segunda-feira, 21 de maio de 2018

Filme Tully - Abordando a maternidade real


Uma das coisas que eu mais adoro em filmes é a capacidade que eles têm de nos transportar para outras experiências. Melhor ainda quando ao vislumbrar as vidas e experiências dos personagens, nos identificamos em algumas partes, identificamos pessoas do nosso convívio, percebemos que aquelas emoções expostas ali são sentidas por muitas outras pessoas ao nosso redor.

Empatia, foi o que senti ao assistir o filme “Tully” que estreia em 24 de maio. 



Filme sobre maternidade


O longa acompanha o dia a dia de uma mãe, com os altos e baixos que a maternidade proporciona. Mostra uma maternidade sem a lente fantasiosa do mundo perfeito e de realizações. Pelo contrário, apresenta o dia a dia de uma mãe atarefada, cansada, que precisa de cuidados e, acima de tudo, admitir que precisa de ajuda. 

Filme sobre maternidade


Marlo (Charlize Theron) tem a vida corrida, atarefada, cheia com seus dois filhos e aquele barrigão enorme que abriga o terceiro bebê que está prestes a chegar. Ela está sobrecarregada tendo que cuidar sozinha das crianças e da casa enquanto Drew está envolvido com um momento importante da carreira. Além disso, o filho Jonah tem algum tipo de desordem de desenvolvimento que ela e o marido Drew (Ron Livingston) estão tentando chegar a um diagnóstico.



Preocupado com o estado emocional de Marlo, certo dia, seu irmão abastado, Craig (Mark Duplass), oferece a ela como presente, a ajuda de uma babá para cuidar das crianças durante o período da noite. Proposta que Tully rejeita, a princípio. Ela é a mãe e quer cuidar do seu próprio filho. Ela é mulher e quer dar conta de todos os papéis impostos, como ser mãe, esposa, dona de casa, e ainda estar sexy e disponível.

Quando o terceiro, e não planejado, filho nasce as coisas ficam um pouco piores. Mesmo hesitante, ela aceita e acaba se surpreendendo com a jovem, sorridente, alegre e curiosa ajudante chamada Tully (Mackenzie Davis).

Filme sobre maternidade

Além de mostrar a maternidade e desconstruir esse ideal de mulher cheia de super poderes, a trama traz o lado da paternidade representada bem honestamente. Drew, o marido e pai daquelas três crianças mantém distância, viajando para seu trabalho diário, não interferindo muito com as tarefas domésticas quando retorna, nem se envolvendo com o estado emocional da mulher. 

Filme sobre maternidade


Empatia, foi o que senti ao assistir o filme “Tully” e acredito que a maioria das mães e mulheres vão se identificar. E o pior, a grande maioria dos homens e pais também. 

No breve mergulho na vida de Marlo (Charlize Theron) revivi alguns momentos meus no início da maternidade, enxerguei ali muitas amigas próximas, e senti o que muitas mulheres vivem.

Mesmo sentada no conforto da poltrona da sala de cinema, senti o cansaço de subir apressada alguns lances de escada carregando o barrigão enorme.

Aliás, aquele barrigão enorme de final de gestação. Enorme mesmo. Exageradamente enorme. Fato cênico que me fez sentir o peso dos últimos dias de gravidez.

Assim que o terceiro o bebê nasce, há uma excelente montagem que consiste no ciclo de trocar fraldas, bombear, amamentar, parecendo que os dias são iguais e intermináveis. Me vi ali. Senti aquela sensação de que não tinha dia, nem noite dos primeiros dias com as minhas bebês em casa. 

No escuro da sala de cinema eu me vi cansada, descabelada, com as roupas largas e incomodada com o meu corpo pós gestação. 

Além de alimentar o meu corpo com um saco de pipocas durante a sessão de cabine de imprensa, alimentei a minha alma com empatia ao fazer esse breve mergulho na vida de Marlo e me transportar para suas experiências.

E ainda me surpreendi com o final e com uma verdade escondida por trás daquelas emoções. 




Você pode me encontrar também
 


 





A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Nossa, amei e quero ver esse filme.

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quézia, se tiver a oportunidade veja sim. É muito bom.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Fiquei louca para assistir tb.
    Difícil um filme que retrata a realidade mesmo de uma mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muito poucos que retratam a realidade da maternidade e mais raros ainda os que falam das necessidades e cuidados que a mulher precisa.
      Vale a pena assistir.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Você fala de uma forma que não tem como não já ter empatia por este filme kkkk bjs Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, muito obrigada. O filme causa essa empatia na gente.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Dica anotada, gosto de filmes com mães normais, sem aquela romantização exagerada.
    Muita luz e paz!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adelaide, se você assitir, depois conta se gostou. Eu também gosto quando falam a história de forma mais real.
      Muita luz e paz para vc também. E muito obrigada pela visita.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo