O cenário de uma praia pequena com águas transparentes e uma promessa de uma comédia francesa era tudo o que eu precisava depois de ter usado o meu horário livre, praticamente a semana todo, para fazer um treinamento online.
Foi assim que cliquei no botão assistir do filme "A Prima Sofia". Sem ter informações sobre o filme eu até achei que seria um longa com a pegada teen. Mas tudo bem! Eu queria apenas relaxar, contemplar o cenário de Cannes, na Côte d'Azur, e curtir o humor francês.
Porém me surpreendi. Primeiro eu não sei de onde que eu tirei a informação de que se tratava de uma comédia. Tá mais para drama.
"A Prima Sofia", "Une Fille Facile" como título original, conta a história de Naïma (Mina Farid), uma a jovem de 16 anos que vive em Cannes. As férias de verão iniciam e sua prima Sofia (Zahia Dehar), de 22 anos, chega de Paris para passar as férias.
Sofia, que perdeu a mãe há pouco tempo, tem um estilo de vida que ela chama de liberdade, de espírito livre. Na verdade ela usa a sua beleza, corpo, poder de sedução e até inteligência para seduzir homens ricos e assim aparentar uma vida de glamour.
Naïma tem valores e princípio diferentes, tendo uma visão mais simples da vida. Está feliz com sua posição social em que a mãe é arrumadeira em um condomínio de luxo, com seus amigos, e suas pretensões para o futuro (apesar de não ter muita certeza ainda do que realmente deseja).
Sofia, a mais velha, de certa forma influencia Naïma. É quando as duas conhecem dois homens ricos de um dos muitos iates que aportam em Cannes que Naïma começa a balançar entre os dois mundos. Afinal, 16 anos é a aquela idade em que as influências podem mudar o seu destino e valores.
Será que a relação com Sofia, o deslumbramento com bolsas e joias que ganha da prima, vão abalar as relações de Naïma com a mãe, com os amigos? Será que Naïma seguirá o exemplo da prima ou vai se manter em seus princípios e valores?
O filme aborda muito bem a questão entre classes sociais. Em uma cena em que o luxuoso iate está ancorado e as pessoas que passeiam pelo cais param para admirar, fazer selfies, etc. Phillipe, que na verdade é empregado de Andrès, se sente incomodado com a exibição do luxo e a admiração da pessoas. Chegando a questionar se a ostentação não chega a ser uma forma de violência. A conversa sobre ser rico e ser pobre envereda para a teoria de que um precisa do outro "é preciso ser um pouco pobre para ser realmente rico. E vice-versa. Para suportar a pobreza, você precisa saber que a riqueza existe." Mas qual é a verdadeira riqueza? A de moral e de espírito ou a material? Onde estão realmente os valores? E a liberdade? Será que Sofia se sente realmente livre?
Um filme com cenários belíssimos, bom com entretenimento, mas também com boas reflexões.
Também estão participando do BEDA 2020:
- Ale Helga, do blog
Meus Amores.
Você pode me encontrar também
ah, bacana, eu não tenho netflix, vou avisar amigos que tem. eu resisto fortemente pra ver comédias, então acabo perdendo bons filmes que são catalogados como comédia e efetivamente não são. beijos, pedrita
ResponderExcluirOi Pedrita, eu uso muito a Netflix. Mas estou variando mais agora. Tenho a Prime e assinei a Fox Premium.
Excluirbeijos
Chris
Muito bom parece ser o filme e só o cenário do mar já vale a pena! beijos, lindo fds! chica
ResponderExcluirOi Chica, o cenário é lindo mesmo. Sul da França com direito a pulinho na Itália indo de barco.
Excluirbeijos
Chris
Olá! Fiquei curiosa quanto ao filme, já que nos trás várias reflexões ao longo da trama, quando tiver um tempinho livre vou ver e vou visitar os blogs que estão participando do veda. Estou acompanhado 3 todo dia mas, você indicou um aqui que eu ainda não conhecia.
ResponderExcluirBeijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
OI Vanessa,
ExcluirEu também estou acompanhando os blogs participantes. É um desafio e tanto postar diariamente. Tem que ter tempo para o post e para os comentários.
beijos
Chris
Esse filme parece incrível, Chris. Fiquei muito curiosa com ele.
ResponderExcluirBeijo.
Cores do Vício
Oi Pathy,
Excluiré um filme que surpreende. Não é o que parece ser à primeira vista.
beijos
Chris
Deve ser agradável! :)
ResponderExcluir*
Ainda em modo de férias, passo numa breve visita a fim de desejar um excelente fim de semana.
Dias diferentes que nos encher a alma. 2º Dia.
Beijos
OI Cidália, é um filme que às vezes incomoda, mas também tem os momentoa bem agradáveis.
Excluirbeijos
Chris
Eu vi que esse filme está na netflix, mas ainda não assiti.
ResponderExcluirParece ser interessante, vou procurar ver mais tarde.
Um abraço,
Sônia
OI Sônia, Estava entre os TOPs aqui no Brasil.
Excluirbeijos
Chris
Eu não conhecia esse filme ainda, mas vou assistir no final de semana. Me lembra um pouco o filme "Education" que a menina conheceu um homem mais velho e se apaixonou, com uma inversão de valores e quase mudando o destino dos seus estudos.
ResponderExcluirGostei dessa sugestão, parece ser bem interessante :)
Beijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page
Oi Carol,
Excluirnão vi o filme "Education", mas já fiquei interessada.
beijos
Chris
Eu não vi esse filme no catálogo ainda, mas gostei bastante da indicação.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Oi Hanna, ele estava entre os TOP 10 no Brasil.
Excluirbeijos
Chris
Oi, Chris,
ResponderExcluirPela resenha este filme me pareceu bem do jeito que me agrada! rsrs. É que eu sempre me interessei por obras que abordam o verdadeiro sentido da vida, o papel da virtude e etc. Vou ver se consigo assisti-lo!
Beijão
OI Marly, espero que você goste.
Excluirbeijos
Chris
Não vi este filme, mas fiquei curiosa. Quem sabe não fica para uma próxima?
ResponderExcluirBjn
Márcia
OI Márcia, quem sabe. :)
Excluirbeijos
Chris
Agora mesmo que fiquei interessada nesse filme, já estava curiosa com ele e fiquei ainda mais com sua resenha, gosto da estética francesa, já assisti seriados e adorei, agora desejo assistir esse filme.
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Oi JUliana, eu também gosto muito da estética francesa e do ponto de vista deles. Gosto como olham certos assuntos com naturalidade.
Excluirbeijos
Chris
Fiquei bem curiosa para assistir esse filme. Irei procurar aqui.
ResponderExcluirBeijos.
www.lewestinblog.com
Oi Le, é bem legal. Está na Netflix
Excluirbeijos
CHris
Oi Chris,
ResponderExcluirPulei do post de hj para este pq queria saber deste filme. Vi que está disponível na Netflix, mas não me aventurei, agora já tenho motivos para assistir. Obrigada pela resenha.
Beijos
OI Betty,
Excluirespero que goste. É um filme bem francês. A chamada dele não reflete o que iremos encontrar, e surpreende.
beijos
Chris
Eu amo suas dicas de filmes, e acho que temos gostos parecidos
ResponderExcluirAdoro filmes europeus
Confesso que tenho visto pouquíssimos filmes e séries, mas quero equilibrar melhor isso
Dica anotada
Bjs
Clauo
Oi Clau, eu também gosto de filmes europeus. Estou querendo assistir a alguns italianos.
Excluirbeijos
Chris
Uau! Que resenha. Parece ser um filme interessante. Ainda não conhecia.
ResponderExcluirBom fim de semana!
OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. Mesmo nesse período, temos dois novos posts. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Oi Émerson, muito obrigada pelas visitas. Estou aguardando o Jovem Jornalista retornar com novidades.
Excluirbeijos
Chris