domingo, 24 de janeiro de 2021

A Semana 03 de 2021 - A Estrada Me Chama

 

Bateu um necessidade de sentir a liberdade. Qualquer e toda forma de liberdade.  E se tem algo que representa a liberdade é pegar a estrada. O vento pela janela, o cenário em movimento, as nuvens no céu, a música tocando. A sensação da liberdade de ir e vir. Que coisa boa!

Eu precisava ver a vida em movimento. E para matar esse desejo pegamos o carro, eu e o marido, e fomos ver a Serra dos Órgãos, fazer do caminho o destino. 


A ideia era apenas o passeio de carro mesmo, mantendo o nosso isolamento, mas com a sensação de liberdade. Se desse iríamos conhecer o Mirante da Granja Guarani. Não deu nesse dia. Apesar de ser um local ao ar livre e pouco conhecido, tinha um grupo de pessoas fazendo fotos por lá. Como estamos optando apenas pelos locais vazios, não ficamos. Deixamos para uma próxima oportunidade. Fiquei ligeiramente frustrada porque eu queria ver os tais azulejos. Mas tudo bem. Contemplar a vista da Serra bastaria.

Eis que, no caminho da volta frustrada do Mirante, me surgiu uma necessidade repentina e desesperadora de ir ao banheiro. Não teve jeito. Tivemos que parar no primeiro portão aberto e pedir socorro (de máscaras e álcool gel em punho). Entramos em uma pousada, a Terê Parque, e pedimos para usar o banheiro. E que banheiro!!! Sim, banheiro, aquele cômodo em que as mães se refugiam em busca de uns minutos de paz. Foi um verdadeiro achado! O banheiro era todo revestido em azulejos pintados em Lisboa pelo renomado pintor, ceramista e intelectual português Jorge Colaço. O mesmo pintor dos azulejos do Mirante Guarani (aquele que eu não vi para não aglomerar).



Ver arte para mim também é libertador. Aproveitei a hora do almoço da segunda-feira e fui ao CCBB conferir a exposição "Linhas da Vida" com cerca de 70 obras da artista japonesa, Chiharu Shiota. Sendo algumas instalações são site specific, ou seja, criadas de acordo com o ambiente e o espaço do CCBB.

Os museus e centro culturais no Rio não abrem às segundas. Somente o CCBB funciona de forma diferente abrindo na segunda e fechando na terça. As pessoas se esquecem desse fato e o CCBB costuma ficar bem deserto às segundas-feiras. Nesse dia, na hora do almoço, as salas estavam praticamente vazias. Tinham três pessoas comigo vendo a exposição. Acabamos ficando cada uma em uma sala, sem combinar, mas revezando. Consegui me manter sozinha em cada sala por tempo suficiente para ver as obras, ler as informações, fazer fotos com tranquilidade. As salas são bem amplas e dá para manter o distanciamento bem distante mesmo.



O carioca, pelo visto, não é de acordar muito cedo. E eu estou aproveitando essa característica para conseguir dar umas voltas e manter o isolamento. Tomei um banho de cachoeira geladinho, revigorante e sozinha. A trilha da Cachoeira da Imperatriz tem acesso pelo Solar da Imperatriz, onde fica a escola de nacional de botânica. O portão abre às 8 horas da manhã. E lá estava eu em um dia de semana. Após 1,6 km de subida relativamente leve, com algumas descidas, muito verde, borboletas, pássaros, barulho de mata e de rio o esforço é compensado. Cachoeira totalmente vazia! Fui e voltei sem encontrar ninguém. 


Ainda em busca da sensação de liberdade que a natureza nos provoca e de manter o isolamento, fui com o marido a Subsede  do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Mais uma vez chegamos cedo. No horário de abertura do parque. Fomos os primeiros a ter acesso e nos encaminhamos para o Poço Verde. Um poço bem espaçoso de águas gelada, transparentes e de um verde deslumbrante. Ficamos por lá, somente nós e alguns peixes. Assim que chegou gente saímos já abastecidos de energia da água, do sol, da natureza. 


Li o livros Adultos, de Emma Jane Unsworth. Um livro interessante, divertido, atual, que traz reflexões sobre como estamos conduzindo as nossas vidas para como queremos ser vistos nas redes sociais e não para o que queremos realmente ser e como queremos ser vistos por nós mesmos e por quem realmente importa. Dando mais valor a marcar presença e ser "curtidos" por desconhecidos do que estar presente em momentos mais íntimos com quem realmente faz parte da nossa vida.


Me permitir fechar o meu expediente no horário para experimentar a liberdade de escolher o que fazer com o meu tempo. Fui com o marido ver o pôr do sol em um ponto do Rio. Fomos de carro e ficamos admirando a beleza de um entardecer, o movimento das águas da baía, os pássaros fazendo o retorno do final da tarde e até uma tartaruga nadando com tranquilidade. 



Essa coisa do home office, do expediente acabar e eu já estar imediatamente envolvida em funções, pendências, afazeres domésticos, está me cansando. Sinto falta de um tempo de intervalo para descansar, despreocupar, desocupar a cabeça. Em busca desse tempo de cabeça desocupada, coloquei o fone no ouvido, entrei na Netflix e escolhi a comédia nacional "Pai em Dobro". Sim, tem Du Moscovis, tem cenários bonitos do Rio, tem passeio no Museu de Belas Artes, tem Carnaval em Santa Teresa. Tudo com muita nostalgia. Mais do que suficiente. Tem história bonitinha.


Sinopse: "Vicenza está completando 18 anos e foi criada em uma comunidade hippie em meio a natureza. A única coisa que não está em harmonia em sua vida é não saber quem é seu pai. Decidida, ela sai em busca de seu verdadeiro pai, mas acaba encontrando dois.".



A música "A Estada Me Chama" define bem a minha sensação, sentimentos e necessidades nessa terceira semana de 2021.


Vou
Sigo o sol, sigo a luz
Minha casa é o mundo
A estrada me chama

E eu vou
O futuro me acena
Vou
Sigo o sol, sigo a luz
Mesmo se faz escuro
A esperança é meu norte

Ontem sonhei
Com um tempo feliz
Os amigos estavam
Por perto e a vida
Era um lugar
De calor e canção
E as flores nasciam
Em pleno deserto



Este post faz parte da BC A Semana que tinha sido substituída pela BC #ReolharAVida em 2019 que veio substituir a BC #52SemanasDeGratidão que em 2017 substituiu a BC A Semana que por sua vez já tinha substituído a BC Pequenas Felicidades.




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

20 comentários:

  1. Fiquei morrendo de vontade de conhecer a cachoeira.
    Estou precisando renovar as energias. Que bom que vocês foram e estava vazio.
    Quanto ao filme da Maisa até hoje não me interessei por assistir mesmo tendo lido várias resenhas deles pela internet, no twitter tem quem amou e quem achou perda de tempo rs.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Pam, vale muito a pena. A cachoeira é muito bonita. E água geladinha no calor do verão é tudo de bom, né?
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. E eu fico me perguntando como é que você consegue ser tão produtiva em tão pouco tempo?
    Fazendo o contra-fluxo dos horários ainda consegue fazer o Rio de Janeiro parecer um grande centro e também uma pacata cidade do interior. Essa é a magia da cidade maravilhosa. Sempre que estou aí me surpreendo.
    Boa semana para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è que eu dou uma organizada, flexibilizada, encaixada e abro mão de algumas coisas. Para um tanto de coisas que faço tem um outro tanto que não faço. kkk
      O Rio é mesmo surpreendente. Tem sempre novas descobertas.
      Uma ótima semana pra vc tb.
      Muito obrigada
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Concordo que pegar a estrada realmente dá essa sensação de liberdade.
    Não deu pra ver os azulejos do Mirante, mas os do banheiro valeram a pena, haha.
    Sempre que você compartilha sua semana eu acabo conhecendo um lugar novo do Rio, eu por exemplo não achei que tivessem cachoeiras para tomar banho por aí *-*
    Ainda não assisti Pai em Dobro por que estou pensando em ler o livro antes.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie, eu gosto de mostrar os lugares bonitos do Rio que são muitos.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Tão bom poder passear por aí, cá em Portugal estamos completamente confinados.
    Boa semana
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom dar um passeio sim. Aqui não retornamos ao isolamento, nem lockdown. Mas os números estão bem altos. Eu estou fazendo mais do que o distanciamento. Estou tentando ficar bem isolada mesmo e saindo apenas quando consigo ficar sozinha em lugares abertos.
      Se cuidem por aí. Isso vai passar.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Que bom que vc tem conseguido aproveitar um pouco e com segurança. Amei as fotos e que vc acabou vendo azulejos portugueses, mesmo não sendo os que planejou.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Anete, estou tentando aproveitar um pouco e não surtar. Tenho encontrado algumas alternativas.
      beijos
      CHris

      Excluir
  6. Quantos lugares lindos! E é a minha cara de na viagem dar vontade de ir ao banheiro x.x. Que lindo esse banheiro, realmente, parece que essa era a parada que você precisava fazer, coincidiu bonito.
    A cachoeira parece ser maravilhosa, meu sonho ir em uma dessas sozinha, sem ninguém por perto xD. Você e o seu marido saíram bastante, viram várias paisagens maravilhosas, foi um mês proveitoso.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol, eu acho que tô me acostumando em ir nos lugares vazios. Quando acabar isso tudo eu tô achando que vou estranhar muito os lugares cheios. Vale a pena chegar cedo e ir em dias que não são final de semana. Uma cachoeira vazia é outra coisa.
      beijos
      CHris

      Excluir
  7. Nossa, a vida conspirou a seu favor, que passeio maravilhoso, só esse céu já valeria muito!
    Um banho de energia na natureza e nas belezas criadas pelo Homem, que não faz só maldades.
    Procure sempre se dar esse intervalo, crie essa rotina, nem que seja para ficar em silêncio, de olhos fechados...Minha rotina de dona de casa é simples, mas mesmo assim tenho tentado.
    Adorei sua semana, abração, Chris!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dalva, eu acho que quando temos um pensamento positivo acabamos tendo sorte, mesmo quando dá errado. kkk.
      Sim, esse intervalo é fundamental para trazer leveza, inspiração e disposição.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Oi.
    Eu amo a serra dos órgãos mas, ainda não tinha conhecido o poço verde, parece muito bacana e um bom lugar para fotografar e se refrescar.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, o Poço Verde é muito lindo. Merece ser conhecido.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Que lugar lindo!
    Às vezes também queria fazer algo assim de vez em quando. E que sorte conseguir ver os azulejos no banheiro, eles são lindos mesmo.
    Abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  10. Baixei Pai em dobro, mas ainda não assisti. Parece ser um bom entretenimento. Você teve uma semana incrível!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo