quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

retrospectiva 2020 - Através da tela do computador

 

2019 foi um ano intenso e turbulento. Esperávamos 2020 com ansiedade e esperança de um ano melhor. Afinal esse número 2020 significaria algo. Número casado! Ano do rato no horóscopo chinês! Último ano do década, pelo calendário Gregoriano.

Dentre as diversas previsões algumas diziam: "Nada de riscos ou de aventuras em 2020. Quanto mais enraizado e bem estruturado for, melhor. Tudo o que foi testado e vem se mantendo será ainda mais apreciado no novo ano. O valor do tradicional será aumentado. O diferente não exercerá tanta atração neste período anual e o convencional terá lugar especial. Consequentemente, a família, o lar, a pátria devem ser ainda mais enaltecidos em 2020, ou seja, tudo que representa uma base em nossa vida.".

E 2020 surpreendeu! Nos enraizou! O mundo fechou as suas portas e nos "prendeu" em casa. Na nossa estrutura, na nossa base. 

O vírus nos trancou em casa. O trabalho, para quem não perdeu o emprego, veio para dentro de casa. O home office se instalou. A escola, para quem ainda teve aula, veio para dentro de casa. A tela do computador passou a ser a nossa janela para o mundo.

Os planos tiveram que ser alterados radicalmente, os sonhos postergados. Tivemos que nos adaptar rapidamente.

Com esse maior pretenso tempo em casa eu pensei que teria mais tempo para algumas coisas, como por exemplo pintar, ler, blogar, etc.

Pintura



Eu achei que iria finalmente pintar tudo que está na minha lista itens para pintar e destralharia o armário. Planejei até pintar um número grande de garrafas para doar para algum bazar de final de ano, tipo algum bazar para arrecadar grana para a SUIPA, por exemplo. Mas que nada! Desanimei! Pintei muito pouco. Muito menos do que quando estou trabalhado fora de casa, consumindo tempo em transporte. Pintei apenas:

- Garrafas - colorindo a minha quarentena;

- Oratório para São Camilo de Lelis;

- Jogo de Inox;

- Minigavateiro;

- Oratório para Santo Antônio.

Livros


Outra visão um tanto otimista que tive da minha maior disponibilidade de tempo proporcionada pelo home office, seria que me renderia bastante leitura. Achei que eu recuperaria o ritmo que um dia eu tive de ler um livro por semana. De qualquer forma li mais do que o ano anterior. 

Percebo que a questão da leitura não é uma questão de disponibilidade de tempo por si só. É mais uma questão de priorização e de concentração. Acho que o tempo "zapeando" nas redes sociais te afetado a minha concentração. 

- O Jantar Secreto - Raphael Montes;

- Adulta Sim, Madura Nem Sempre - Camila Fremder;

- Rita Lee, Uma Autobiografia - Rita Lee;

- Lendo de Cabeça Para Baixo - Jo Pratt;

- O Homem-Objeto - Tati Bernardes

- O Segredo do Meu Marido - Liane Moriarty;

- Minha Vida Não Tão Perfeita - Sophie Kinsella;

- Azar o Seu - Carol Sabar;

- A Padaria dos Finais Felizes - Jenny Colgan;

- A Adorável Loja de Chocolates de Paris - Jenny Colgan;

- A Pequena Livraria dos Sonhos - Jenny Colgan;

- "A princesa salva a si mesma neste livro" - Amanda Lovelace

- "A bruxa não vai para a fogueira neste livro" - Amanda Lovelace

- "A voz da sereia volta neste livro" - Amanda Lovelace

- O Fio da Trama - Alessandra e Consuelo Blocker;

- Teto Para Dois - Beth O'Leary;

- A Casa do Califa - Um Ano em Casablanca;

- Na Corda Banba - Kiley Reid;

- A Casa Holandesa - Ann Patchett;


Séries



Eu não era muito de séries. Via poucas. E normalmente aquelas de apenas uma temporada. Assistia uma ou outra junto com as filhas, mas muito mais para estar com elas do que por uma iniciativa minha. 

O tempo em casa, a busca pelo entretenimento disponível dentro do isolamento me fez descobrir as séries. 


- The Wilds - Vidas Selvagens - 1 temporada

- Pretty Little Liars - revi as 7 temporadas

- The Undoing - 1 Temporada

- The Marvelous Mrs Maisel - 1a e 2a temporadas

- Amor e Anarquia - 1 Temporada

- O Gambito da Rainha - 1 Temporada

- Bom dia, Verônica - 1 Temporada

- Emily em Paris - 1 Temporada

- Rita - 5 Temporadas

- Segredos de Natal - 1 Temporada

- This Is Us - 4 Temporadas

- Good Girls - 3a Temporada

- Coisa Mais Linda - 2a Temporada

- Wanderlust - 1 Temporada

- Doces Magnólias - 1 Temporada

- Little Fires Everywhere - 1 Temporada

- Virgin River - 2 Temporadas

- Valéria - 1 Temporada

- Nada Ortodoxa - 1 Temporada

- La Casa de Papel - 4a Temporada

- A Vida e a História de Madam C.J. Walker - 1 Temporada

- Toy Boy - 1 Temporada

- Elite - 3a Temporada


Filmes



Adoro um cinema! Gosto de sentar na sala comum saco de pipoca e me viajar no telão. Gosto até de ficar com a cabeça pra lá e pra cá para desviar da pessoa sentada a minha frente. Senti muita falta! Senti falta das cabines de imprensa. Mas pude ver algumas cabines virtuais e muitos filmes no canais de streaming. Acho que os filmes foram a maior companhia de muitas pessoas. Aproveitei para ampliar o meu leque de opções buscando filmes de nacionalidades fora dos blockbusters e hollywoodianos. 

Foram muito filmes, a maioria está na pasta no Pinterest, Filmes 2020. Alguns em posts aqui no blog. Muitos nas postagens da semana. Mas não estão todos listados. Perdi algumas BC da Semana.

Assisti também a festivais disponíveis virtualmente, como o Festival Varilux de Cinema em Casa, Festival de Cinema Italiano e o Festival de Cinema Russo.


Cursos




Eu não tinha aderido, até então, ao cursos e treinamentos à distância. Sempre achei que o meu nível de concentração exige presença. Mas com o confinamento, a vontade de tornar os dias e hora mais úteis e proveitosos e a variedade de treinamentos disponibilizados gratuitamente, com descontos, e de pessoas precisando se reinventar, etc., me empolgou. 

Fiz curso de fotografia, fiz cursos da minha área de trabalho, cursos comportamentais. Tirei duas certificações. 


Passeios

Os passeios e viagens foram interrompidos e bem limitados. Por outro lado aprendi a olhar os meus poucos caminhos, meus curtos percursos, minha rotas de rotina, com outro olhar. Comecei a ver beleza e me encantar com detalhes que antes passavam despercebidos. 

A inspiração veio de um amigo que mora em Nova York. Vejo as fotos que ele posta de detalhes da ruas, como portões, fachadas, street art, cenas corriqueiras e ficava encantada. Aquele encantamento quando estamos desbravando o desconhecido e sugando tudo por que teremos pouco tempo naquele lugar. Até que pensei: mas Nova York, para ele, é o lugar comum, é o lugar de rotina, e mesmo assim ele tem esse olhar de encantamento. Por que eu não posso buscar esse mesmo olhar aqui no meu bairro, na minha rua, na minha rotina?!



O Projeto #100em1 teve que ser interrompido, mas conseguimos fazer um parte dele. Postei "Projeto 100em1 em 2020. O que deu!"

Encontros



Os encontros, as comemorações, os desabafos também foram reinventados. O olho no olho ficou através das telas. 

Senti falta de estar com as pessoas, com os familiares, com os amigos. Senti falta dos abraços. A presença se tornou diferente, mas a emoção do encontro permaneceu. 


Blogar

Com a quarentena eu achei que daria um gás total no blog. Que iria postar praticamente todos os dias. Acabei sim postando mais do que no ano passado, participei de um BEDA em agosto, algo que nunca tinha participado antes, mas não postei tanto quanto imaginei. Pelo contrário. Tive momentos de muito desânimo, fiquei mais de duas semanas sem postar. Pensei em parar diversas vezes. Mas a saudade bateu. E continuei. 

Assim eu que não estava animada para uma retrospectiva de 2020, me inspirei no post da Pedrita do blog Mata Hari. Foi um ano de altos e baixos, acho que muito mais baixos do que altos, foi um ano de apreensão, medo e perdas. Momentos de desânimo e de descrédito na humanidade. 
Mas foi também um ano de agradecer a sobrevivência, a superação, a capacidade de adaptação e de mudar o rumo rapidamente. Um ano de transformação digital e pessoal. Um ano de buscar novos olhares, novas perspectivas. Um ano de aprendizado e de novas alternativas dentro das limitações. Um ano de vida adentro.
Um ano que nos deu tantos tapas na cara, que nos mostrou a importância da família, da saúde, pois nos cuidarmos deixou de ser um ato de amor próprio, mas passou a ser também empatia ao próximo. Um ano que nos mostrou o valor das pequenas coisas, momentos, o quanto é importante valorizar as pessoas que temos ao nosso lado. Um ano que limitou a nossa liberdade, mas não limitou a nossa criatividade. 


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

9 comentários:

  1. ah, que bacana q se inspirou na retrospectiva. eu gosto pq eu faço um balanço do q fiz. ah, eu achei q vc pintou e muito. lindos os trabalhos. eu amo novelas, mas esse ano só teve reprises e várias que não gostei, etnão vi mais séries. gostei bastante de undoing, quero ver essa madam. foi muito bom mesmo aproveitar os festivais de cinema em casa. eu vou bem menos ao cinema desde q os ingressos ficaram muito caros. ah, q bom q se animou com minha retrospectiva. foi um ano muito esquisito. mas acho q vc ficou com a mesma sensação q eu após a retrospectiva, q até q o ano foi produtivo. estranho, diferente, mas até produtivo a sua maneira. q venha 2021 com mais esperança. obrigada pela menção ao meu blog. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita, muito obrigada pela inspiração. Também gosto de fazer esse balanço. Costumo fazer semanalmente. Isso me faz ver como, apesar de todos e qualquer pesar, os dias podem ser bons e produtivos.
      Que venha 2021 cheio de esperança.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Great recap, I love La casa de papel ❤

    ResponderExcluir
  3. Olá Chris, tudo bem??? Mulherrrr, em 2020 você ligou o botão da alta produção!!! Que exemplo !!! Ano passado não estudei o tanto que eu gostaria, agora em 2021 quero corrigir isso!
    Muito obrigada por me inspirar!
    bjssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayse, eu pretendo continuar estudando algumas coisas em 2021.
      Vamos ver se os planos vão dar certo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Realmente 2020 não foi o ano que ninguém imaginou que viveria. Teve muita dificuldade, muita tragédia e exigiu muito da gente, mesmo que tenhamos ficado em casa. Eu fiquei feliz por ter lido mais, por ter visto mais séries e ter descansado mais. Coisa que eu não fazia com qualidade tem tempo. Em 2021, não sei se voltaremos a ter um normal ainda, mas que a gente possa aproveitar os pequenos momentos e valorizar mais nossa vida, né? Acho que isso é o mais importante no final das contas.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna, acho que ainda vai demorar um pouco para voltarmos ao normal. Mas já estamos mais próximos com um luz no fim do túnel.
      beijos,
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo