segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Livro "O Fio da Trama"


Apesar de eu gostar de livros de biografias, principalmente biografias de mulheres vencedoras e que superaram desafio, "O Fio da Trama" não seria um livro que chamaria a minha atenção, nem despertaria o meu interesse naturalmente. Eu não sou ligada em moda e mesmo que de vez em quando eu desse uma espiada no Instagram da @consueloblocker, não tinha grandes interesses na história da família. 

Foi em uma conversa pelo WhatsApp com uma amiga em que compartilhávamos amenidades e o que estamos fazendo para sobrevivermos nesse isolamento que ela me disse que estava lendo "O Fio da Trama" e adorando. Que a leitura estava fluindo, era envolvente e interessante. Fiquei curiosa, me interessei. 

Livro "O Fio da Trama"

"O Fio da Trama" é a recontrução biográfica da família Pascolato que saiu da Itália no pós Segunda Guerra Mundial. No Brasil construiu uma das maiores fábricas de tecido e revolucionou o mundo da moda no Brasil e no mundo. 

A história passa por três gerações de mulheres da família e começa com os relatos nos diários de Gabriela Pascolato. Achei super interessante ela ter mantidos os seus diários por 30 anos. Cada diário continha 5 anos de história, ou seja, foram seis diários completos. É muita disciplina, né? Eu acho. Fiquei pensando o quanto eu gostaria que minhas avós tivessem deixado diários assim. O quanto é enriquecedor conhecermos as histórias, angústias, superações dos nossos antepassados. 

Voltando ao livro ele é dividido em três partes: 

Gabriela e sua juventude na Itália, seu grande interesse por estudar e pouco interesse em casar já se mostrando uma mulher com visão a frente de sua época. O casamento com um membro do partido facista que não era a favor da guerra, nem dos horrores praticados por Hitler e Mussolini, a vida de privilégios e a perda de tudo durante a guerra, o nascimento dos filhos, as dificuldades em fugir da Itália com duas crianças pequenas, viver como refugiados na Suíça até conseguir vir para o Brasil. A força para construir uma fábrica de tecido do zero, a disponibilidade para aprender, de ser o suporte da família e apoiar o marido que tinha ido do topo ao chão. 

Eu gosto dessas histórias de superação, me surpreende sempre a capacidade superação do ser humano. Como o nosso corpo consegue sobreviver em condições adversas quando a nossa mente tem determinação, foco e fé. 

Constanza a filha de Gabriela nascida na Itália e que viveu o período da guerra e chegada no Brasil na infância. Se tornou a filha rebelde por se sentir abandonada pela mãe que focava no trabalho. Traz suas relações tumultuadas com a família, seus amores e como se tornou uma das principais referências da moda brasileira. Mais uma vez mostra uma mulher determinada, apesar de não ter passado por tantas dificuldades como a mãe. Pelo contrário, mostra como ter uma boa educação, ser exposto a arte e cultura facilita a vida e abre portas. 

O interessante na parte de Constanza foi ver como comportamentos se repetem. Mesmo se sentindo abandonada pela mãe, achando que Gabriela delegou a sua criação para a babá, Constanza acabou fazendo o mesmo quando se apaixonou.

Consuelo e Alessandra, filhas de Constanza e netas de Gabriela trazem a experiência de viver nesse meio de bastante facilidades financeiras e boa rede social. Isso não impede que tenham frustrações, dúvidas, problemas a superar. Mas na minha percepção do livro mostrou também o quanto ter acesso a boa educação, cultura, idiomas, múltiplas nacionalidades, facilita o caminho, as escolhas e abre oportunidades. Mesmo que tenha toda uma carga de seguirem a história da família e o peso fazerem algo tão relevante quanto seus antepassados. 

Li o livro de mais de 500 páginas rapidinho. Realmente a história e a forma como é contada me envolveu. Sem sombra de dúvidas a parte de Gabriela e sua experiência no pré-guerra, durante e após foi a mais interessante. 


Sinopse: "Parece ficção, mas é tudo verdade: a trajetória das mulheres da família Pascolato, uma das maiores referências no mundo da moda brasileira, é apresentada aqui como um romance cheio de suspense e emoção. Na primeira parte do volume, "Alta Costura", o volume se concentra nos diários escritos pela matriarca italiana, Gabriella Pascolato, ao longo de 30 anos, descrevendo suas angústias de juventude, o casamento e as adversidades enfrentadas na Segunda Guerra, até a vinda da família para o Brasil. Na segunda parte, "Prêt-a-porter", o leitor desvenda os diários de Costanza Pascolato, filha de Gabriella, acompanhando os depoimentos emocionantes de Alessandra e Consuelo Blocker. Uma narrativa surpreendente, em que mulheres fortes confessam suas fragilidades, revelando como reconstruíram laços de família e superaram desafios de toda ordem.".



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

12 comentários:

  1. que resenha incrível Chris! adorei
    confesso que nunca vi esse livro, mas adoro reconstrução biográfica
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma, eu também não sabia dele. Recebi a indicação de uma amiga e gostei.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Será decerto um livro muito interessante de ler.
    .
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ricardo, eu gosto de biografias de pessoas interessantes.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Não conhecia, Chris. Mas até que parece mesmo interessante.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pathy, a primeira parte é a mais interessante. Mas o livro vale a pena como um todo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Parece um livro muito interessante. Ia gostar de ler, de certeza.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Márcia, eu achei interessante sim. Principalmente a primeira parte, da Gabriela.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Parece ser muito interessante. Adorei a resenha.
    Beijos.
    https://lewestinblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Chris
    Estou de olho neste livro desde que foi lançado!
    Fiquei com mais vontade ainda de ler. Também amo histórias de superação
    Dica anotada
    Bjs
    Clauo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau, ele é bem interessante. São mais de 500 páginas que eu li em três dias.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo