Post - http://www.exclusivebeautydiary.com/2019/09/la-mer-soft-fluid-long-wear-foundation_15.html

    ResponderExcluir
  8. Amei todas! Todas tem uma característica interessante. Achei super diferente essa biblioteca do México ♥

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Jaqueline, eu também achei essa do México bem interessante com uma pegada moderna. Fiquei com vontade de conhecer pessoalmente, de estar lá dentro.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Adoro bibliotecas, por isso ia adorar ir a essa exposição! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês, somos duas. Eu também adoro bibliotecas.
      Sempre que viajo eu procuro conhecer a biblioteca local.
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. Oi cris,
    Achei bem interessante o tema dessa exposição.
    big beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lulu, eu também gostei. Achei diferente e rico.
      beijos
      Chris

      Excluir
  11. Uau, que demais!!Eu vi na Globo News esta semana e fiquei deslumbrada, morrendo de vontade de ter essa experiência, fico feliz por vc ter visitado!!
    Obrigada pela visita e comentário, logo escrevo!
    Abração e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dalva, foi assim que eu fiquei quando vi o anúncio da exposição em São Paulo. Que bom que ela veio para o Rio.
      beijos
      CHris

      Excluir
  12. Essa biblioteca da Áustria é simplesmente linda, um sonho.
    Amei seu post, assim conhecemos as bibliotecas de outros países também.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, muito linda, né? Dá vontade de conhecer de pertinho, ao vivo e a cores, né?
      beijos
      Chris

      Excluir
  13. Chris querida
    Eu estava com você aqui no Sesc e tbe não consegui ver a exposição.
    TÔ achando que vou voltar ao Rio para ver esta maravilha!
    Adorei visitar esta exposição aqui pelo seu post.
    Obrigada por compartilhar :)
    Bjs
    Claudia
    As fotos ficaram maravilhosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Clau, foi. Nós fomos passear e não sabíamos que tinha que agendar. Mas nosso passeio foi ótimo. Tô doida para voltar a São Paulo.
      beijos
      Chris
      Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo