quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Filme Solteiramente - Comédia Sul-Africana


A comédia romântica "Solteiramente", título original "Seriously Single", seria mais uma das muitas com uma configuração clássica: duas melhores amigas, Dineo (Fulu Mugovhani) e Noni (Tumi Morake), têm formas não somente diferentes de encarar o amor, mas também completamente opostas. 



Comédia Romântica Sul-Africana Solteiramente


Seria tão mais do mesmo que eu naturalmente nem me interessaria em assistir no momento. Porém algo se destacou para mim, é uma comédia sul-africana. E eu gosto de conhecer produções de outros países. Ver como é o estilo de humor em cada local e como encaram os mesmos temas. 

Dineo, é uma especialista em redes sociais bem-sucedida profissionalmente, jovem, bonita e descolada, e faz estilo o romântica, que quer encontrar a sua cara metade e viver feliz para sempre. Já Noni, também bem-sucedida profissionalmente, independente, faz a linha a selvagem, quer ter tanto sexo e tão pouco apego romântico quanto possível. Tipo solteira convicta. 

Sempre que Dineo sofre uma decepção amorosa, e olha que são várias, é Noni que está ao seu lado dando apoio para que não somente vire a página, mas acima de tudo que acredite em si mesma, no seu valor e que a felicidade não está atrelada a um estado civil. Assim juntas as duas passam por ótimas aventuras e situações inusitadas. 

Como falei eu achei superinteressante o filme ser sul-africano. As cenas se passam em Johannesbur, em Maboneng, um dos mais badalados redutos urbanos da África do Sul. Muito bom ver esse lado mais descolado da África com restaurantes, bares, boites, apartamentos e construções modernas. Acho interessante chegar ao mundo essa visão do país. É interessante também ouvir uma língua africana na tela, apesar de parte dos diálogos serem em inglês. Também a música africana rola solta. Assim como o colorido nas roupas, acessórios e decoração.

A temática do filme gira em torno da quebra de tabu de que, por incrível que pareça existe até hoje,  mulher para ser feliz precisa de uma família, filhos, casa para cuidar e de um marido de cuide dela.      Mesmo em um mundo que não se baseia mais nos relacionamentos tradicionais, é incrível que o tabu "mulher solteira não é feliz" ainda seja tão gritante.

Com base nessas crenças limitadoras enraizadas culturalmente algumas mulheres, como Dineo, não entende como definir sua felicidade sem um parceiro que as ame. O filme vem bater na tecla que, apesar de ser clichê ainda precisa ser repetida e reforçada que é preciso se apaixonar por você. Nem adianta revirar os olhos! É batido, é lugar comum sim, mas na prática não é bem assim. O amor próprio, o cuidado próprio, são muitas vezes incompreendidos e esquecidos, buscando que essa valorização venha do outro. É daí que muitas vezes vem o sacrifício da felicidade interior e da liberdade para garantir que não sejam deixados sozinhos. Mas o que é solidão? Mulheres precisam se apoiar em alguém? Onde está a liberdade de escolher o próprio caminho? O filme traz esses questionamentos e responde muito bem: é tudo uma questão de perspectiva. Solidão é o que você define, mesmo que todo o entorno, mesmo que a sociedade queira ainda impor ao contrário.


BEDA - August 2020


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

13 comentários:

  1. Oi Chris,
    Vou procurar este filme, pois fiquei curiosa para ver um filme sul africano. Nunca assisti nenhum!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já quero assistir, acredito que nunca tinha ouvido falar dele. Acredito que é um filme que deve ser maravilhoso, por bater na tecla do amor próprio e escolher os próprios caminhos. Vou anotar a sugestão :)
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  3. Bom dia:- Acredito que seja um filme fascinante de ler.
    .
    Deixando cumprimentos.

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o trailer desse filme, mas acabei deixando de lado e escolhendo outro. Mas achei bem interessante essa abordagem, que muitas vezes é clichê, porém, um clichê que acrescenta muito! E solidão realmente é questão de expectativa. Têm solidões, para mim, que são acolhedoras. Outras, nem tanto! E é bom ter um amor, mas o amor próprio é fundamental mesmo. Essa relação tem de ser duradoura! Enfim, vou anotar na lista para assistir. E acho que vai ser muito legal conhecer a África através desse filme! Obrigada pela dica, Chris! Depois te conto o que achei. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol, o filme é bem clichêzinho sim
      , mas achei interessante por ter esse olhar para a África e ver que as coisas que acontecem por aqui, também acontecem por lá.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. You know I have never seen a South African film. This Seriously Single film sounds interesting. I like films that feature honest friendship between women. Thank you for sharing.

    ResponderExcluir
  6. Olá Chris: parece ser um filme bem interessante. Acho que nunca vi um filme sul-africano.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Não tinha ouvido falar do filme. Que bom que ele quebra alguns estereótipos. Parabéns por aderir ao BEDA.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  8. fiquei curiosa. eu não curto muito comédias, mas acho que há temas que tem q ser lembrados a exaustão. e em gêneros mais acessíveis melhor ainda. tb gosto de ver filmes de outros lugares, de outras culturas. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  9. Que bacana, gosto de filmes de outros países também, acho um máximo outras culturas. Deu muita vontade de assistir esse filme.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  10. Parece bem interessante! Vou assistir!

    ResponderExcluir
  11. Oi querida
    Eu fiquei curiosa e quero ver também
    Dica anotada e depois te conto
    Bjs
    Clauo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo