sábado, 30 de janeiro de 2021

Livro "meu corpo minha casa", de Rupi Kaur


Eu gosto de ter por perto um livro de crônicas e ou poemas. Aqueles livros com leituras rápidas que servem como respiro em alguns momentos. Por exemplo, estou no trabalho e entre uma reunião ou outras, naqueles poucos minutos de intervalo, posso abrir uma página aleatoriamente e ler algo. Assim consigo desviar a mente, relaxar e voltar a entrar no foco.

Comprei o livro "meu corpo minha casa", a terceira coletânea de poesias de Rupi Kaur, com esse objetivo. Colocá-lo na minha mesa do home office e ir lendo aleatoriamente. Mas não rolou! Li o livro todo! Direto e reto!



Como ou outros dois livros da autora "outros jeitos de usar a boca" e "o que o sol faz com as flores", "meu corpo minha casa" é uma leitura densa. Trata assuntos pesados, como depressão, abuso sexual infantil, relações abusivas. Mas também fala de amor, de sobrevivência, de força. 

Em alguns momentos a leitura incomoda, dói, dá nó no estômago. Mas essa é a intenção. Trazer esses assuntos à tona, para reflexão, para que outras pessoas possam se identificar e não se sentirem sozinhas em suas dores.




O livro está dividido em quatro capítulos: mente, coração, repouso e despertar.

Em mente, Rupi Kaur, fala de ansiedade, angústia, depressão. Como ela mesma diz em seu Instagram, é um símbolo de que ela sobreviveu. 

Em coração estão os poemas sobre amores, seus tipos e suas formas: relações abusivas, relações saudáveis, masturbação e amor próprio, amizade e família. Fala de relações humanas. 

O capítulo do repouso definido pela autora em seu instagram "o capítulo que eu não queria escrever, mas tive que escrever. este capítulo me permitiu mapear como proteger minha saúde mental e física da doença da produtividade e da auto-aversão". 



Esse capítulo fala de capitalismo, imigração, produtividade, culpa, cobrança e em como se posicionar nesse meio.


Os poemas desse capítulo foram os que mais me trouxeram identificação nesse momento. 


Até fiz uma pausa para me divertir sem medo de passar vergonha e fugir do tempo. 




A última parte, despertar, falar de poder, de força, de se reconhecer e de feminismo.



Além de escrever os poemas, Rupi Kaur, escritora e poetisa canadense também ilustra as suas próprias páginas. Eu particularmente gosto muito das ilustrações dos livros dela. 

Uma leitura que acho importante, que gostei de ler e gostaria que as minhas filhas lessem. 

Sinopse: "A terceira coletânea de poesias de Rupi Kaur, maior fenômeno da poesia mundial nos últimos anos. Um dos temas mais frequentes na obra de Rupi Kaur é a importância que há em crescer e estar sempre em movimento. Em Meu corpo minha casa, ela leva leitoras e leitores a uma jornada de reflexão através da intimidade e dos sentimentos mais fortes, visitando o passado, o presente e o potencial que existe em nós. Os poemas dessa coletânea, ilustrada pela autora, inspiram uma conversa interna em cada um, lembrando que precisamos nos preencher de amor, de aceitação e de confiança em nossas relações familiares e de comunidade. E, sempre precisamos estar de braços abertos para as mudanças em nossas vidas."




Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

17 comentários:

  1. Gostei bastante. Devemos ou devíamos guardar sempre um tempinho para nós!
    -
    Esta noite... quero que me seduzas
    .
    Beijo. Um confinado e feliz Domigo

    ResponderExcluir
  2. eu só li dela outros jeitos de usar a boca e gostei bastante. eu tenho crise de abstinência com livros curtos, ainda mais com contos e crônicas. até leio, mas a maioria é livro grande que tenho fetiche. amei as fotos. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do livro e das partes que você fotografou, já anotei aqui para eu comprar assim que eu sair de casa e encontrar uma promoção bacana.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, espero que você goste do filme. Torcendo para essa vacina chegar logo a todos e possamos ter a nossa liberdade de ir e vir recuperada.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Também gosto deste tipo de leitura, com pensamentos positivos. Não conhecia esta autora.Obrigada pela partilha.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Márcia, ela é muito conhecida pelo Instagram e aqui no Brasil os livros dela venderam muito. Mas ela é publicada no mundo todo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Eu li apenas o primeiro livro dela e foi realmente um choque de realidades daqueles necessários, sabe? Que bom que a leitura desse te agradou e que suas filhas também possam ler.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna, eu acho que é o tipo de leitura necessária mesmo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Este livro parece ser muito bom, fiquei com vontade de ler. Quanto à frase sobre o feminismo, acho que não são muitas as pessoas que almejam apenas elevar às mulheres ao topo do sistema. Acho que o objetivo principal das feministas é acabar com a subjugação das mulheres, que é feita de muitas maneiras.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Chris,
    Eu li os dois primeiros livros da Rupi e amei! Não sabia deste terceiro. Preciso muito ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, eu também tinha lido os dois primeiros e gostado muito. Aí quando vi esse terceiro na livraria, não tive dúvidas, comprei.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Respostas
    1. Oi Gracinha, eu gostei bastante do livro. Acho uma boa leitura apesar de ser doída em algumas partes.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Parece ser um livro incrível e com muitos ensinamentos. Adorei a resenha.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo