domingo, 31 de janeiro de 2021

A Semana 04 de 2021 - Buscando alternativas

 


Sabe aquele dia com vontade de fazer absolutamente nada?! Então, eu estava assim. Me joguei no sofá, liguei na Netflix e escolhi uma série de de comédia para me distrair a mente, relaxar, entreter e fazer pensar pouco.  A escolhida foi a comédia mexicana, "Mãe só tem duas". Maratonei. Vi os nove episódios em um único dia. 

A série acompanha a vida de Mariana (Paulina Goto) e Ana (Ludwika Paleta), duas mulheres totalmente diferentes que, por mero acaso, dão à luz no mesmo dia, no mesmo hospital. Uma antipatia mútua surge nesse momento. As duas que, naturalmente não se encontrariam nunca mais, têm seus destinos cruzados ao descobrirem, quatro meses depois, que suas as filhas foram trocadas na maternidade. E agora? Elas já estão apegadas as suas bebês. Como fazer a troca e manter as vidas distantes?


Essa coisa de ficar em casa, totalmente necessária nesse momento, tem me feito sentir o corpo meio atrofiado. Sinto necessidade de andar, me movimentar, esticar. Para conseguir sair um pouco da inercia eu tenho buscado dias, horários, percursos e locais alternativos. Procurado fazer o contrafluxo. Se domingo é o dia das ruas vazias, é no domingo que vou andar. Se na hora do almoço todos estão em casa ou em restaurantes fazendo as suas refeições é nesse horário que vou ali naquele mirante meio esquecido. 

Assim eu escolhi caminhar ladeira acima. A motivação foi a vista que eu teria ao chegar no Mirante do Pasmado. Mesmo o espaço estando fechado para reforma (o que nesse momento é até bom porque faz o lugar ficar vazio), dá para seguir a trilha no seu entorno e assim aproveitar o visual do Pão de Açúcar, Enseada de Botafogo e Cristo Redentor. Valeu muito a caminhada! Tanto pelo exercício em si, quanto pela recompensa. Consegui ficar sozinha no espaço. 

Ah, a obra em andamento é para a construção do Memorial do Holocausto. O memorial inclui auditório, espaço de memórias e um obelisco (que já está visível) de 19,90 metros de altura onde serão impressos os 10 mandamentos. Já quero ver como vai ficar o espeço quando reabrir.


Outra situação que estou tentando aproveitar é a flexibilização do home office. Escolho um dia em que terei que encerrar o expediente mais tarde para também começar mais tarde. Assim consigo aproveitar algum local de natureza em dia de semana e bem cedo. Naquele horário em que todos estão dormindo ou se preparando para começar o dia de trabalho. 

Fui com a filha mais velha na Sede Guapimirim do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Saímos cedo de casa, chegamos na hora de abertura do parque. Ficamos completamente sozinhas na cachoeira. Só nós duas, algumas borboletas e libélulas. Saímos antes das pessoas começarem a chegar. 



Eu venho me sentindo mentalmente cansada. Esse mistura de trabalho e casa sem intervalo e cortes, sendo demandada o tempo inteiro, ficar dentro de casa, sair com medo e fugindo de gente, limpando e desinfetando tudo, muito tempo sem férias, todo esse contexto está esgotante. Estava me sentindo a beira de uma estafa mental. Precisava urgentemente de um afastamento. Apesar de ver bastante gente viajando e seguindo os protocolos de segurança, eu não me sinto segura para tal. Por isso estou empurrando ao máximo as minhas férias. Mas consegui aproveitar a flexibilidade de deslocamento do home office. Entrei em contato com uma pousada que está funcionando apenas de sexta-feira a domingo e perguntei se poderiam me receber durante a semana, com a pousada fechada, para eu trabalhar lá. E não é que deu certo? Peguei um quarto de terça-feira até sexta-feira ao meio-dia, pois a diária de sexta-feira começaria às 14 horas. Fiquei sozinha, somente eu e marido na pousada. Sem serviço de quarto para não ter risco de contaminação, levamos algumas coisinhas para comer e pedimos almoço pelo iFood. Foi ótimo! Vou fazer um post sobre a pousada e essa acomodação isolada. 


Li o livro de poemas, "meu corpo minha casa", da Rupi Kaur. Já fiz post sobre a leitura. Até o momento estou conseguindo manter a minha meta de ler um livro por semana nesse ano de 2021. Espero conseguir manter o ritmo até o final. 



Vou seguir me cuidando, cuidando do meu entorno, aguardando ansiosamente a vacina, comemorando cada pessoa vacinada e buscando alternativas para não pirar, surtar e manter o isolamento e distanciamento. 


Este post faz parte da BC A Semana que tinha sido substituída pela BC #ReolharAVida em 2019 que veio substituir a BC #52SemanasDeGratidão que em 2017 substituiu a BC A Semana que por sua vez já tinha substituído a BC Pequenas Felicidades.




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

30 comentários:

  1. Não existe ninguém no mundo que nos ame mais que a mãe. O pai também ama. Mas a mãe é o "terreno" onde nascem as árvores de fruto.
    As fotos são lindíssimas.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Puxa, que legal!Adorei tuas alternativas...Fiquei com vontade de me jogar nessa cachoeira,rs...LINDO! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Chica, eu já estou louca por uma cachoeira novamente,
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. eu tenho momentos de tédio. aí eu ligo em uns 150 filmes, séries e novelasa, fico um minuto em cada e vou procurar outro. é um inferno. bom, inferno está aqui, no rj então deve estar de chorar. eu tb saio assim, saio aos domingos pq ninguem acordou ainda. eu trabalho em home office há muitos anos, então eu faço o meu horário, às vezes 6 da manhã já estou trabalhando, e à tarde cochilando. é boa essa liberdade, só sair é q é mais difícil durante o dia. se cuide. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Pedrita, também tenho esses momentos em que nada me agrada, nada me satisfaz. Parece que só quero as opções que estão na rua. Também tenho procurado esses horários e dias alternativos.
      Seguimos nos cuidando e mais próximos da vacina.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Não vejo a hora da vacina sair, mas você teve bons momentos e esses passeios mais que maravilhosos

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, nem eu. Estou contando os dias.
      Rezando para chegarem mais vacinas para o mundo todo. Que aumentem a capacidade de produção.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Muito bem. Descontrair o espirito também faz bem!:)
    -
    Já anseio por uma nova Primavera
    -
    Beijo e uma excelente noite! :)

    ResponderExcluir
  6. Que lugar mais lindo! Adorava visitar
    Essa série por acaso está na minha lista :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste da série. Agora a minha filha está assistindo e gostando.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Ah, que beleza essa cachoeira praticamente particular! Tenho sentido muita falta desse contato com a natureza, com o mar... Meu filho é bem pequeno, mas ama a praia ~ mas não tenho coragem de ir com ele nessa pandemia, especialmente aqui no Rio, com as praias lotadas (de pessoas sem máscara). Essa solução de um horário alternativo é super legal. Também achei incrível essa ideia da pousada. Só de mudar os ares a gente já se sente melhor, não acha? Um abraço!

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, eu imagino o que seja passar essa pandemia com um filho pequeno... nossa... Eu também não tenho coragem e ir a praia. As poucas vezes que fui foi durante a semana, bem cedo e em Grumari. Aí consegui pegar a praia vazia. Sim, mudar de ares foi fundamental pra mim nesse momento.
      beijos
      CHris

      Excluir
  8. Amei a ideia de usar a pousada durante a semana, e estou tentando fazer como você para manter o projeto 100 em 1, estou visitando lugares em horários e dias mais calmos.
    Apesar de tudo, do cansaço mental e da atrofia corporal de quarentena, acho que os momentos relax que você teve te ajudaram a não surtar, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Leslie, o meu projeto 100 em 1 anda devagar, mas diante das circunstâncias, eu acho que ele até que está indo bem.
      Nossa, ajudam muito.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Olá Chris: infelizmente este desalento é um sentimento generalizado, graças à pandemia. Resta-nos esperar por melhores dias.Ainda bem que arranjaste um meio de te distrair .Belas fotos!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, sigo tentando fazer dos meus dias o melhor possível dentro das circunstâncias e torcendo para os dias melhores que virão pós vacina.
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. Engraçado que, ao contrário de todo mundo, eu não fiquei mentalmente cansada, pois já estava antes da pandemia. Aproveitei e "me dei as férias que eu precisava há anos". Até faço home office, mas fazer sem ter aquele horário fixo, sem ter o trânsito me atrapalhando e nem estresse de chegar na hora sempre fez toda a diferença. Estou como você, com o corpo meio atrofiado e sinto a diferença quando preciso ir no mercado... rs Estou tentando fazer exercícios em casa, pois cuidando da mente eu já estou aprendendo, falta voltar a cuidar do corpo, nem que seja criando vergonha na cara e fazer ao menos umas abdominais em casa mesmo... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Hanna, que ótimo que você está tendo o seu descanso mental. A questão da flexibilidade é ótima. É libertadora.
      beijos
      CHris

      Excluir
  11. Cada um de nós tem de arranjar a melhor forma de ir ultrapassando as dificuldades e medos que esta maldita pandemia trás.
    Maravilhosas fotos, a cascata é linda e adorei a sua ideia de ir durante a semana para a pousada, deve ser bem tranquilo e quebra certamente a rotina.
    Fique bem, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,
      isso aí, vamos buscando os nossos caminhos com cuidado, segurança e escolhendo bem os riscos que queremos e podemos correr.
      beijos
      CHris

      Excluir
  12. Que bacana conseguir aproveitar lugares tão bonitos e vazios, infelizmente onde moramos não tem lugares assim e já faz quase um ano que não saimos da nossa cidade e está bem dificil de aguentar ainda mais vendo pessoas não respeitando e viajando a praias lotadas e indo a festas.


    beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaiane e Thalita,
      tá difícil mesmo. A falta de respeito abala mesmo. O importante é fazermos a nossa parte. Nos cuidarmos como podemos e escolher os riscos que podemos/precisamos correr.
      beijos
      Chris

      Excluir
  13. Eu estou adorando suas fotos e dicas de passeios, preciso conhecer mais lugares.
    Eu estava com vontade de ver essa série e já foi renovada né?!
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pam, não sei se foi renovada. Mas é bem legal. Vale a pena assistir. Boa para dar umas risadas e aprender mais sobre empatia e ajuda mútua.
      beijos
      Chris

      Excluir
  14. Lindas as fotos e o livro eu nunca li mas quero ler. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Be, eu gostei muito do livro e não precisa ser aquela leitura seguida. Podemos abrir de vez em quando e ler um poema aleatoriamente.
      beijos
      Chris

      Excluir
  15. Baixei essa Mãe só tem duas, mas ainda não a assisti.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Émerson, ótimas férias pra você. Aproveite bastante dentro do possível.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo