sábado, 30 de julho de 2011

Turista caRIOca no Rio - Jardim Botânico e Floresta da Tijuca

Deixei esse post para ser publicado em 22/07/2011 antes do Sorteio. Antes tarde do que nunca. Segue o post.

Nessa semana de férias curtimos uma de turista na nossa própria cidade. Aproveitei uma promoção de um site de compras para experimentar ser turista no Rio por algumas horas. Adquiri um passeio da Jeep Tour, agência voltada para o  Eco-Turismo no Rio. O nosso roteiro foi Jardim Botânico e Floresta da Tijuca. Fomos acompanhadas da minha amiga-irmã Fabíola e seus filhos (um deles, meu afilhado).

Começamos bem turistas mesmo, o ponto de partida foi em frente ao Hotel Copacabana Palace. Seguimos para o Jardim Botânico passando pela Lagoa Rodrigo de Freitas. Não canso de admirar a beleza dessa lagoa em formato de coração.

No Jardim Botânico, meu local preferido no Rio de Janeiro, iniciamos o passeio pelo Lago das Tartarugas e observamos o relógio solar.
Passamos pelo Jardim Sensorial, área especial para os deficientes visuais. Lá as placas são em braille e as plantas, que são hortaliças das mais variadas, podem ser tocadas e cheiradas.

Jardim sensorial no Jardim Botânico

Seguindo a caminhada em direção à cachoeira observamos, entre as 6.000 espécies de plantas, 3 árvores de Pau-Brasil.

Árvore de pau brasil no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Após parada para apreciar a cachoeira e tirar algumas fotos nós fomos para o Cactário que é rico em diversidade de espécies exóticas. Os cactos impressionam e inspiram certo mistério.

Cactário no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Continuamos a nossa caminhada nesse cenário de tranquilidade e contato com a natureza até o Lago Frei Leandro. Ali observamos as vitórias-régias e peixes da fauna Amazonense. Continuamos caminhando, observando, nos impressionando com a beleza (mesmo que já tenha realizado essa visita inúmeras vezes, me contagio com a beleza do Jardim Botânico do Rio) até chegar ao chafariz com o corredor de Palmeiras Imperiais ao fundo.

Palmeiras Imperiais no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Seguindo o nosso percurso as crianças quiseram entrar na estufa das plantas carnívoras que na verdade são insetívoras.

Plantas insetívoras no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Mais caminhada agradável até chegarmos ao Orquidário e ficarmos extasiadas com tanta beleza e delicadeza.

Orquidário no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Para finalizar o passeio nos direcionamos para o Bromeliário. Outro canto cheio de encanto do nosso Jardim Botânico.

Bromeliário no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O passeio no Jardim Botânico foi uma delícia e, para um roteiro conjugado com a Floresta da Tijuca, os pontos de visitação foram bem selecionados. Porém o Jardim Botânico do Rio tem muito mais a mostrar. Locais como o Roseiral, o Jardim Japonês, o Lago do Pescador, as ruínas antigas da fábrica de pólvora onde tem um parquinho bem legal para as crianças e uma lanchonete (vale um piquenique), entre outros. É comum encontrarmos micos, macacos-prego, esquilos e tucanos.

Entramos no jipão e fomos para a Floresta da Tijuca pelo horto. Passamos pela cachoeira e a Ana Luiza ficou surpresa ao saber que no Rio, bem pertinho, dentro da cidade, tem cachoeiras. Paramos na Vista Chinesa para apreciar o visual, mas a névoa não permitiu aquele contemplar de tirar o fôlego. (Ficou um motivo para voltar)

Vista Chinesa no Rio de Janeiro

Continuamos seguindo caminho pelo Parque Nacional da Tijuca, no meio da Mata Atlântica, sentindo a temperatura cair e chegamos na maior floresta urbana do mundo. Passear pela Floreta da Tijuca era o programa preferido do meu pai que sempre nos levava para tomar uma banana split no bar da Cascatinha. Mostrei isso para a Ana Luiza. Dessa vez preferimos um lanche bem carioca: biscoito O Globo e Mate Leão. Senti falta dos espetinhos de cana-de-açúcar que eram vendidos na entrada da Floresta quando eu era criança.

Cascatinha na Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro

Retornamos pela orla, contemplando as praias de São Conrado, Leblon, Ipanema e Copacabana.
Valeu muito ser turista por algumas horas na minha cidade maravilhosa. Agora estou aguardando outras promoções para fazer mais roteiros.

Momento Recordar é Viver:

Ana Luiza e Diogo no primeiro passeio ao Jardim Botânico juntos
Ana Luiza e Diogo nesse passeio ao Jardim Botânico

1. Que delícia, Chris!
    Sou doida pra dar uma de turista no Rio... Tipo, fazer passeio de helicóptero pelos RJ!!! Ai, que tudo!
    AMO o JB!!!

2. quando eu for ao Rio, vou querer que voce me mostre todas estas lindezas!
    lindo passeio

3. Oie!
    Eu nunca fui no Rio de Janeiro, mas se um dia eu for eu vou querer muito ir nesse lugar... Amo natureza e ai é um lugar linnndo. Beijokasss

✿Hanan Mustafa e as Florzinhas✿
    ✿ www.trakinandocommamae.blogspot.com ✿

4. Nossa que maravilha!!!Sou do Rio e faz um tempo que não faço esse circuito maravilho.Parabéns !

5. Passei pra dar uma espiadinha e desejar um bom final de semana, bjocas, Cléo

6. Que passeio legal e divertido!
    A Ingrid sempre quis ver um esquilo, rsrs
    Bem que você falou lá no blog que você fazia o momento "Recordar é viver" kkk

7. Oie!
    Fiquei feliz de ver vc no concurso, e é claro que eu estou participando do seu sorteio(eu amei).

E se um dia se Deus quiser der certo de eu ir no Rio, irei cobrar o passeio no Jardim Botânico.

Irei amar passear por lá.
    Beijokasssssssssssss

✿Hanan Mustafa e as Florzinhas✿
    ✿ www.trakinandocommamae.blogspot.com ✿

8. Fotos maravilhosas da cidade maravilhosa.. delícia de passeio!
    Amiga, vc sabe aproveitar a vida :)

Beijocas!

9. Passeio cultural e divertido. Todos aproveitam.
    Bom fim de semana pra vcs.
    Bjs e apareça sempre, viu?

10. Nossa que lindo adorei..estamos querendo viajar fazer uma nova lua de mel..kk beijinhos e obrigado pela visita

11. Oi Chrisss!!
    Ahammm...post guardadinho né?!rs*
    Sabe que tenho uma amiga que teve poucos dias atrás no Rio para pegar visto e ela foi no Jardim Botânico.Vi as fotos e achei lindoooo!!
    Lá em Poa tem tb um Jardim Botânico.É bonito,mas não chega a beleza do de vcs aí do Rio..rs*
    Sejam bem vindas de volta ao lar!
    Beijoss e um bom finalzinho de sábado!

12. O rio de Janeiro que vc apresenta no post, é totalmente diferente do que ouço falar.
    Que lindo e imagino que o passeio foi fantástico.

13. Chris, adoro fazer essa programação jardim botânico, parque lage, e outros lugares assim. Sou mais dia que noite, nossa cidade oferece tantas coisas gostosas, né? Adorei o post.
    Beijos

14. Que máximo. O passeio deve de ser lindo. Quando fôr ao Brasil já tenho uma sugestão =P Gostei do teu blog. Visita-me em:

15. Que legal,Chris!

Chegamos juntas e esse tu passeio me fez lembrar do tempo que morei no Rio e visitava sempre...beijos,bom retorno!chica

16. CHRIS QUE LINDO POST, E ESPERO QUE TENHA CURTIDO MUITO AS FÉRIAS, VEM PARTICIPAR DO SORTEIO DE UM JOGO DE COZINHA PARECIDO COM AQUELE QUE VOCÊ VIU AQUI O LINK
    ÓTIMA SEMANA...

17. Q SORTE... VOCE VAI NO ROCK IN RIO! MEU DEUS CURTE POR MIM, OK! MAS PODE DEIXAR... VOU FALAR SOBRE ELAS NO KBiography...

18. É isso o que dá morar numa cidade maravilhosa !!! A pessoa acaba virando turista com todo o prazer para visitar esses locais tão bonitos. Parabéns, Chris ! Beijinhos e uma ótima semana pra vcs !

19. Sumida.........abandonou sua afilhada blogueira?? rsrsrs saudades,bom retorno!

20. Olha o Rio é mesmo uma cidade Ma-ra-vi-lho-sa!
    Obrigada pela visita no Inglês para crianças! Bjos nas duas GIRLS!

Michelle Passos
    criancasaprendemingles.blogspot.com

21. Que passeio bacana!! Sem dúvida vou ao Jd Botânico com a Manu!!

Obrigada pela dica!

Ana Cristina

22. Lindo o passeio e ver a amizade de você e da Fabíola continuar forte depois de tantos anos é reconfortante , bjsssssssss

23. Como é bom vê-las juntas e seus filhos amigos depois de tantos anos ......Vó Regi

24. KKKKKK Ana Luiza e Diogo pequeninos e agora uma mocinha e um rapazinho que legal , beijos da Penha .

25. Isso Christiana , as boas amizades se conquista e se mantem ,Tio Gelson .

26. Adorei !!!

Só você mesmo, para dar dicas tão boas e divertidas.

Bjs.
    Aninha

27. Chris, o Jardim Botânico do Rio é muito lindo e bem agradável. Gostei dessa ideia de ver a nossa cidade com os olhos de turista. Não tinha pensando em experimentar isso mas já estou até levando em consideração depois de ver o passeiod e vocês.

kisses

28. Chris,
    Morei 7 anos em Niterói e não conheci nem metade do que devia.
    Gostaria muito de tirar um tempinho para voltar e dar uma de turista também.
    Beijinhos
    Aline

29. LINDO REVIVER ESSES PASSEIOS COM AS MENINAS .......

30. VER A FOTINHA DA ANA LUIZA PEQUENININHA ME DEU ATÉ VONTADE DE CHORAR ,MUITA SAUDADE MESMO BEIJOS DA PENHA

31. Kita eu acho o máximo turistar na nossa própria cidade e o Jardim Botânico é pura tranqüilidade. Beijos

32. BOM RELEMBRAR OS PASSEIOS QUE FIZEMOS .... ANA PEQUENA E TÃO BOAZINHA ... TODAS AS FOTOS ESTÃO LINDAS !!! SAUDADES ....

33. O Rio é muito lindo. Tenho vontade se fazer um passeio assim...
    Conhecer essas maravilhas do Rio.