sábado, 12 de setembro de 2020

6 Filmes Italianos

 

De 28 de agosto a 10 de setembro acontece a 8 1/2 Festa do Cinema Italiano. Claro que, devido a situação atual que vivemos, o festival foi totalmente online e, melhor ainda, gratuito. Eu que já andava procurando alguns filmes italianos para assistir caí dentro do festival e dos 20 filmes disponíveis assisti seis. 


Fortunata

O primeiro filme que escolhi foi o drama "Fortunata", uma mulher que está em processo de separação do marido abusador e pai de sua filha. Durante esse processo Fortunata busca se sustentar financeiramente e cuidar da filha. Apesar da vida corrida, sempre com pressa, da agenda cheia de compromissos de trabalho para conseguir ganhar algum dinheiro, ela também tem sonhos.  

Um ótimo filme que retrata de forma íntima e pessoal a busca de uma mulher sobrecarregada pela liberdade e pela felicidade.


Filme Italiano Fortunata

O Sonho De Uma Família

O segundo foi um romance com toque dramático em que Alma, uma menina de nove anos esperta, espirituosa e inteligente, relata o que seria uma família para ela. Os três irmãos se encontram divididos entre a vida do pai e da mãe que estão separados. A mãe vive na frança com um novo marido. Aparentemente a mãe uda o seu modo de vida conforme o companheiro e atualmente leva uma vida tradicional de religiosa ortodoxa. Como está passando por uma situação difícil encaminha os três filhos para passarem uns dia com o pai. Este por sua vez não tem uma conexão com os filhos e seu foco é terminar o roteiro que está escrevendo. 

Nesse contexto de dualidade vamos sendo apresentados aos sonhos e realidades dos três filhos: a fofa e caçula Alma (Oro De Commarque) que sofre com a separação dos pais e tem a esperança que os dos voltem a viver juntos. O do meio, Jean (Ettore Giustiniani), tenta se encontrar na turbulenta fase pré-adolescência. E o mais velho (Milo Roussel) que provar a si mesmo que cresceu enquanto tenta lidar com novas emoções e sentimentos.

O filme mostra as questões de família "disfuncional", as mudanças que isso traz na vida de cada um e principalmente o impacto nos filhos. algo já muito comum nos cinemas, de forma leve, poética, fluida e bem equilibrada entre drama, romance e comédia. Bem no estilo a vida como a vida é.

Filme Italiano O Sonho De Uma Família

Bendita Loucura


Eu estava realmente precisando de uma comédia nesse dia. E consegui dar umas boas risadas com o filme "Bendita Loucura". Apesar de os protagonistas não serem lá muito carismáticos e não ter rolado uma química entre eles o filme diverte. 

Conta a história de Gugliemo, um homem que mudou de comportamento ao envelhecer se tornando tradicional, acomodado, com uma vida sem emoções. Bem diferente do aventureiro sonhador que sua mulher o conheceu 25 anos antes. No dia do aniversário de casamento dos dois, durante a própria comemoração, a mulher comunica que vai se separar. Isso acontece de cara, logo no início do filme. Eu gosto dessa objetividade. 

É aí que entra a personagem de Ilena Pastorelli, a jovem destrambelhada Luna. Ela resolve ajudar Guglielmo a sair dessa e apresentar o mudo dos aplicativos de relacionamento. Assim Guglielmo vai vivendo situações inusitadas e os dois vão se ajudando um ao outro. Gostei também do final não ser muito óbvio. 

Um filme leve, divertido que cumpriu bem o papel de me descontrair. 

Filme Italiano Bendita Loucura

"Uma Questão Pessoal"

Uma história que passa em Piemonte, na Itália, no ano de 1943, em plena Segunda Guerra Mundial. Conta a história de Milton, um homem romântico, sensível, tímido, apaixonado por Fulvia. Milton se junta a Resistência italiana e parte na certeza de que retornará para seu amor. Porém Fulvia parecia mais brincar com os sentimentos de Milton gostando apenas da intensidade de seus pensamentos e das cartas que recebe dele. 

É no período de luta enquanto está afastado que Milton descobre que Fulvia poderia estar apaixonada pelo seu melhor amigo de infância, Giorgio, também membro do movimento. Esta descoberta abala e perturba o rapaz apaixonado. 

Milton parte atrás de Giorgio na região de Langhe mesmo correndo todos os riscos inerentes ao período violenta da guerra. O objetivo dele é tirar a história a limpo, porém seu amigo é capturado pelos facistas. Surge aí uma dualidade de sentimentos: Milton que salvar o amigo pela amizade ou pela necessidade de saber a verdade?

Aquele tipo de filme que eu fui dormir e sonhei com ele. 

Filme Italiano "Uma Questão Pessoal"

"Como Um Peixe  Fora D'Água"

Outro dia que eu precisava de uma comédia. Mas confesso que o cartaz me deixou na dúvida sobre a escolha. Me fez lembrar filmes de história de adolescentes na praia tendendo a um besteirol. Ainda bem que eu pulei esse preconceito e arrisquei.

A comédia que faz rir vai bem além disso com sue sarcasmo social. Conta a história de Gioavanni um intelectual italiano, diretor de uma ONG relacionada a questões sociais, que está envolvido em um trabalho de buscar soluções para os problemas da periferias do país e  reduzir os abismos sociais e culturais. Gioavanni é um profissional capacitado, dedicado e extremamente conceituado. 

É quando sua filha adolescente Agnese (Alice Maselli), uma menina de classe alta romana filha de uma sofisticada perfumeira que mora na França se apaixona por e Alessio (Simone de Bianchi), um menino da periferia filho de pai presidiário e uma mãe que batalha para se sustentar, que Giovanni começa a realmente se aproximar da realidade pela qual ele batalha. 

O filme de forma leve, divertida, engraçada, trata as questões sociais, das diferenças econômicas e comportamentais, das diferenças culturais e questões sobre imigração e refugiados. Foi uma grata surpresa. 


Filme Italiano "Como Um Peixe  Fora D'Água"

E Agora? A Mamãe Saiu de Férias!

Outra comédia que vale a pena apesar de abordar um tema já conhecido que é a sobrecarga da mulher que vive dedicada a família, aos afazeres de casa, aos cuidados dos filhos.
Por um lado é interessante ver que as mulheres de outros países, outro continente, outra cultura também vivem e sentem as situações que vivemos. Que não é uma peculiaridade apenas da sociedade do meu país.
Foi interessante confirmar o que a minha psicóloga sempre me dizia: "sai de cena por uns tempos. Deixa eles (marido e filhas) se resolverem". Parece mesmo que esse seja o caminho.

O interessante é que esse filme é um remake de um filme argentino de 2017 "Mamá se fue de viage" que também tem uma versão mexicana com o mesmo título em espanhol e uma versão francesa "10 jours sans maman". E li que sairia um remake brasileiro. 

Filme Italiano E Agora? A Mamãe Saiu de Férias!


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

19 comentários:

  1. Me interessei por uma questão pessoal e um sonho de uma família.
    Não vi nenhum desses.
    Beijos!!!
    https://www.dicasdeblogueira.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pam, são filmes interessantes e com estilos diferentes.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Acho que nunca vi um filme italiano, acredita? Amei sua lista, fiquei doida para ver Fortunata! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Kaila, acredito sim. Não temos muita divulgação desses filmes, né? Aí nem ficamos sabendo deles. Fortunata é muito bom.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Chris, Uma Questão Pessoal parece demais! Fiquei morrendo de vontade de conferir!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pathy, é bem interessante sim. Eu gosto desses filmes que são um pouco de aula de história sem a gente perceber.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Não conhecia nenhum dos filmes. Mas como tenho descendência italiana, adoro ver filmes italianos também :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MOnique, são filmes até premiados em festivais pela Europa. Aqui ´´e que não chegam muito esses filmes fora do circuito hollywoodiano. Mas estamos cada vez tendo acesso a essa variedade de filmes.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Eu nunca assisti nenhum deles :O. Gostei de "Como um peixe fora d'água", parece ser bom :)
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol, são filmes fora do circuito oficial e mais popular mesmo. Mas são filmes muito bons e de sucesso na Itália e na Europa.
      beijos
      CHris

      Excluir
  6. Que filmes diferentes...ainda não conhecia! Vou pesquisar mais sobre! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Rafaela, eu gostei. Estavam disponíveis no Looke.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Nunca assisti nenhum, parecem bem legais! O único filme italiano que lembro bem é "A vida é bela".
    Beijos
    Aproveita pra conhecer minha revista: opsquerida.com.br e segue no insta instagram.com/siteopsquerida
    Meu canal: https://www.youtube.com/channel/UC-CBIliaZvZAyp3umeVZr9Q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Angel, eu queria ver "A Vida é bela" e tinha me esquecido dele. Vou assistir.
      Já fui lá conhecer a sua revista.
      beijos
      Chris


      Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

      Excluir
  8. Não conhecia nenhum deles, os dois últimos aprecem muito divertidos!

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  9. Amei saber que o festival foi online e gratuito, tão bom ter essas opções de diversão atualmente.
    Gostei dos filmes que você escolheu assistir, ainda não vi nenhum mas, gostei das sinopses.
    Beijocas.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, é muito bom ter essas opções de lazer. Eu aproveitei ao máximo que eu pude.
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. Chris, que saudade desse cantinho. ♥ Tava meio sumidinha dos blogs amigos, mas voltei à rotina. Então, amei a dica desse festival! É bom conhecer filmes de outros lugares e fugir um pouco do óbvio, né? Da Itália, eu assisti um há séculos que se chamava "Desculpa se te chamo de amor", mas tinha uma pegada teen hahaha. Enfim, desses que você indicou, fiquei bem curiosa para embarcar nas comédias e "O sonho de uma família". E é tão bom quando a gente arrisca e se surpreende positivamente com o filme, né? ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, eu fiquei meio sumidinha depois do BEDA também. Acho que precisei descansar. É muito bom sim quando a gente se arrisca e se surpreende. Eu adoro experimentar filmes de outros países, de outras culturas. É bom sentir a diferença no olhar para o mesmo assunto.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo