quinta-feira, 21 de julho de 2011

Brincadeira de Férias: Bambolê, Amarelinha, Elástico e Bola

Para divertir as crianças não precisa de nada muito caro nem de ideias mirabolantes. Com bambolês de R$ 9,90 a dúzia, cordas e bola da loja de R$ 1,99 e 4 metros de elástico comprado no armarinho por R$ 2,50 passamos a manhã brincando e nos divertindo.

A Sofia gosta tanto de bola que vale até bola da Argentina.

Com o bambolê, além de girar de diversas maneiras, a Sofia e as amigas ainda inventaram outras brincadeiras:

-  bambobol - futebol em que a bola é empurrada com os bambolês. Cada criança fica com dois bambolês, um em cada mão;
- basquetelê - uma modalidade de basquete no qual a cesta é o bambolê. Uma criança segura o bambolê para cima;
- argola humana - as crianças são os pinos e o bambolê a argola;
- pular bambolê - usar o bambolê com se fosse a corda.


Amarelinha. Com alguns pedaços de giz podemos riscar a amarelinha no chão. Usamos tampinhas de garrafa pet como pedrinhas. Elas gostam de variar as formas da amarelinha fazendo os desenhos com triângulos, círculos, etc... Dessa vez rolou uma amarelinha de bambolê.


Corda - pularam corda cantarolando várias canções. A preferida foi:
Qual é a letra do seu namorado?
A, B, C, D, E, F...
E a Sofia tinha que errar no Y.



Com a bola foram diversos jogos, além das modalidade com bambolê. Os preferidos foram:

- STOP. Uma pessoa joga a bola para o alto, as outras saem correndo, quando o jogador pega a bola grita stop, os demais param onde estão, quem está com a bola dá três passos e tenta queimar um participante. Se conseguir, quem foi queimado passa a ser o lançador.
- Elastiquete - prenderam o elástico em duas cadeiras e tinham que arremessar a bola dentro do elástico.

Pularam elástico e no final da sequência inventavam uma forma de passar pelo elástico. O pulo inventado que fez mais sucesso foi o pulo estrela. E eu não lembrei, de jeito nenhum, a música que se cantava para pular elástico.



E mesmo quando a fome ,bateu elas não queriam parar. O jeito foi almoçar no play para a brincadeira continuar.


Toda essa brincadeira fica bem divertida acompanhada do CD XSPB 7. E eu estou até agora cantarolando Amarelinha. Gente, essa música não sai da cabeça.



Outras brincadeiras de férias: 

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

34 comentários:

  1. Amarelinha de bambolê - adorei a ideia. Não temos em casa, mas só de ver a diversão por aí, providenciarei por aqui! Beijo

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Chris!

    Eu rodei muito babolê quando era menina, ainda tenho alguns guardados na casa dos meus pais.

    Beijocas e um ótimo fim de semana para vocês :)

    ResponderExcluir
  3. Quero voltar a ser criança!!!
    Ai que coisa boa, é brincar!!!
    Me bateu um saudosismo agora vendo as fotos das brincadeiras.

    ResponderExcluir
  4. Amei o post! As brincadeiras inventadas foram lindas e muito divertidas (com certeza)
    Também quero voltar a ser criança!
    Ser criança e poder brincar é muito bom

    ResponderExcluir
  5. Oie Crhis...
    Que delícia, cheguei a lembrar da minha infância, adorava bambolê, elástico e amarelinha normal e a caracol! Adorei!!!

    Beijos e boas férias à vocês!!!

    beijos e se quiser conhecer nosso cantinho, vou amar!!

    http://www.meupequenoanjinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Chris..
    Posso falar??
    Deixa eu e Pinguinho passarmos as férias com vcs???
    Vc é minha inspiração de coisas divertidas!!!
    Amei tudo!!
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  7. Ai Chris, que demais! Brincadeiras à moda antiga!! Eu AMAVA pular elástico e corda, eram as minhas brincadeiras preferidas!
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Ah, que delícia!! Voltei lá nas minhas férias de criança...

    ResponderExcluir
  9. nossa Chris, ameeeeeeeeeey o post!

    como brinquei disso tudo que vc descreveu, mas na minha época o Stop eu chamava de Alerta!!!

    minha irmã tem vários bambolês e até hj brinco, aliás, brinquei muito grávida do gui hahahhahaha

    elásticoooooooooooooooo, amoooooooooooooooooooooooooooooooo hahahahah

    vou me esbaldar com o Gui... deixa só ele crescer mais um pouco.

    esse post foi um recordar é viver e fiquei muito feliz em lembrar de tanta coisa boa, beijão querida

    ResponderExcluir
  10. Olá Chris querida, estas férias serao inesquecíveis. Ótimas bricadeiras, com certeza suas filhas terao lindas recordaçoes de infância.
    Gostaria de fazer um convite: sábado lá no meu blog será po lançamento do meu 1° Guia de Viagens editado aqui na Alemanha e adoraria que prestigia-se.
    Beijos e um ótimo final de semana com muitas brincadeiras para vcs.

    ResponderExcluir
  11. Chris
    Você tem toda a razão. Para fazer uma criança feliz, não precisa muito. O que é mais preciso é amor... para transformar coisas simples em momentos especiais, exatamente como vc fez. Obg pelas dicas... Beijinhos e um ótimo finde

    ResponderExcluir
  12. Chris!!!! Adorei as variações com os bambolês!!! E quando era meninas, passada hhoooorrraaasss brincando de elastico!!! Amava!!! Vc me deu uma idéia maravilhosa: vou brincar com as meninas!!!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Sabe Chris, queria pedir um favorzinho!! Se puder, espalhe o máximo possível sobre o Aniversário do blog REHKG! Agradeço, rehkg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. ameiii amei amei que saudades dos meus tempos de criançaaa.. bjocas

    ResponderExcluir
  15. Oi Chris....Nossa lendo seu post lembrei de quando tinha a idade de suas meninas, que delícia que era essas brincadeiras todas, e naquele tempo ainda podíamos brincar na rua sem preocupação. Nem víamos o dia passar, tinha dia que a mãe tinha que vir chamar pra almoçar ou pra tomar banhi, pois se não passávamos o dia e a noite na rua...kkk.

    Ótima idéia de apresentar essas brincadeiras tão simples, mas tão legal para as meninas e os amiguinhos delas. Foi pura diversão hein.

    Bjs.
    Selma

    ResponderExcluir
  16. Eu amava pular elástico!!!
    Não é preciso mesmo gastar muito pra se divertir!
    Amei as fotos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Chris,
    todas essas brincadeiras me lembraram da infancia! ô coisa boa!

    * Conversei com minha GO em relação á viagem, hj está tudo bem, mas como ela disse, vai me examinar um dia antes do embarque, estando tudo bem, viajaremos sim com a autorização da médica.

    Bjinmhos e bom findi
    Ana

    ResponderExcluir
  18. que delicia, lembrei da minha infância. também to tentando lembrar a musica do pula elástico agora....
    bejoca

    ResponderExcluir
  19. Q delícia!! Lembrei agora da minha infância, brincava mto com tudo isso.
    Bons tempos aqueles... rs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  20. Ótimas ideias, Chris.
    A Clara ainda não sabe brincar de amarelinha, mas já tenta e se diverte com crianças maiores assim mesmo.
    Bambolê sei que ela brinca na escola, mas ainda não tinha tido essa ideia de comprar, até porque por aqui eu não achei.
    Já bolas a pequena gosta tanto, que tem de vários tamanhos e modelos. É diversão na certa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Chris, que delicia estas brincadeiras, uma excelente idéia para divertir muito as crianças nas férias, basta chamar alguns amiguinhos e tudo fica melhor ainda não é?
    Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  22. dá uma visitadinha e segue lá meu novo blog de biografias todo mundo que ver este comentário kbiography.blogspot.com! ate +!

    ResponderExcluir
  23. Amiga querida, hoje o ProjetandoPessoas comemora 11 meses de existência! E de hoje até 24/08, quando o Blog completa 1 ano de vida, preparei uma sequência de surpresas para o Blog, homenageando grandes amigos de jornada! Espero que você aprecie a minha forma de celebrar essa conquista e me passe seu feedback sincero a medida que meu plano de 30 dias de festa avance! Serão dias diferentes de postagens até aqui! Mas tenha certeza de que está sendo preparado com muito carinho para todos! Aguardo seus comentários, críticas construtivas ou sugestões, ok?
    Com muita admiração e respeito por cada um de voces! bjs e abraços Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//
    @ProjetaPessoas
    Projetandopessoas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Oie!

    A quanto tempo né *rs??

    Que maravilha é esses brincadeiras
    eu amo brincar de bambolê, mas nunca tinha pensado em fazer uma amarelinha... Ótima ideia.
    Beijokasssssssssssssssssss


    ✿Hanan Mustafa e as Florzinhas✿
    ✿ www.trakinandocommamae.blogspot.com ✿

    ResponderExcluir
  25. OI QUERIDA TEM UM SORTEIO ESPECIAL LÁ NO BLOG . TE ESPERO TÁ? BEIJOCAS...

    ResponderExcluir
  26. Cris, brincar de bambolê para mim é cheiro de infância! Que gostosura!

    Beijos,
    Elaine Cunha

    ResponderExcluir
  27. Chirs! Tb queremos passar férias com vcs!!!!! Coisa boUUUa!!!!

    ResponderExcluir
  28. Oi Chris, você e suas idéias maravilhosas pra animar a criançada!

    Amiga, você já sabe da promoção da ninho Solei, onde vão transformar as fotos em figurinhas? Se ainda não sabe corre lá, sua filha irá adorar, esse é o link do meu álbum, mas a partir dele vc pode fazer o seu: http://apps.facebook.com/albumfigurinhas/

    mil bjocas, donamaricotafeliz

    ResponderExcluir
  29. Chris, que demais, eu tinha esquecido do bambolê! Eu adoraaava! E pular corda e elástico também... Bento ainda não tem toooda essa habilidade (rs), mas quem sabe quando crescer mais um pouco!!
    Ah, adorei suas dicas de brincadeira viu! O boliche de garrafas pet eu vi no Mr. Maker (Bento AMA), muito legal também.
    bjao!

    ResponderExcluir
  30. Amei as dicas de brincadeiras!

    Não vejo a hora da Yasmin crescer para poder brincar também!!!!


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Brincadeira de criança é mto bom!!!
    Eu gostava mto de esconde esconde, pega e cola...entre outras!!
    Quando meu pimpolho crescer irei voltar a ser criança!!!

    Bjsss
    Gleysa
    http://demamaeursa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Acho todas essas brincadeiras uma delícia!!! Mas minha filhota ainda é muito pequena para brincar delas... As crianças de hj em dia não sabem o que é bom de verdade! Mas nós, mamães, podemos fazê-los conhecer esse mundo mágico de brincadeiras infantis. bjs Camila Vaz

    http://mundodepalavras.wordpress.com

    ResponderExcluir
  33. Quanta ideia divertida!dá para todos entrarem na diversao!bj*

    ResponderExcluir
  34. Q brincadeiras maravilhosas!!
    Como é bom recordar!!!
    Amei a amarelinha de bambolê, bjss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo