segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Livro "A Troca"

A primeira leitura do ano foi uma comédia romântica, leve, com leitura fluida, personagens carismáticos e que emociona. Apesar da trama ser bem clichê e bastante previsível, aborda assuntos atuais e realistas de maneira madura. 

Livros de Beth O'Leary



"A Troca" retrata o momento de vida de Leena, 29 anos, e sua avó 79 anos. As duas passaram por um ano difícil, com acontecimentos marcantes e traumáticos. Estão tentando se recuperar, e até achando que estão indo bem nessa direção. Porém, no fundo, lá no fundo, não é bem assim que as coisas estão acontecendo. Mas nem sempre é possível simplesmente seguir em frente. Alguns traumas, algumas situações da vida necessitam de um passo atrás e até uma guinada radical.

Nessa jornada Leena, a neta, mora em Londres, em um apê descolado, bem-sucedida profissionalmente, tem um namorado aparentemente perfeito e amigos. Eileen, a avó, mora no interior na cidade de pouquíssimos habitantes onde sempre viveu. Uma vida, a princípio, pacata. 

Leena em seu ritmo totalmente urbano e workaholic, na verdade está fugindo do trauma da perda, achando que está enfrentando o luto da melhor maneira. Porém se vê obrigada a desacelerar, a tirar um período sabático forçado. 

Eileen está acomodada na calmaria da vida de cidade pequena, dentro da sua zona de conforto. O conformismo como fuga dos traumas causados por perdas e luto. 

"o relacionamento dos dois era mais uma parceria com a qual tinham se conformado do que um casamento."

É quando Leena resolve visitar a avó em Yorkshire que ela descobre que Eileen, quando jovem, tinha um sonho de viver uma aventura em Londres. E assim surge a ideia de fazerem uma troca: Leena passaria os seus dois meses de férias forçadas na casa da avó, experimentando a calmaria da cidade pequena, e Eileen iria para a casa da neta em Londres para finalmente viver a sua grande aventura.

É nessa troca de rotina que não se limita apenas a troca de casas, mas também de celulares, computadores e até de alguns projetos, que as duas desvendam sentimentos guardados, afloram emoções, se redescobrem e reinventam.
gas. 
"A Troca" é um estilo chick lit bem no roteiro padrão de uma mulher por volta dos 30 anos com vida encaminhada e que passa por determinada situações que a fazem mudar o estilo de vida: cidade, trabalho e amor. No início já sabemos qual será o fim. Porém não sabemos o como. E é aí que estão as reviravoltas. E mais do que isso é nesse percurso que estão os temas interessantes, como luto e dor e família. Em como cada um tem o seu jeito e o seu tempo para lidar com as coisas. 

"Às vezes é mais fácil ficar com raiva do que ficar triste".

Fala sobre senso de comunidade, como cada um pode ser importante para o todo, de solidariedade, de altruísmo, de empatia, do poder da amizade. Questiona até que ponto não nos envolvermos (para não sermos do tipo palpiteiros. Já que palpiteiros não são bem vistos) passa a ser omissão. Aí entra o tema sororidade. 

"É assim que acontece com velhas amigas, Nos entendemos até quando não há palavras suficientes para tudo o que deve ser dito."

Fala sobre superação, aceitação, redescoberta, autoconhecimento e coragem para mudar o que precisa ser mudado. E fala também como esse caminho às vezes precisa ser solitário, mas pode também ser mais fácil com o apoio das pessoas que realmente nos querem bem.

"Se está abraçando alguém o apertado suficiente, você pode ser ao mesmo tempo quem oferece o ombro e quem chora.".


Fala de família.

"Família pode ser um negócio complicado, mas, se escolhermos nosso próprio jeito de lidar com ela, podemos acabar com algo bem próximo da perfeição".


Fala sobre amor na terceira idade, sobre nunca ser tarde para a realização dos sonhos e que pessoas idosas podem ser cheias de energia, aventureiras, amigas, amantes, sábias e surpreendentes. 

E acima de tudo fala de liberdade, nunca ser tarde para aproveitar a vida, em não se acomodar. 

Acabei o livro listando alguns sonhos a serem realizados e algumas aventuras a serem vividas.

Sinopse: "Eileen está cansada de ter 79 anos. Leena está cansada da vida na casa dos vinte. Talvez seja hora de elas trocarem de lugar... Quando a superestimada Leena Cotton é obrigada a tirar dois meses de férias forçadas após estragar uma grande apresentação no trabalho, ela foge para a casa de sua avó Eileen para descansar um pouco. Eileen acabou de ficar solteira e está prestes a fazer oitenta anos. Ela gostaria de uma segunda chance no amor, mas sua pequena vila em Yorkshire não oferece muitos cavalheiros elegíveis. Depois que Leena descobre a situação romântica de Eileen, ela propõe uma solução: uma troca de dois meses. Eileen pode morar em Londres e procurar o amor. Enquanto isso, Leena cuidará de tudo na zona rural de Yorkshire. Mas com vizinhos fofoqueiros e dinâmicas familiares difíceis de navegar pelo norte, e colegas de apartamento da moda em Londres e encontros online para enfrentar na cidade, colocar-se no lugar do outro é mais difícil do que qualquer um deles esperava. Leena descobre que um relacionamento à distância não é tão romântico quanto ela esperava que fosse, e então há o irritantemente perfeito - e distraidamente bonito - professor, que continua aparecendo para superar seus esforços para impressionar os moradores locais. De volta a Londres, Eileen é um grande sucesso com seus novos vizinhos, mas será que seu par perfeito está mais perto de casa do que ela pensava?"



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

38 comentários:

  1. Parece ser o tipo de leitura que gosto. Vou ficar atenta.

    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  2. ah, acho que nem na adolescência li esse gênero. tb terminei um livro incrível hj, mas ainda não postei. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita, de repente você viu algum filme de livros nesse estilo. Tem O Diário Veste Prada e o Diário de Bridget Jones que são chick lits bem famosinhos.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Amei ver essa resenha aqui, achei incrível e o livro acabou de entrar para minha lista de próximas leituras, gostei muito.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, eu espero que você goste da leitura.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Que livro mais interessante, amei a sua dica.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. Confesso que quando li o título "a troca" me lembrei de um filme com Angelina Jolie e adorei saber que é uma historia mais leve. Dica anotada
    Que seu 2021 seja de harmonia e muita luz!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adelaide, agora que você falou eu me lembrei do filme. Eu também assisti. O livro é bem mais leve. Outra pegada.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Oi Chris, tudo bem?
    Parece ser uma leitura leve e bem gostosa. Dica mais do que anotada.
    Abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ava, tudo bem sim.
      É uma leitura gostosa, bem tranquila.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Olá Chris, nada como começar o ano com uma leitura leve e agradável, eu não conhecia esse livro, obrigada pela dica! abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia, muito bom para entrar logo no ritmo da leitura.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Nossa, você já leu um livro esse mês, parabéns! Eu ainda estou na metade do meu primeiro de 2021... kkk Eu queria muito ler esse livro, e o outro da autora, que ficou famoso também. Confesso que fiquei curiosa para saber como se daria essa troca dessas duas.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna, li esse rapidinho, mas travei no segundo. kkk
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Chris! ♥ É a minha leitura atual e eu tô amando. E é exatamente isso que você disse: a gente imagina o final, mas não sabe qual caminho a autora vai usar. Tô amando e louca para saber mais e mais da história. E a Eileen é bem fofa! E acho que já sei com quem a Leena vai ficar hahaha. Enfim, amei os quotes que você selecionou e a escrita dessa autora é maravilhosa. E você viu que vai virar filme?? :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    achei bem legal essa dinâmica na construção delas, acho que vou curtir. Adoro personagens mais velhas, ainda quando se envolvem em romance. Acho inspirador.
    Eu to com audiobook dele, mas preciso aprender a focar pra ouvir primeiro kkkk

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Nana, eu também gosto de ver personagens mais velhas, ainda mais quando são cheias de vidas e com uma visão positiva do envelhecer.
      Eu também não sou muito focada para audiobooks. Preciso melhorar nesse quesito.
      beijos
      Chris

      Excluir
  11. Oi Chris,
    O livro parece bem interessante. Vou colocar na minha lista (que está ficando enorme).
    Feliz 2021.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, a minha lista também está bem grandinha.
      beijos
      Chris

      Excluir
  12. Sou fã de chick lits, mesmo sendo clichê, haha. E eu gostei bastante desse livro por que ele traz temas dignos de reflexão dentro de uma história divertida. Achei muito bacana essa premissa do livro em que os personagens saem da sua zona de conforto.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    Ps. Se possível, peço que me ajude respondendo a pesquisa de público do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie, eu gosto de alguns chick lits. Outros com personagens muito infantis e chiliquentas, eu não gosto muito. Desse eu gostei da abordagem e do fato de ter uma personagem mais velha.
      beijos
      Chris

      Excluir
  13. Confesso que se não tivesse visto sua resenha, provavelmente, não leria esse livro. Mas agora estou doida para conhecer!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  14. Fiquei super curiosa para ler esse livro, parece uma leitura gostosa e interessante de se fazer, preciso de livros assim.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, eu achei gostosa, leve e com temas interessanetes.
      beijos
      Chris

      Excluir
  15. Mulher, você me fez querer começar o ano com uma leitura também hahaha por aqui ainda não comecei!
    Tenho certeza que iria adorar A troca.

    Beijos
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tammy, eu até agora estou mantendo o ritmo de um livro por semana. Vamos ver se vou seguir assim.
      beijos
      Chris

      Excluir
  16. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Como realizar uma aposta no Gbet Sports?

    ResponderExcluir
  17. Oi minha linda Chris, sou eu aqui de novo para te desejar uma ótima semana cheia de realizações.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, muito obrigada. Desejo o mesmo para você.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo