sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Projeto #100em1 - Vale do Amor - um refúgio de paz

Desde que eu vi a primeira foto do Vale do Amor na internet eu já coloquei esse lugar na minha lista dos lugares que eu queria visitar. Como fica ali, relativamente perto, acebei deixando para depois e depois. Mas finalmente esse depois chegou.

O Vale do Amor é um santuário espiritual a céu aberto cercado de natureza que conecta diversas religiões, com representações cristãs, hindus, budistas e taoistas. Um espaço Universalista que se propõe ser "a construção do ponto de encontro entre as diferenças e os diferentes. É a busca de um espaço de convivência da unidade na diversidade religiosa e espiritual.".
Realmente um local especial com uma energia maravilhosa, algo meio mágico e encantador.

Na entrada atravessamos um Tori (tradicional portão japonês). Esse portal bonito não está ali apenas para decorar o ambiente e compôr sua cor vermelha com o verde da natureza. O Tori tem um significado no Xintoísmo, a religião tradicional japonesa.  Ele representa a passagem do mundano para o sagrado. Por isso, estar localizado sempre à entrada dos templos sagrados dessa religião.

Não é à toa que ali já começamos a sentir a paz, energia e equilíbrio que emanam

Em seguida passamos pelos Jardim Zen e Jardim Oriental que representa as energias orientais do budismo, hinduísmo e taoismo.

Um jardim oriental, além das características normais de um belo jardim, pois há toda uma simbologia e misticismo por trás de cada elemento. Eles "são projetados de maneira que cada espécie seja valorizada, e que os recantos criados tenham por objetivo levar as pessoas à meditação".

Já nesse início de caminhada e contemplação percebemos que realmente é um lugar para todas as tribos.

Subimos um lance de escadas e alcançamos uma área plana com vista para a parte de baixo do vale e muitos encantos como o Caminho dos Budas, Templo Hindu e espaço para Yoga. Tudo cercado de jardim bem cuidado e lagos com carpas.

No Caminho dos Budas vale a pena observar as estátuas e refletir sobre as mensagens que estão nas placas.

Caminhando para a esquerda chegamos no Baguá um jardim chinês com um lago no formato de Yin-Yang que representam as energias do Feng Shui. Mais adiante, após uma leve subida, avistamos a Cachoeira de Aruanda que representa as religiões como Umbanda e Candomblé.

Seguindo para o lado direto do Caminho dos Budas vamos em direção ao ponto alto do Vale do Amor.

O Santuário Francisco e Clara que representa a religião do cristianismo romano. Uma igreja a céu aberto com bancos de pedra, flores, plantas, sons da natureza e um altar alinhado com a montanha.

Um espaço com uma beleza indescritível. Só estando ali para ver, sentir e ouvir.

O Vale do Amor é um passeio muito especial. Tudo ali é lindo. As cores ressaltam. Percebemos o carinho e o cuidado em todos os detalhes. Desde as esculturas maravilhosas, as principais são a de Buda e de Ganesha, trazidas da China, passando pelas escadas em pedra ou troncos de madeira, as plantas e flores, os lagos com os peixes.

Apesar de o santuário já ter se tornado atração turística de Petrópolis, ele é muito mais do que isso. Vale sempre lembrar que é um ambiente destinado a busca da espiritualidade, um lugar para nos afastarmos da agitação e nos conectarmos com o que é essencial: com a natureza, com o nosso interior. Um ambiente em que os visitantes, muito mais do que fazer fotos e selfies, possam meditar, respirar calmamente e contemplar a natureza.

Vale muito a pena fugir do corre-corre diário e conhecer esse refúgio de paz, tranquilidade e harmonia com a natureza, mesmo o acesso não sendo muito fácil. O santuário fica na Estrada Mata Cavalo, S/N – bairro Fazenda Inglesa.

Esse post é o quarto post do projeto #100EM1 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei que o projeto é uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizado e reflexões. Dessa vez conheci um local novo dentro de um já conhecido.

Outros posts do projeto #100em1:

1. Adorei a ideia, sair do convencional, lugares assim nos levam a uma forma de agir e pensar diferente, nem que seja somente enquanto durar o passeio.

Muita Luz e Paz!
    Abraços

1. OI Adelaide, é sempre muito bom sair do convencional. Movimenta o cérebro, as emoções e os sentidos.
      Chris

2. Lugar muito bonito mesmo! Esse projeto da Vanessa esta incrível! Acompanhando!

Bjo,
    www.priscilafrr.com l Instagram l Facebook l Pinterest

1. Oi Priscila, estou adorando o projeto da Vanessa. Fiquei um tempo sem vir no blog porque estava viajando, mas agora tenho muitas novidades para o projeto.
      Chris

3. Um dia de serenidade, que delícia de lugar e o tempo parecia bem gostoso o que ajuda mais ainda no aproveitamento.
    Lindas fotos, Chris, abração!

1. Oi Dalva, muito gostoso mesmo esse lugar. Vale a pena conhecer e repetir.

Chris

4. Uau, que lugar incrível, Chris. É para renovar as energias mesmo, aposto cada segundo nesse lugar vale muito a pena! ❤

1. Oi Kaila, vale sim muito a pena. Quero voltar de desfrutar mais da energia do lugar.
      Chris

5. Que lugar lindo, e parece ser de muita paz também. Queria tanto que o mundo fosse assim, onde todas as religiões conversassem e ficassem em paz, sem esse lance de uma querer ser maior ou melhor que a outra... =s
    Onde fica esse templo?

Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

1. Oi Hanna, esse conceito de diversidade é lindo e é o que deveria ser o natural. Espero que o mundo seja realmente diverso e respeitoso. Fica muito mais fácil viver assim.
      Chris

6. Ai, eu AMEI esse lugar!! Se um dia estiver por ai, já quero ir com certeza!!

Bjukas!
    UnhaseTudo ♥

1. Oi Gi, vale a pena conhecer sim. Espero que um dia você esteja por lá.
      Chris

7. UAU, QUE LUGAR LINDO DEMAIS!
    Eu já estou participando do 100em1 ^^ aliás, em 2020 é a terceira vez que faço esse projeto! https://bruna-morgan.blogspot.com/p/projeto-100em1-pela-terceira-vez.html

1. Oi Bruna, que bom que você está no projeto. Uma ótima oportunidade para trocarmos dicas de lugares para conhecer.
      CHris

8. Amo acompanhar esse projeto 100em1, eu sempre acabo conhecendo novos lugares por meio desse tipo de post. Aliás, nunca tinha ouvido falar do Vale do Amor, acho que a natureza sempre acaba por se conectar com a religião e o espiritual, por isso é tão bom estar no meio dela. Além disso, são vários elementos de religiões diferentes no mesmo jardim, e isso é bem bonito.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

1. Oi Leslie, natureza e espiritual estão muito relacionadas. Eu também achei ótimo esse projeto. Assim trocamos dicas de lugares para conhecer.
      Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

9. Que lugar mais lindo deve dar muita paz de espírito.
    Pode fazer uma gentileza, respondendo a minha PESQUISA DE PÚBLICO do blog?
    Obrigada!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

1. OI Lulu, eu já respondi a pesquisa.
      o Lugar é lindo mesmo
      Chris

10. Que lugar lindo, quero conhecer, passa muita paz!
    Beijos!
    Aproveita pra conhecer meu blog, layout novo opsquerida.com.br e segue no insta instagram.com/siteopsquerida

1. Oi Angel fui no seu blog e adorei o layout novo. Estou precisando mudar o meu também.