sexta-feira, 11 de setembro de 2020

World Trade Center em Nova York

 

Um dia que marcou o século XXI, 11 de setembro de 2001. eu me lembro nitidamente da sensação que senti quando soube da notícia: estarrecimento! Passei a manhã inteira em uma sala de reunião sem saber do que estava acontecendo lá fora. Quando abri a porta, percebi um certo burburinho, as pessoas com caras de chocadas, meio incrédulas, meio assustadas. Fiquei sabendo da notícia. Um atentado havia derrubado as Torres Gêmeas em Nova York. 

O World Trade Center original era um complexo de sete edifícios, entre eles as Torres Gêmeas. O atentado além de derrubar as torres e matar mais de 2.700 pessoas, afetou também a estrutura dos demais edifícios do complexo original. A partir de então o complexo, localizada no extremo sul da cidade, foi todo reconstruído, mostrando a capacidade de recuperação de olhar para o futuro sem esquecer a história e o passado.

O complexo conta com novos seis edifícios e diversas atrações que são extraordinários em seu design, simbolismo e lembrança.Se tornando um ponto turístico obrigatório para quem visita Nova York. 

Quando estivemos na cidade em 2012 parte do complexo já estava reconstruído, mas acabamos não fazendo a visita. Dessa vez, no início de 2020, fizemos o passeio e fomos conhecer esse centro que marcou a história e que estarrece até hoje quem por ali passa.

World Trade Center em Nova York

Nós começamos a nossa experiência no World Trade Center pela "Oculos", a estão ferroviária supermoderna que conecta diversas linhas de metrô e o trem PATH para Jersey.

O espaço que além de estação contempla também uma praça e um shopping é simplesmente imperdível. Com um design único e moderno dá a sensação de que tem um ritmo cadenciada, fácil, que flui. Inspira leveza e fluidez. 

THE OCULUS

O design externo foi feito para se parecer com uma pomba. Eu realmente não sei dizer se fiquei mais impressionada com a parte interior ou o exterior da estação. Eu sei que lá dentro eu me senti como Pinóquio andando no interior da baleia. 

THE OCULUS

Da estação seguimos caminhando para o One World Trade Center, ou Freedon Tower, que foi construído bem ao lado de onde as torres gêmeas se localizavam. O edifício com 541 metros de altura (incluindo a antena) é o arranha-céu mais alto do hemisfério ocidental e o mais alto de Nova York. 

Parar embaixo dele e olhar para o alto dá uma sensação de enormidade uma mistura de céu e concreto. Ver o reflexo das nuvens correndo em suas janelas refletoras dá uma sensação de movimento, de velocidade. É algo que encanta. E dá um frio na barriga saber que podemos estar lá no topo. 

ONE WORLD OBSERVATORY



Sim, no alto do One World Trade Center está o One World Observatory. Esse era o nosso objetivo. Entrar no modernoso edifício e chegar no topo 102º andar pelo Sky Pod e de lá ter a visão 360º da cidade.


ONE WORLD OBSERVATORY

Vamos lá, Sky Pod é o nome do elevador do One World Trade Center. Esse elevador é uma loucura. Aliás, esses elevadores porque são ao todo cinco que vão do térreo até o 102º anda em 60 segundos. Isso, mesmo! São 500 metros em um minutinho apenas. E eu que estava que o reflexo das nuvens na fachada do prédio davam a sensação de velocidade... nem sabia o que me esperava. Mas não rola frio na barriga, não! Durante a subida é exibido um filme com imagens do surgimento do prédios da Big Apple e sua famosa sky line atual. 

Chegando no 102º andar somos levados a uma sala onde é exibido um filminho bem interessante que mostra o ritmo frenético da cidade. Não vou estragar a surpresa, mas esteja preparado (ou não esteja, talvez seja até melhor) para o final do filme. É muito épico.

Mas não é 102º que está o observatório, descemos para o 101º andar com três restaurantes, todos com vista incrível. Mas nós passamos batidas. Descemos mais um andar. Aí sim chegamos ao deck do observatório. São 360 graus de vista que possibilita reconhecer vários pontos de Manhattan como a Estátua da Liberdade, Nova Jersey, Brooklyn Bridge, Empire State Building, Hudson River, Staten Island, Brooklyn e por aí vai.. Eu adoro essa vista do alto da cidade. É ótimo para nos localizarmos. 

Há também o Sky Portal - um piso de vidro com imagens diretas de uma câmera ao vivo apontada para baixo.

Era tanta vista linda que nem dava vontade de descer. 


ONE WORLD OBSERVATORY

Mas descemos e seguimos o nosso passeio para o Memorial 11 de Setembro com duas enormes piscinas instaladas onde ficavam as Torres Gêmeas. As piscinas com queda d'água infinita. As cascatas simbolizam as lágrimas pelos pelos mortos no atentado. 



E um memorial com os nomes de todos as pessoas que perderam suas vidas em 11.09.2001 e também no primeiro atentado ao WTC, em 26.02.2003. Os nomes estão gravados em placas de bronze. 

É comum encontrarmos rosas brancas como homenagem ao aniversário da pessoa. 

A visita ao memorial emociona, traz muitas reflexões sobre seu significado. Afinal o Memorial está ali para lembrar as perdas, reconhecer a resistência daqueles que sobreviveram, a coragem daqueles que arriscaram suas vidas para salvar outras pessoas e a compaixão de todos que apoiaram que precisava. 



Ali no memorial também está Survival Tree (árvore sobrevivente) que tem uma história bem interessante. Ela foi a única árvore que sobreviveu ao redor do World Trade Center. Foi encontrada pelos bombeiros e levada para tratamento. Resistiu aos destroços e está viva como um milagre da natureza. Está ali representando a resiliência e a esperança. Nós vimos no inverno por isso não estava florida. mas curiosamente ela é sempre a primeira a florescer quando chega a época. 


É impossível estar no World Trade Center e não querer o tempo todo olhar para o alto e contemplar o One Worl Trade Center que é visto de vários pontos da cidade. 


Próxima parada foi no Museu Nacional do 11 de Setembro. Um local em que experimentamos uma montanha-russa de emoções enquanto visitamos o acervo riquíssimo em seus  30 mil m² bem amplos, mais de 20 mil fotos, 10 mil artefatos e 2 mil gravações que tratam de manter viva a história do inesquecível 11 de setembro, o dia que deixou o mundo estarrecido. 


MUSEU NACIONAL DO 11 DE SETEMBRO

Os detalhes do dia são apresentados por meio de tantos meios e visuais comoventes. Estar de frente com a Última Coluna, uma coluna de 36 pés de altura coberta de lembranças, cartazes e outros itens memoriais feitos por trabalhadores e equipes de resgate oferecem lembretes assustadores da devastação, é de tirar o fôlego.


MUSEU NACIONAL DO 11 DE SETEMBRO

Ver o estado que ficou a antena que se localizava no topo de uma das torres faz imaginar o horror daquele dia mesmo para quem estava no hemisfério oposto. 

MUSEU NACIONAL DO 11 DE SETEMBRO

Estar frente a frente com caminhão de bombeiros pertencente à FDNY Ladder Company 3 totalmente mutilado é imaginar o arrepio e a tensão que as pessoas que se dedicaram a ajudar sentiram. É de admirar mais ainda a coragem e entrega dos socorristas que correram em direção ao perigo enquanto outros fugiam. Uma visita realmente impactante. 

MUSEU NACIONAL DO 11 DE SETEMBRO


Ainda circulamos pela área, fomos comer no Eataly que tem ali perto e antes de retornarmos passamos na St Paul's Chapel, uma  pequena e charmosa igreja de 300 anos. O que nos chamou a atenção foi esse prédio antigo contrastando com a modernidade atual da área. Ela parecia coisa de filme com as lápides antigas fincadas na grama verde entre árvores sem folhas. Ficamos curiosas e entramos. 



Na verdade o lugar de paz e oração também fez parte da história daquele fatídico 11 de setembro. A capela serviu como refúgio para equipes de resgate que cuidavam do local do World Trade Center. Muitos foram para a St. Paul em busca de comida, abrigo e descanso. 

Um ponto interessante é que a St. Paul's Chapel o viveu à sombra das torres gêmeas, bem próxima e, no entanto, quando elas caíram e abalaram todo o entorno fazendo com que os demais prédios tivessem que ser demolidos, a igreja que é a construção mais antiga de Manhattan se manteve intacta. Nenhuma pedra no pátio da igreja foi danificada, nem um dos vidros se quebrou. Incrível, né?

Parada ali no meio do pátio da igreja enquanto admirava o contraste da resistência do passado com a fragilidade do futuro mais uma vez admirei a beleza o World Trade Center. 


Esse é o 16º post do projeto #100EM1 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei que o projeto é uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizado e reflexões. Projeto prejudicado pelo período que estamos vivendo. 


Outros posts sobre Nova York:


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

4 comentários:

  1. Excelente post! Além de bastante completo em termos fotográficos, é uma reflexão sobre o mundo, pois este acontecimento definiu o mundo como o vemos hoje, é algo que não se restringe a NY. Obrigada!

    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  2. Interessante o complexo e toda a história por trás dele. Gostei das piscinas.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo