quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Exposição "Hélio Oiticica: a dança na minha experiência", no MAM

Eu sinto uma falta enorme de consumir arte. Não sou especialista, nem conhecedora, mas sou admiradora. Sou do tipo que estar em contato com arte faz tão bem quanto estar em contato com a natureza. 

Como os poucos museus que estão abertos no Rio estão supervazios, tenho me aventurado em algumas exposições. Escolhendo bem o dia e o horário (hora do almoço) tenho conseguido museus exclusivos, só para mim.  Foi assim na exposição "Hélio Oiticica: a dança na minha experiência", no  MAM - Museu de Arte Moderna do Rio.

Exposição "Hélio Oiticica: a dança na minha experiência", no MAM

O MAM por si só já vale a pena. A coleção do museu já é bem interessante, a arquitetura do museu é única! Eu adoro as escadas!

Exposição "Hélio Oiticica: a dança na minha experiência", no MAM

E a vista é linda.


Algumas vezes até fico em dúvida se contemplo a obra exposta no interior do museu ou se olho para fora. Dá para fazer os dois.


Falando da exposição em cartaz "a dança na minha experiência" traz trabalhos dos períodos de investigações geométricas, rítmicas e cromáticas, cada núcleo da exposição representa uma série de Hélio Oiticica.

Exposição "Hélio Oiticica: a dança na minha experiência", no MAM


Metaesquemas conta com ilustrações em guache sobre papel cartão, que exploram formas e cores e resultam de seu envolvimento com o concretismo; 




Relevos espaciais dão a impressão de serem dobraduras expandidas com a materialização da cor; Núcleos são esculturas de proporções maiores e interativas, Penetráveis, são instalações manipuláveis, e Bólides, em que Oiticica explora a cor, a solidez, o vazio, o peso e a transparência. 

As obras do Hélio Oiticica são bem interativas e por conta da pandemia e das normas de segurança não podem ser tocadas. 

Exposição "Hélio Oiticica: a dança na minha experiência", no MAM

Resolvi brincar com a interação com fotos. 

Exposição "Hélio Oiticica: a dança na minha experiência", no MAM

Me vendo dentro das obras. 


Refletindo e interagindo. Fazendo parte. 


Outra maneira que encontrei de brincar com o olhar foi ver Hélio Oiticica dentro de Hélio Oiticica.

Exposição "Hélio Oiticica: a dança na minha experiência", no MAM

Buscando novos ângulos. 

Exposição "Hélio Oiticica: a dança na minha experiência", no MAM

A trajetória culmina no Parangolé, compondo uma espécie de genealogia deste trabalho radical.



Em tempos de normalidade poderíamos nos vestir com os Parangolés. Brincar com as peças, sermos parte da exposição.

Exposição "Hélio Oiticica: a dança na minha experiência", no MAM

Por outro lado, com certeza, teria alguma fila para usar a obra. 

Exposição "Hélio Oiticica: a dança na minha experiência", no MAM


Sem dúvida, a exposição perde um pouco com a falta de interação. Mas podemos ter ganhos em outros aspectos buscando outros olhares e reflexões. Arte faz bem!


Esse é o 1º post do projeto #100EM1 de 2021 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei, no início do ano, que o projeto seria uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizados e reflexões. Porém o projeto foi completamente prejudicado pelo período que estamos vivendo.


Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

7 comentários:

  1. Gostei imenso de conhecer o museu atravês das suas fotos. Faz falta respirar arte. Também estava a fazer assim, ia aos sitios onde não tinha praticamente ninguém mas agora a situação piorou muito e estamos de novo em confinamento geral.

    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz muita falta respirar arte. Como faz. Aqui não estamos em isolamento novamente, apesar dos números estarem altos. Mas eu estou indo apenas a lugares que consigo ficar praticamente isolada. Sem ninguém circulando por perto.
      Vamos nos cuidando e rezando para a vacina chegar logo para todos.
      beijos
      CHris

      Excluir

  2. Fotos muito bonitas. Pura arte nos detalhes fotográficos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .
    Abraço virtual

    ResponderExcluir
  3. Uau! Adorei a exposição e as fotos.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. tb sinto, mas não tenho coragem alguma de sair. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. Também sinto falta em consumir arte de forma mais abrangente.
    Esse museu no Rio é realmente incrível, tanto a parte de dentro, quanto de fora. Gostei que você conseguiu trazer novos olhares à obra.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. CONVITE DA ORGANIZAÇÃO ILLUMINATI 666

    Este é um convite aberto a todos os que tenham interesse em fazer parte do maior conglomerado do mundo e chegar ao auge da carreira. Como começamos o programa de recrutamento deste ano e nossa festa anual da colheita está quase chegando, decidimos apresentá-lo à "Nova Ordem Mundial".

    Neste ponto, estamos garantindo a qualquer um que esteja pronto e fiel para se tornar um membro desta grande organização, que uma vez que ele / ela se torne um membro pleno da irmandade Illuminati, então automaticamente se tornará rico, poderoso e famoso na vida todos os desejos do seu coração e também recebem um salário mensal de $ 500.000 USD. Estamos prontos para mudar sua vida, podemos realizar seus sonhos.

    O grande distrito dos Illuminati oferece a você uma oportunidade vitalícia de realizar os desejos do seu coração. Acredito que todos neste planeta "Terra" conheçam a ILLUMINATI, mas para aqueles que não sabem muito sobre esta Organização, vou informá-los sobre isso. Os Illuminati são uma sociedade secreta que abençoa a humanidade e realiza seus sonhos de se tornar um milionário, bilionário e também promove seus vários negócios. Neste momento, acredito que você conhece mais sobre esta organização e não há razão para ter medo de nada.

    Não estou aqui para mexer com você ou jogar com você porque, da forma como está agora, há muitas pessoas por aí que se fazem passar por nós, alegando serem membros do ILLUMINATI. Então a Fraternidade então chega à conclusão de Globalizar esta organização a fim de ajudar aqueles que estão realmente prontos para se tornarem parte desta Grande Família e aqueles que foram enganados por Impostores. Agora eu acredito que esta é a sua oportunidade de se juntar à nossa prestigiosa Organização e deixar você e sua família orgulhosos.


    Se você estiver interessado em ingressar nesta Grande Organização, entre em contato com nossa Grand Lodge em Pennslyvania, EUA, via WhatsApp: +1 (325) 261-7127 ou nosso e-mail oficial: [illuminati666grandlodge@gmail.com]

    Assinado: GRANDMASTER

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo