sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Pelas mesmas ruas de sempre

 

Sou uma pessoa que tem a vontade da descoberta. Gosto e mudar o cenário. Gosto de paisagens novas. Gosto de dar cara nova à rotina. Sempre busquei mudar os meus trajetos. Mesmo, e principalmente, os mais corriqueiros, como casa-trabalho. Sigo roteiros diferentes. Mesmo quando repito o percurso eu tento outro olhar: um dia vou olhando para o chão buscando marcas e formatos interessantes, no outro vou olhando para o alto. às vezes busco ver flores, outras vezes ver janelas e em outros ver pessoas. 

Com toda essa vontade, praticamente uma necessidade, de novos olhares, é claro que adoro viajar. É quando os nossos sentidos estão mais alertas para sentirem e perceberem as novidades. E sempre procurei fazer turismo na minha própria cidade. Não precisamos ir longe, nem gastar muito dinheiro para viajar. Precisamos é do espírito viajante. Da capacidade de se maravilhar com o que está vendo.

Contudo, esse meu espírito viajante estava sentindo as restrições do isolamento e do distanciamento. Estava abatido e abalado. Não estava mais conseguindo ver graça, encontrar novidades, me surpreender, nos poucos caminhos abertos repetidamente.

Me peguei olhando com encantamento, e até uma certa inveja, o Instagram de um amigo que mora em Nova York e posta fotos diárias do seu caminho. Me vi com o mesmo olhar brilhando ao ver as fotos da minha prima que mora em Paris e posta fotos do seu caminho de casa até a padaria. Isso me despertou. Essa é o rotina delas. Esse é o corriqueiro para eles. Esses são os mesmos caminhos deles. Mesmo assim ainda encontram cenas bonitas para admirarem, descobertas a serem feitas na mesma calçada de todos os dias, movimentos novos no mesmo caminhos, histórias interessantes ouvidas em conversas roubadas na fila marcada com a distância de segurança. Eu também posso trazer esse encantamento para os meus poucos e limitados caminhos desse momento. 

Ainda nessa busca para transformar a banalidade da rotina, gerada pela limitação imposta, em novidade que encontrei outra inspiração. Foi no Instagram @fizemosumrole. Como não podiam viajar, começaram a fazer um rolé nos bairros de São Paulo em busca de cenas interessantes.  

Me enchi do espírito de curiosidade e saí caminhando pelo bairro em busca de encantamentos, de olhar o que me parecia banalidade com olhos de quem enxerga novidade. E encontrei muita coisa bonita de ver e inspiração para sentimentos e reflexões. 

Encontrei cenas de natureza lutando pela sobrevivência, para retomar o seu lugar roubado, renascer de onde foram podadas, nascer no improvável.



Florir na adversidade. Rir da Adversidade.


Revi caminhos em me surpreendi. Um simples desvio no caminho e tantas lembranças! 

Fui ali comprar uns itens necessário. Resolvi ir com calma e encontrar coisas bonitas no meu caminho. 




Para evitar as calçadas cheias, acabei fazendo um desvio por uma rua paralela, fora do fluxo de vai e vem. Uma rua que, apesar de eu não caminhar por ela há muito tempo, foi meu percurso diário de casa para o trabalho. Para o meu primeiro trabalho. Nesse caminho eu me lembrei que eu passava por ali reclamando do cheiro das árvores abricó-de-macaco. 



Nesse dia eu me encantei com a beleza dessa rua. Vi um tapete de flores onde era lixo. 




Vi o Cristo entre os prédios desse meu primeiro trabalho (e ali eu ainda passo com frequência). Vi beleza. Senti cheiro de flor. Senti frescor da novidade. 



O espírito desbravador me fez admirar pessoas desconhecidas. Pessoas que fazem. Pessoas que não ficam sentadas esperando que a atitude venha do outro. 

Vi praças cuidadas por moradores.


Canteiros que ser tornaram hortas em plena rua. 


Espaços ocupados com reaproveitamento e criatividade. 



Olhei fachadas, entrei em ruas sem saída, descobri detalhes onde achei que já tinha explorados todos os olhares. Vi um túnel de árvore onde eu só vi engarrafamento. 


E muito mais. Senti muito mais. Troquei a sensação de estar confinada nas mesmas ruas, no mesmo bairro, na mesma cidade, pela sensação de liberdade. O olhar desbravador abriu a minha predisposição para a alegria de ver o novo. 

Você pode me encontrar também


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

15 comentários:

  1. Chris, te acompanho no Insta e lá vi essas fotos.Adoro e aqui hoje temos maravilhas... A do Cristo entre os prédios, a do tapete de flores e o FLORIR na ADVERSIDADE! Muito lindo! Ótimo fds! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica, obrigada por acompanhar no Instagram. Fico feliz com as suas visitas e presença.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. eu viajava bastante. há uns anos resolvi focar o meu profissional em sp. e aí passei a desvendar menos lugares, mesmo aqui onde moro. lindas fotos. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Verdade, por vezes basta dar um pouco de atenção ao que nos rodeia, e acabamos por descobrir coisas novas.

    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  4. Eu amo viajar! Mas reconheço que a gente nunca deveria perder o encantamento diante das coisas já conhecidas, porque muitas vezes elas são extrordinárias. Eu acho, inclusive, que isso também é expressar gratidão, porque as coisas bem poderiam não ser como são, quero dizer, plantas poderiam não brotar em terrenos inóspitos, nós poderíamos talvez não desfrutar de tantas belezas, que são corriqueiras nesse mundo, né? Gostei da reflexão e das fotos!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly, eu também amo viajar e descobrir esse encantamento no que está ao redor me faz muito bem.
      Que bom que você gostou.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Amamos viajar, e realmente buscamos o encantamento em coisas distantes da nossa rotina, vamos procurar prestar mais atenção nos caminho que andamos para nos encantar mais nesses dias que não podemos estar viajando. Lindas as fotos e a reflexão.

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaiane e Thalita, viajar é bom demais mesmo. E buscar esse encantamento dá uma boa sensação de descobertas.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Que bonito, Chris. Sempre existe beleza no nosso caminho de todos os dias, basta que estejamos despertas para as descobrir e apreciar. Por vezes não precisamos ir tão longe (Paris, Nova Iorque) para nos darmos conta que o bonito está bem perto, na nossa vizinhança. Beijos, boa semana, Val.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val, não precisamos mesmo. Em busca da distância, nos limitamos o nosso horizonte.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. A natureza reserva experiências muito bonitas e agradáveis, basta que a gente tenha tempo para ela. O problema é que as pessoas não querem parar e são refém do tempo. Que bom que você teve essa experiência.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  8. CONVITE DA ORGANIZAÇÃO ILLUMINATI 666

    Este é um convite aberto a todos os que tenham interesse em fazer parte do maior conglomerado do mundo e chegar ao auge da carreira. Como começamos o programa de recrutamento deste ano e nossa festa anual da colheita está quase chegando, decidimos apresentá-lo à "Nova Ordem Mundial".

    Neste ponto, estamos garantindo a qualquer um que esteja pronto e fiel para se tornar um membro desta grande organização, que uma vez que ele / ela se torne um membro pleno da irmandade Illuminati, então automaticamente se tornará rico, poderoso e famoso na vida todos os desejos do seu coração e também recebem um salário mensal de $ 500.000 USD. Estamos prontos para mudar sua vida, podemos realizar seus sonhos.

    O grande distrito dos Illuminati oferece a você uma oportunidade vitalícia de realizar os desejos do seu coração. Acredito que todos neste planeta "Terra" conheçam a ILLUMINATI, mas para aqueles que não sabem muito sobre esta Organização, vou informá-los sobre isso. Os Illuminati são uma sociedade secreta que abençoa a humanidade e realiza seus sonhos de se tornar um milionário, bilionário e também promove seus vários negócios. Neste momento, acredito que você conhece mais sobre esta organização e não há razão para ter medo de nada.

    Não estou aqui para mexer com você ou jogar com você porque, da forma como está agora, há muitas pessoas por aí que se fazem passar por nós, alegando serem membros do ILLUMINATI. Então a Fraternidade então chega à conclusão de Globalizar esta organização a fim de ajudar aqueles que estão realmente prontos para se tornarem parte desta Grande Família e aqueles que foram enganados por Impostores. Agora eu acredito que esta é a sua oportunidade de se juntar à nossa prestigiosa Organização e deixar você e sua família orgulhosos.


    Se você estiver interessado em ingressar nesta Grande Organização, entre em contato com nossa Grand Lodge em Pennslyvania, EUA, via WhatsApp: +1 (325) 261-7127 ou nosso e-mail oficial: [illuminati666grandlodge@gmail.com]

    Assinado: GRANDMASTER

    ResponderExcluir
  9. CONVITE DA ORGANIZAÇÃO ILLUMINATI 666

    Este é um convite aberto a todos os que tenham interesse em fazer parte do maior conglomerado do mundo e chegar ao auge da carreira. Como começamos o programa de recrutamento deste ano e nossa festa anual da colheita está quase chegando, decidimos apresentá-lo à "Nova Ordem Mundial".

    Neste ponto, estamos garantindo a qualquer um que esteja pronto e fiel para se tornar um membro desta grande organização, que uma vez que ele / ela se torne um membro pleno da irmandade Illuminati, então automaticamente se tornará rico, poderoso e famoso na vida todos os desejos do seu coração e também recebem um salário mensal de $ 500.000 USD. Estamos prontos para mudar sua vida, podemos realizar seus sonhos.

    O grande distrito dos Illuminati oferece a você uma oportunidade vitalícia de realizar os desejos do seu coração. Acredito que todos neste planeta "Terra" conheçam a ILLUMINATI, mas para aqueles que não sabem muito sobre esta Organização, vou informá-los sobre isso. Os Illuminati são uma sociedade secreta que abençoa a humanidade e realiza seus sonhos de se tornar um milionário, bilionário e também promove seus vários negócios. Neste momento, acredito que você conhece mais sobre esta organização e não há razão para ter medo de nada.

    Não estou aqui para mexer com você ou jogar com você porque, da forma como está agora, há muitas pessoas por aí que se fazem passar por nós, alegando serem membros do ILLUMINATI. Então a Fraternidade então chega à conclusão de Globalizar esta organização a fim de ajudar aqueles que estão realmente prontos para se tornarem parte desta Grande Família e aqueles que foram enganados por Impostores. Agora eu acredito que esta é a sua oportunidade de se juntar à nossa prestigiosa Organização e deixar você e sua família orgulhosos.


    Se você estiver interessado em ingressar nesta Grande Organização, entre em contato com nossa Grand Lodge em Pennslyvania, EUA, via WhatsApp: +1 (325) 261-7127 ou nosso e-mail oficial: [illuminati666grandlodge@gmail.com]

    Assinado: GRANDMASTER

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo