domingo, 3 de novembro de 2019

A Semana 44 de 2019 - Dividida, mas inteira


Me divido e me sinto inteira. É bem esse o sentimento ao rever a semana e separar as fotos dos momentos que quero registrar, guardar, relembrar.

Manhã de sábado. Piquenique no Parque das Figueiras para comemorar o aniversário de uma amiga do meu trabalho. Marido e filhas querem aproveitar a manhã para dormirem sem hora para acordar. O compromisso é meu. Eu quero esse passeio ao ar livre, compartilhar a refeição ao ar livre, estar junto da minha amiga, conhecer os seus amigos. Eu vou. Fico o tempo suficiente para fazer a minha presença e me sentir bem por ter feito algo pra mim e por mim.


Saio relativamente cedo do piquenique da amiga para ir com as filhas na feira vegana. Vamos juntas. Marido fica em casa. Quer organizar umas coisas. Passeamos, experimentamos produtos, conhecemos novas opções, aprendemos mais sobre essa escolha de vida.



No final da tarde vou com apenas uma filha conhecer um espaço recém reformado, a Casa da Glória. Um sobrado histórico, ao lado do Outeiro da Glória, que estava fechado para reforma desde 2018. Agora foi reaberta toda linda e cheia de charme. Neste final de semana estava acontecendo A Junta Local Fermenta. Um evento descolado com comidinhas, música, piscina, bebidas. Aproveitei para tomar um drink com a filha, conversar e trazer uns queijos para casa.


Nesta semana teve feriado para mim. Aproveitei para tirar um dia de passeio. Fui com a filha mais velha a exposição "Egito Antigo - Do cotidiano à eternidade". A mostra está em cartaz no CCBB e está bombando. Chegamos cedo, passamos primeiro na exposição "Raiz" de Ai Weiwei. Eu já tinha visitado, mas a Ana Luiza ainda não. Depois seguimos para a nossa breve viagem ao Egito. Uma hora de fila para conseguir entrar. Mas fiquei feliz. Sim, isso mesmo. Feliz por ver que a fila estava grande porque várias escolas entre públicas e privadas. Precisamos dessa valorização da cultura. 


A tarde foi o tempo para curtir o feriado com o marido em um passeio ao shopping e um almoço a dois. 

Neste mesmo dia eu tinha um convite para assistir a pré-estreia do filme "Intruso", um thriler brasileiro, com direito a acompanhante. A minha acompanhante foi a filha mais velha. 


Mas antes fizemos uma parada para jantar em um restaurante japonês que estava com promoção em homenagem ao Outubro Rosa. As mulheres desfrutavam de 50% de desconto. Um bom desconto para aproveitar a comida japonesa e um ótimo motivo para ter um momento só mãe e filha. 


Mais um convite para uma pré-estreia de cinema com direito a acompanhante. O filme? "Rogéria - Senhor Astolfo Barroso Pinto". Quem se interessou em me acompanhar foi a minha amiga Márcia.


Essa coisa de sair do trabalho, ir para o cinema e chegar em casa tarde me deixou carente, me sentindo meio em falta com o meu lado mãe. Uma coisa minha. Uma cobrança minha comigo mesma. Acordei com vontade de suprir esse meu lado. Antes de sair para trabalhar eu preparei um almoço caprichado e deixei o meu carinho em forma de comida para as minhas filhas. Fiz um bifum vegano supercolorido e saboroso. Fui trabalhar me sentindo inteira.


Mais um convite para uma sessão de cinema. Dessa vez foi para conferir a cabine de imprensa do filme "Cadê você, Bernadette?". Um filme ótimo que conta a história de uma arquiteta de sucesso que abriu mão da sua vida pessoal para se dedicar a maternidade (não se dividiu) e acaba meio que surtando. Vou fazer um post sobre o longa.

Sinopse: "Quem nunca sentiu vontade ligar o modo avião e sumir do mapa? Quando a vida de Bernadette (Cate Blanchett) começou a parecer sem rumo, ela resolveu fugir da sua zona de conforto e desaparecer misteriosamente, deixando tudo para trás. Agora Bee (Emma Nelson), sua filha, precisará juntar todas as pistas para descobrir onde foi parar essa mulher que imaginava conhecer tão bem, mas que se transformou em um verdadeiro ponto de interrogação.".



Usei uma das horas de almoço da semana para fazer uma visita a Catedral Metropolitana do Rio. Além de alimentar a alma, aproveitei para fazer um passeio turístico-cultural. Visitei o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra localizado no subsolo da igreja. É um museu bem rico e com peças lindas. Infelizmente pouco conhecido e pouco visitado. Taí, acho que vou fazer um post sobre essa visita. 


No último dia da semana, já às vésperas do final de semana, saí de casa cedo, como sempre. A princípio o horário de sempre para o destino de sempre. Mas eu não quis seguir a rotina de sempre. Bateu uma vontade de deixar o meu dia de trabalho com um ar de final de semana, de dia sem compromisso. Dei uma quebrada no caminho e fui tomar um café da manhã em uma padaria artesanal que está famosinha aqui no Rio. No final de semana a fila fica enorme! Praticamente impossível para o meu nível de ansiedade. Nos dias de semana é mais tranquilo (as pessoas normalmente não quebram a rotina nos dias úteis). Cheguei cedo, ainda estava vazia, me sentei com calma e saboreei um café da manhã com gosto de programinha de final de semana em pleno dia de semana. 


Deixando o local eu passeio pela prateleira cheia de pães quentinhos, gorduchos, cheirosos e saborosos. Me lembrei que o meu pai, na última visita a minha casa, comeu o pão desta padaria e se deliciou. Resolvi quebrar mais uma vez a rotina. Comprei dois pães. Um para a casa do meu pai e outro para a minha casa. Eu acho lindo gente que dá comida como presente. Acho de uma extrema delicadeza. Tipo de coisa de antigamente que nunca deveria sair de moda. Acho que comida é um presente cheio de significado. Deixei um na minha casa, outro na portaria da casa do meu pai. Quando ele voltasse do trabalho teria a surpresa. Fui para o trabalho e avisei ao marido que chegaria mais tarde e que queria ser recebida com uma mesa com pão, queijos (aqueles que eu comprei na Casa da Glória) e vinho. Assim foi. Enquanto estávamos na mesa saboreando chegou pelo WhatsApp a mensagem do meu pai com a foto da mesa dele. Naquele mesmo momento ele estava saboreando o mesmo pão com queijos e vinhos.


Me dividi no papel de mãe, de mulher, profissional, amiga, filha. Fiz por mim, fiz por eles. Me senti inteira. 


Este post faz parte da BC A Semana que tinha sido substituída pela BC #ReolharAVida em 2019 que veio substituir a BC #52SemanasDeGratidão que em 2017 substituiu a BC A Semana que por sua vez já tinha substituído a BC Pequenas Felicidades.


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

21 comentários:

  1. Piquenique, exposição, passeios com amigas e filha...Coisa boa cada um desses momentos! Linda semana! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica muito obrigada. Um lindo final de semana para você.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Cheia de momentos deliciosos. Amei <3


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathália. Foi sim cheia de momentos que saboreei. Um ótimo final de semana para você cheio de momentos deliciosos.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Chris querida
    Eu AMO acompanhar suas semana! Acho que somos das poucas que resistem por aqui, mostrando as impressões, delícias e vivências da semana. ADORO!
    Também acho uma delicadeza dar comida de presente
    Que semana mais especial!
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau, eu também adoro acompanhar a sua. Acho que somos as únicas remanescentes. Eu continuo porque me faz muito bem e ainda tenho as minhas lembranças. Tipo o meu diário semanal.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Uau, que delícia de semana, Chris! O piquenique deve ter sido muito especial. Amo quando você fala de comidas veganas, fico com água na boca com as fotos que você posta! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OiKaila, o piquenique foi uma delícia sim. E já anotei a receita de hambúrguer vegano que você postou.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Oi Mamãe
    Que semana mais deliciosa, com muitas actividades e todas tão legais!! Eu não posso comer comida vegana porque sou intolerante à maioria dos vegetais!!
    xoox

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marisa, muito obrigada. A semana foi boa mesmo. QUanto a alimentação nem tudo que é bom para um é bom para outro, né? Eu já tenho que fazer restrição a algumas frutas.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Que semana maravilhosa, Chris.
    Eu amo receber comida de presente. É bem melhor que ganhar algo pra guardar no armário. Ainda vou experimentar uma comida vegana porque parece muito boa.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, eu também adoro uma comidinha de presente.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Fiquei com água na boca com tantas delícias

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Juliana, eu também fico assim quando vou em blogs que tem posts com alguma comida. kkk.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Que semana agitada, e gostosa.
    Com muita comida e passeios maravilhosos além de companhias agradaáveis que é muito importante.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Toda vez que passo aqui saio com fome pois as comidas dão água na boca!!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza. kkk. Tive que rir com o seu comentário. Muito obrigada por passar por aqui.
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. Que semana mais bacana, Chris! Aniversário, piquenique deve ser bem bacana!
    Eu tenho me esforçado para me livrar dessa cobrança de ser mãe protetora, provedora...Não está sendo fácil e garanto que quanto mais o tempo passa, mais difícil é, acho que é mais uma necessidade minha do que do filho, passei da hora, ele já é adulto.
    Pães, queijos e vinho, é um sonho!
    Abraço e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dalva, eu acredito que muitas dificuldades na maternidade são mais nossas do que dos nossos filhos. Desde a lagar a fralda até as que surgem mais tarde. Quando nos sentimos prontas, seguras de que é melhor para eles e para nós, os processos de rupturas fluem mais suavemente.
      beijos
      Chris

      Excluir
  11. Oi,Chris, Vim avisar que acaba de entrar céu teu lá!  Obrigadão e feliz 2020!  beijos, chica
    Podes ver:
    https://ceuepalavras.blogspot.com/2019/12/ceus-da-piedade-chris-e-ulisses.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo