sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Livro "A adorável loja de chocolates de Paris"


Assim que vi a dica do livro "A adorável loja de chocolate de Paris" eu me interessei por ele. Já criei na minha cabeça o cenário da tal loja e os chocolates maravilhosos ali produzidos, assim como as histórias que poderiam acontecer por lá. Paris inspira romance. Chocolate inspira desejo. 

Livro "A adorável loja de chocolates de Paris"


O livro é narrado por Anna, uma mulher inglesa por volta dos seus trinta anos. Anna  trabalha em uma fábrica de chocolate na sua cidade do interior. Ela sofre um acidente no trabalho que a faz ficar internada em um hospital.

É no período que Anna passa na enfermaria desse hospital se recuperando que reencontra Claire, que foi a sua professora de francês há muito tempo. 

Na falta do que fazer e para espantar o tédio de ficar em uma cama de hospital as duas acabam se aproximando e Claire dá aulas de francês para sua antiga aluna. 

Por conta do acidente, Anna é demitida da fábrica e fica sem muitas perspectivas do que fazer dali para frente. É aí que Claire tem uma ideia: fazer uso do seu passado e arrumar um trabalho para a então protegida em Paris. Isso mesmo, em Paris. Clair conhece um chocolatier muito famoso na França, Thierry, dono da “Le Chapeau Chocolat”. 

Mesmo com  receio da mudança e dos desafios que enfrentaria em outro país, Anna acaba aceitando a proposta. A partir daí vamos sendo apresentados a nova vida de Anna e também ao passado de Clair.
Em paralelo com as experiências vividas por Anna na cidade luz, através de flashbacks vamos conhecendo o que Claire viveu quando morou por dois meses de verão em Paris, no auge da sua juventude, quando tinha  17 anos.

Deu para perceber que a autora segue uma mesma linha: da mulher por volta dos trinta que deveria estar com a vida "encaminhada", porém se encontra perdida. Sem emprego e em crise amorosa. Para se reinventar, redescobrir, encontrar seu caminho, essa mulher se muda para outro lugar. Enfrenta problemas, dívidas, porém se supera e redescobre. 

Apesar do lugar comum, o livro tem uma escrita leve e envolvente. Trabalha bem o passado e o presente. Outro ponto interessante foi mostrar as diferenças culturais entre ingleses e franceses. Como é morar em Paris não sendo francês. A história faz refletir sobre como podemos deixar de viver e nos entregarmos ao presente porque estamos presos a experiências passadas. Fala sobre paixão e amor. 

Falando em Paris, parece que a cidade entra nesse livro não apenas como o cenário da história. Mas como um personagem. Eu me senti andando pelas ruas, ouvindo o som dos meus passos pelas calçadas. Senti o clima e a energia dos lugares. Os cheiros e sabores das comidas. Fiquei tão empolgada que fiz um post sobre a Île de la Cité que é o local em que fica a fictícia "Le Chapeau Chocolat".

E já aviso: é impossível ler esse livro e não ficar com desejo de comer chocolate. Por isso aconselho a providenciar um bom estoque para te acompanhar na leitura. Para aguçar mais ainda o nosso apetite, fazer a boca salivar, no final tem várias receitas com chocolate, é claro. Eu não resisti e experimentei uma delas, o Bolo de Chocolate Infalível. Realmente infalível. Ah, tá... vou confessar... fiz também o "melhor chocolate quente da vida"

Sinopse: "Sim, é verdade que Anna Trent é supervisora numa fábrica de chocolate. Mas isso não quer dizer que ela saiba fazer chocolate. Por isso, quando um acidente muda sua vida e Anna tem a chance de ir trabalhar numa tradicional loja em Paris, ela tem certeza de que vão descobrir que é uma fraude. Afinal, existe uma diferença muito grande entre o chocolate industrial da sua cidade natal, no norte da Inglaterra, e as criações feitas à mão, com ingredientes da melhor procedência, pelo grande chocolatier Thierry Girard. Mas com um pouco de sorte, muita paciência e a ajuda dos novos amigos, o exuberante Sami e o galanteador Frédéric, Anna vai descobrir mais sobre o verdadeiro chocolate – e sobre si mesma – do que jamais sonhou. Cheio de lições de esperança, engraçado e irresistivelmente viciante, A adorável loja de chocolates de Paris é um romance delicioso que nos lembra que sempre vale a pena lutar pelas coisas mais doces da vida."




Também estão participando do BEDA 2020:



BEDA - August 2020


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

21 comentários:

  1. Em bem ia ficar igual você, lendo e querendo chocolate hhahaha

    beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tammy, é impossível não desejar comer chocolate lendo esse livro.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Será decerto um livro muito doce de ler
    .
    Bom fim-de-semana
    Abraço poético

    ResponderExcluir
  3. Que lindo lindo e fofo.... Amo leitura leve assim..
    Seguindo já seu blog flor
    Beijinhos

    Cátila Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cátila, muito bem vinda.
      A leitura foi saborosa.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Parece um bom livro e quem resiste a um bom chocolate quente ou não? beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  5. Hummm que coisinhas tão boas!!

    Bom fim de semana. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Deve ser uma maravilha esta combinação de leitura e vontade de comer chocolate. Não há nada melhor!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, melhor que essa só um livro de receitas
      beijos
      CHris

      Excluir
  7. Realmente, com um livro que já tem chocolate na capa, fala de uma fábrica... impossível não querer comer chocolate depois de começar a ler! kkk Amei a dica e já vou é conferir a receita do bolo infalível, me lembrou os planos infalíveis do Cebolinha... rsrs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Peguei esse e mais dois livros emprestado e empaquei, nem comecei as leituras. Mas, curto muito esse tipo de história leve, espero ler em breve.
    Suas fotos nesse post estão encantadoras.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, eu empaquei na leitura nessa semana. Mas quero desempacar. kkk.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Oi, Chris!
    Estou participando do BEDA 2020 com vocês, mas vim aqui hoje pra ler algumas de suas postagens, vou fazendo aos poucos porque está difícil organizar meu tempo e as atividades, mas fiquei encantada com essa postagem linda e gostosa, diga-se de passagem! Eu amo capas bonitas e amo tudo o que tem relação com a França, especificamente Paris. Engraçado, nunca saí do Brasil, mas confesso que é um dos lugares que eu mais quero conhecer - Paris - rsrsrs
    Beijão, Querida!
    Drica.
    Participo do BEDA pelo site:
    www.cafelivrosesonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI DRica, participar do BEDA postando diariamente e ainda dar conta dos comentários é dureza. Precisamos de muita organização de tempo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. Ahhh amei este post
    Estou doida para ler este livro e agora mais ainda
    Eu AMO chocolates e adorei as suas fotos, Chris querida
    Dica super anotada
    Bjs
    Clauo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau, eu estou gostando dos livros delas, apesar de terem uma mesma pegada e sequência de acontecimentos.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo