sábado, 15 de agosto de 2020

Lembranças de um Caderno de Lembranças

Na minha adolescência uma das muitas modas era ter caderno de perguntas para as amigas e caderno de lembranças. O Cardeno de Perguntas rolava ao longo do ano. Já o Caderno de Lembranças, no final do ano. Lá deixávamos uma mensagem para a amiga ou amigo. Na verdade era mais uma coisa das meninas. Os meninos até escreviam mensagens nos nossos cadernos, mas raramente circulavam os próprios.

A blogosfera andou fazendo uma releitura dos Cardenos de Perguntas e eu até comprei um para as minhas filhas. Muito fofo! Vale a pena ver neste post AQUI.  Elas gostaram quando viram, e tal, mas não rolou. 

Hoje, no grupo de WhatsApp dos amigos do Segundo Grau (hoje se chama Ensino Médio), uma amiga que achou um desses cadernos da época, o de lembranças, me mandou as fotos da mensagem que eu deixei para ela.



Quando comecei a ler eu nem reconheci a minha letra. Achei que a mensagem era da Fabíola, que eu mantenho contato próximo e diário.


Achei divertida a filosofada e me surpreendi quando vi a assinatura. A mensagem era minha. A letra era minha. Bateu nostalgia.


Eu como uma boa aquariana nunca fui ligada nesses cadernos. Não era desses "romantismos" e mesmo quando cedi e fiz o meu, não guardei. Deixei se perder no tempo, nas mudanças. Mas fiquei com saudade e com vontade de guardado um, pelo menos um. 

Hoje a minha letra não é mais essa. Hoje se eu tivesse que escrever no Caderno de Lembranças da Kátia talvez dissesse que me lembro do jeito alegre e exuberante dela, me lembro das nossas aventuras de Push e Mobilete pelas ruas de Cabo Frio, dos bailes de Carnaval no Tamoyo, de quando fomos nos esconder no Portinho e Praia do Siqueira (sempre de Push e Mobilete) porque estávamos suspensas das aulas. E do nosso início de faculdade quando viemos morar no Rio. Morávamos próximas e ainda nos encontrávamos para compartilharmos as nossas alegrias e problemas (e não tínhamos noção de que eram apenas probleminhas fáceis e básicos. Mas é a partir deles que aprendemos a enfrentar os próximos). De quando nos encontramos, mais tarde, no bar em São Pedro d'Aldeia e eu estava de porre e curtindo uma dor de cotovelo por um pé na bunda e mesmo assim rimos muito juntas das "cagadas" que eu estava fazendo. Enfim, tantas lembranças que essa mensagem no Caderno de Lembranças me trouxeram.  

Que bom que as redes sociais nos encurtam as distâncias e aproximam. Fiquei morrendo de vontade de atravessar a ponte e combinar uma caipirinha em frente a praia com muita conversa e risadas. Promessa para pós-distanciamento.


- Ale Helga, do blog Meus Amores.


BEDA - August 2020


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

24 comentários:

  1. na adolescência nós tínhamos diários em dupla. nem sei onde foram parar. fui atrás de filmes chineses no blog e achei a assassina, mas faz tempo que não vejo disponível por aí https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/08/14/gato-roupa-sapatos-na-vizinhanca-e-dono-cria-grupo-para-devolver-nos-eua.htm
    ah, eu amo o zhang yimou, entre meus diretores preferidos http://mataharie007.blogspot.com/2013/03/uma-mulher-uma-arma-e-uma-loja-de.html
    tb amo wong kar wai, às vezes dou de cara com algum filme dele http://mataharie007.blogspot.com/2012/02/cinzas-do-passado-redux.html
    outros que amei foram banhos e a maldição da flor dourada, acho q esse último é mais fácil de achar. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita, muito obrigada pelas dicas de filmes. Vou procura-los.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Ahhh que gostoso ler e relembrar das coisas né? eu guardo cada recadinho e lembranças também, adoro!

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
  3. Chris, eu tinha esses cadernos também. Mas com as mudanças da vida, não sei ao certo onde pararam. É tão legar revê-los, né? Até hoje eu tenho uma caixa gigante com cartas de amigas e quando eu paro para ler bate aquela nostalgia. ♥ E menina, olha como o mundo é pequeno. Quando eu era criança, meu pai era da Marinha e morei um tempinho em São Pedro. =) Enfim, achei linda a sua carta e a letra!

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol, muito bom ter essas lembranças, pena que muitas se perdem nas mudanças.
      Por isso que eu morei tanto tempo em São Pedro.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Oi Chris, tudo bem?
    Fui buscar umas coisas na casa da minha mãe ano passado, poucos meses após ter ido morar sozinha, e lembro de ter achado vários bilhetinhos da época da escola. Foi uma nostalgia muito boa e carinhosa. ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih, tudo bem sim.
      Muito bom esses achados que nos trazem lembranças, né?
      Beijos
      Chris

      Excluir
  5. Achamos muito bacana esse caderninho na nossa época não fazíamos isso, mas achamos a ideia maravilhosa, para se relembrar depois.

    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Thalita e Thaine, era muito legal de fazer sim. Mas ele deixou de ser febre.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Ai que legal Cris! Eu tinha também um caderno de perguntas que eu dava para as minhas amigas responderem.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, essas lembranças são muito boas, né?
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Acho tão fofo isso. Tão bom relembrar momentos.
    Beijos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  8. Muito bom!! :)
    *
    As férias terminaram, agora vamos com calma...
    .
    3º Dia... E de coração cheio...
    .
    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  9. Olá que ideia legal a de vocês! Eu não tive um caderno assim com as amigas, lembro que rolou um de perguntas e respostas em 2002 mas, foi pego pela coordenação da escola e não deixaram mais a gente fazer outros. Eu sempre tive cadernos para anotar minhas leituras, meus filmes e coisas que eu fazia durante o dia que achava interessante ou diferente, tenho todos guardados na estante mas, nada que se compare com os seus de memórias. Esses cadernos me levam a tempos tão bons e bonitos, que nunca consegui me desfazer deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Viviane, que pena que a coordenação pegou e impediu. Nossa, na época o nosso caderno era até estimulado. Uma forma de escrever, ler, se expressar e conectar pessoas, construir lembranças.
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. AMEI esta lembrança!
    Chris, eu adorava estes cadernos! De lembranças, de perguntas. E também minha coleção de papéis de carta, que tenho até hoje.
    Engraçado como a gente se surpreende com estas lembranças, né? Com a letra, com os textos esquecidos
    Que post delicioso
    Bjs
    Clauo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau, a coleção de papel de cartas era tudo. Nossa, eu dei a minha e depois quando tive as filhas me arrependi muito de ter dado.
      Nos surpreendemos muito
      beijos
      Chris

      Excluir
  11. Que nostalgia. É muito bom relembrar os velhos tempos. A minha letra também mudou.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. Mesmo nesse período, temos dois novos posts. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Émerson, muita nostalgia mesmo.
      Aproveite as suas férias.
      beijos
      Chris

      Excluir
  12. Que bacana, Chris, tantas lembranças emergem...Diria que dos tempos de Orkut para cá sabe-se mais do amigos ou colegas do que é necessário, muitas vezes mais afasta do que une, perdeu a magia do conhecer-se.
    Sua letra era bonita sim!
    Tomara que logo possa rolar a caipirinha!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dalva,
      pois é... tem os dois lados: aproxima os que estão distantes e distancia os próximos.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo